<$BlogRSDURL$>

domingo, outubro 30, 2005

Rafe Fiennes 

Photo


British actress Rachel Weisz, left, and actor Ralph Fiennes arrive at premiere of their latest film 'The Constant Gardener' at the Odeon Cinema in London's Leicester Square, Wednesday, Oct, 19, 2005. London's Leicester Square was getting a dose of Hollywood glamour Wednesday with the opening of the 49th annual London Film Festival. (AP Photo/Sergio Dionisio)

Na Pública deste domingo é possível aprender que Ralph Fiennes, que protagoniza o inspirado e pertinente Fiel Jardineiro, de Fernando Meirelles, tem um nome que se pronuncia Rafe, apesar de se escrever Ralph. Sempre a aprender.

carro que voou para outro lado 

Automóvel voador de Harry Potter roubado de estúdios ingleses
O automóvel Ford Anglia utilizado num dos filmes da saga Harry Potter, um carro voador no qual o jovem mágico segue até à escola, foi roubado dos estúdios de St.Agnes, no Sudeste de Inglaterra, anunciou esta sexta-feira a polícia.
O venerável veículo azul, que estava em mau estado, desapareceu entre o meio-dia de quarta-feira e o meio-dia de quinta-feira, precisou um porta-voz da polícia da Cornualha.
«Pensamos que o automóvel não pode ser conduzido e suspeitamos que ele tenha sido içado e levado», disse o responsável sobre o veículo, que apesar de estar num estúdio era visível a partir do exterior. O velhinho Ford Anglia, um modelo de 1963, aparece no filme «Harry Potter e a Câmara dos Segredos» e na história é utilizado como avião por Harry Potter e o seu amigo Ron Weasley para chegarem à escola de feiticeiros de Hogwarts. A estreia mundial do quarto filme das aventuras de Harry Potter 4 («Harry Potter e o cálice de fogo») está marcada para o próximo mês de Novembro. in Lusa

Harry 



O actor britânico Daniel Radcliffe, que dá vida a Harry Potter, posa junto aos seus companheiros do filme Emma Watson - Hermione - e Rupert Grint - Ron - em Londres (Reino Unido). Juntos fizeram promoção no último filme do jovem mago, "Harry Potter e o Cálice de Fogo", a quarta aventura no cinema.

sexta-feira, outubro 28, 2005

Aparências que iludem 



The Constant Gardner - O Fiel Jardineiro. Um filme intenso, tocante e muito pertinente e actual. Mais uma realização brilhante de Fernando Meirelles - cheia de pormenores do realizador. Rachel Weisz aparece, finalmente, num papel à sua dimensão de actriz versátil e carismática - como já tinha deixado transparecer em filmes de carácter diferente. Ralph Fiennes volta a aparecer num filme com deserto - depois do Paciente Inglês - e faz mais um excelente interpretação.

Paulo Branco homenageado 


O TAIPÉ GOLDEN HORSE FILM FESTIVAL, o mais importante festival do extremo-oriente, uma referência na apresentação dos melhores filmes asiáticos e internacionais, que decorre entre 4 e 17 de Novembro, vai homenagear o produtor Paulo Branco.
O festival vai exibir nove filmes produzidos por Paulo Branco, realizados por alguns dos mais importantes cineastas europeus, e a 13 de Novembro, o produtor português dará uma Master Class.
O festival exibirá A CATIVA, de Chantal Akerman, realizadora que é este ano também homenageada pelo festival, GENEALOGIAS DE UM CRIME, de Raoul Ruiz, OS TEMPOS QUE MUDAM, de André Téchine, ORLANDO VARGAS, de Juan Pittaluga, SEVEN INVISIBLE MEN, de Sharunas Bartas, LE COEUR FANTÔME, de Philippe Garrel, CASA DE LAVA, de Pedro Costa, VOU PARA CASA, de Manoel de Oliveira, e ainda ALICE, a primeira obra de Marco Martins, que está actualmente em exibição em Portugal, tendo já ultrapassado os 20 mil espectadores.

O FESTIVAL DE CINEMA DE SEVILHA, que decorre de 4 a 12 de Novembro, vai exibir também cinco filmes produzidos por Paulo Branco, entre os quais O FATALISTA, em competição, a última longa-metragem de João Botelho, já apresentado em Veneza e Toronto e considerado pela Variety como "um filme audaz e apelativo.
Na mostra "Focus: França, século XXI", uma selecção do Festival de Sevilha em que serão mostrados os melhores filmes do cinema francês contemporâneo, três dos seis filmes que serão exibidos são produzidos por Paulo Branco: ALEX, a primeira longa-metragem de José Alcalá, estreado esta semana em França com o aplauso da crítica, ILLUMINATION - ILUMINAÇÃO, de Pascale Breton, e ainda o último êxito de André Téchiné, OS TEMPOS QUE MUDAM, que volta a juntar um dos melhores pares do cinema francês Catherine Deneuve e Gérard Depardieu.
AMANHÃ MUDAMOS DE CASA, da realizadora Chantal Akerman, vai também ser apresentado em Sevilha numa mostra intitulada "Colección Arte", uma selecção de filmes, documentários e telefilmes cuja produção foi participada pelo canal franco-alemão ARTE.
in Press da Atalanta Filmes

Oscares 

58 candidaturas ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro
Um número recorde de 58 países estão na corrida para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. Encerradas as candidaturas, a Academia de Hollywood revelou que há três países que se apresentam pela primeira vez Iraque, Ilhas Fiji e Costa Rica. Noite Escura, de João Canijo, é o candidato português.

O Iraque inscreveu Requiem of Snow, do realizador curdo Jamil Rostami, um drama sobre o problema da seca; Fiji apresenta The Land Has Eyes, de Vilsoni Hereniko, que tem como protagonista um marginal numa sociedade muito tradicional; e a Costa Rica concorre com Caribe, de Esteban Ramirez, sobre a ameaça de uma exploração petrolífera num paraíso tropical.
Entre os concorrentes encontra-se o filme que venceu o último Festival de Cannes L'Enfant, da dupla belga Jean-Pierre e Luc Dardenne. O filme conta a história de um jovem delinquente que, confrontado com a paternidade, começa a reconsiderar o seu modo de vida. A França apresenta Joyeux Noël, de Christian Carion, um drama passado na I Guerra Mundial. A escolha causou imensa polémica, pois toda a gente esperava que o escolhido fosseo documentário A Marcha dos Pinguins que, depois de triunfar "em casa", se transformou também no filme francês com maior sucesso nos EUA.

Os filmes são de todos os continentes, mas apenas um vem de África Tsotoi, do realizador Gavin Hood, é o representante da África so Sul. Israel e a Palestina também estão na corrida este ano.
A Academia irá agora escolher os cinco nomeados ao Óscar da categoria, que serão revelados a 31 de Janeiro de 2006. Os Óscares serão atribuídos a 5 de Março, em Hollywood. No ano passado, o vencedor foi o filme espanhol Mar Adentro, de Alejandro Amenábar, com Javier Bardem.

in DN

A Ver 



No momento em que estreia nas salas de cinema a tentativa de filme português o “Crime do Padre Amaro” - muito mau mesmo -, a RTP 1 exibe HOJE, dia 28, às 23h15 a obra homónima do realizador mexicano Carlos Carrera datada de 2002 e nomeada para o Óscar de melhor filme estrangeiro. O filme transporta para a actualidade a célebre obra de Eça de Queiroz que escandalizou a sociedade Portuguesa no final do Século XIX.

Sinopse (RTP): No México actual, um jovem Padre recém ordenado chega à pequena localidade de Los Reyes. Já instalado na paróquia do Padre Benito, o Padre Amaro conhece a bela Amélia, uma jovem devota de apenas dezasseis anos. Entretanto, o jovem sacerdote começa a aperceber-se das ligações perigosas entre a Igreja local e os narcotraficantes liderados por Chato Aguilar. No meio de tudo isto, um outro sacerdote, o Padre Natálio, é acusado de incentivar a guerrilha. Quando o Padre Benito sofre um ataque cardíaco e a sua relação com Amélia ganha contornos indesejáveis e que não se coadunam com a sua condição de Padre. Mas aconteça o que acontecer Amaro nunca permitirá que se coloque em causa a sua carreira de sacerdote.
Este filme adaptado da obra homónima de Eça de Queiroz (publicada em 1875) conheceu várias polémicas, nomeadamente no México, e conseguiu captar (adaptando a uma outra região e a outros tempos e negócios) grande parte da crítica social que se inscreve no romance.
Estreou em Portugal a 15 de Novembro de 2002.
Para além de muitos outros prémios o filme foi nomeado para o Óscar do melhor Filme Estrangeiro.

O CRIME DO PADRE AMARO (El Crimen del padre Amaro)
Realizador: Carlos Carrera
Actores: Gael García Bernal, Ana Claudia Talancón, Sancho Garcia, etc
País de Origem: México/Espanha/Argentina
Duração: 120 minutos
Ano: 2002


www.elcrimendelpadreamaro.com


breves 

Publico.pt

28-10-2005 - Roman Twist por Oliver Polanski

28-10-2005 - António Banderas está a ficar velho para mascaradas

28-10-2005 - Final feliz para a segunda curta- -metragem de Regina Pessoa

28-10-2005 - Cinanima vai homenagear Abi Feijó

25-10-2005 - Francisco Manso filma em Cabo Verde

25-10-2005 - Sou um apaixonado por Cabo Verde e pelo Brasil

21-10-2005 - Jodie Foster: mãe nas alturas

21-10-2005 - "Massacre no Texas": o melhor filme de terror

21-10-2005 - Benigni, pequeno grande homem da manipulação

21-10-2005 - Olhar sobre os guetos de Nova Iorque no último dia

quinta-feira, outubro 27, 2005

número 

ALICE mais de 20 mil espectadores em apenas 3 semanas
Ao fim das primeiras três semanas de exibição, e em apenas oito cinemas, ALICE foi já visto por mais de vinte mil espectadores - 20.526 - e está a constituir um notável êxito de crítica e público.
Para mais informações consulte: www.madragoafilmes.pt/alice

pior dos piores 

O pior filme do ano para o MagaCINE: O Crime do Padre Amaro

Classificação: 1/5 [isto para ser amigo, porque é difícil considerar o que vi ontem um filme... é uma espécie de tentativa falhada de filme televisivo...]

In Her Shoes 




In Her Shoes.
Um filme tocante, com uma história intensa e que vai para além das simples comédias norte-americanas que, muitas vezes, inundam os grandes ecrãs. Aqui lidamos com comédia e drama. Uma mistura de ingredientes certos e actores indicados que acaba por ter um final um pouco lamechas. Não faz mal, é filme à moda de Hollywood, nesse aspecto. Curtis Hanson volta aos bons filmes, depois de Wonder Boys e L.A. Confidential.
Vamos então ao cerne da questão (da história). O amor de duas irmãs é tão estranho quanto intenso. Podem muito bem magoar-se como amar-se profundamente. Podem ser completamente distintas e, no entanto, ter tanto em comum, tanto união que parece muitas vezes camuflada. Assim é a rebelde Maggie e a introspectiva e moderada Rose. Cameron Diaz e Toni Collette, respectivamente, resultam perfeitamente nas duas personagens opostas e irmãs. Num filme as personagens mantém-se, na maior parte das vezes, fiéis à sua natureza desde o inicio. Aqui existe uma certa mutação das duas personagens principais, e é a partir daí que a história ganha maior interesse, maior intensidade e força.


In Her Shoes, o nome em inglês... a tradução para português é: Na Sua Pele.
Perde-se uma clara analogia com o amor pelos sapatos da personagem Rose!

Jennifer Weiner (novel)
Susannah Grant (screenplay)



Sinopse: Na Sua Pele
Realizado pelo vencedor do Óscar da Academia Curtis Hanson (“8 Mile”, “Wonder Boys”, “L.A.Confidentcial”) com argumento de Susannah Grant (“Erin Brockovich”) baseado no best-seller de Jennifer Weiner, este é um filme que vai alternando a comédia com o drama e conta a história de duas irmãs sem nada em comum a não ser o DNA e o mesmo número de calçado.
Uma das irmãs, Maggie, é uma jovem irresponsável, volúvel, mas linda de morrer e a outra, Rose, uma ajuizada mulher de sucesso, a trabalhar como advogada numa importante firma de Philadelphia.
Depois de uma desavença entre elas, as duas irmãs percorrem uma jornada tortuosa até se entenderem e chegarem à conclusão, que apesar de serem muito diferentes, sempre sentiram admiração uma pela outra – ajudadas pela descoberta de uma avó materna que elas pensavam que tinha morrido.

De: Curtis Hanson
Com: Cameron Diaz, Toni Collette, Anson Mount, Richard Burgi
Site Oficial: In Her Shoes
Género: Comédia/Drama
Distribuição: Castello Lopes
EUA, 2005
113 min


segunda-feira, outubro 24, 2005

Memórias de Raquel Welch 


Foto do filme: «ONE MILLION YEARS B.C.» (QUANDO O MUNDO NASCEU)
[Adenda de dia 30 de Outubro - 3h]
Engraçado como a RTP1 passou esta noite este filme, quando já o tinha passada ainda há umas semanas. De qualquer forma dá uma perspectiva engraçada de como ela o mundo dos homens há muitos anos atrás. Se bem que as meninas são todas muito perfeitas... Curioso ver mulheres tão bonitos na altura que são agora tão bem mais velhas.
Sinopse do filme: Um épico cheio de acção com Raquel Welch e John Richardson
Nos tempos pré-históricos, um jovem chamado Tumak é banido da sua tribo pelo pai e pelos seus guerreiros. Mais tarde encontra refúgio numa simpática tribo que habita junto ao mar e apaixona-se por Loana uma bela rapariga. Quando Tumak é novamente banido desta tribo, Loana foge com ele e o casal vai ter de enfrentar os terríveis perigos deste mundo pré-histórico a fim de voltar para o seu povo e tomar a liderança...









Raquel Welch Photo








Mais fotos de Raquel Welch



Raquel Welch was born in Chicago, Illinois in September 5, 1940. Her occupation is actress. She was born under name Jo Raquel Tejada. Her zodiac sign is Virgo. Lately, Raquel Welch was on the set of "Forget About It" (2005) where she played Christine DeLee. Her spouse is Richard Palmer , Andre Weinfeld , Patrick Curtis , James Welch. Her children are Tahnee Welch, Damon Welch. On Abe's Raquel Welch you may find some more facts about Raquel Welch.
Ficha do IMDb
-------------------

Esta jovem não é a Raquel Welch, tenta imitar a actriz num dos seus filmes mais míticos.


domingo, outubro 23, 2005

DocLisboa 




Prémio DocLisboa para «Before the Flood» e «Alimentation Générale»
«Before the Flood», de Yan Yu e Li Yifan (China), e «Alimentation Générale«, de Chantal Briet (França), ganharam ex-aequo o Grande Prémio DocLisboa Odisseia, revelou a organização do certame.
O prémio tem o valor de 5.000 euros e foi atribuído pelo júri Internacional à Melhor Longa-Metragem Documental. O mesmo júri - composto por Tue Steen Müller (Dinamarca), Ross McElwee (EUA), Teresa Villaverde e Augusto Seabra (Portugal) e Anna Glogowski (França/Brasil) - elegeu também «Samagon» dos alemães Eugen Schlegel e Sebastian Heinzel, como vencedor do galardão DocLisboa Jameson, que distingue a Melhor Curta Documental com 3.000 euros. O documentário «Before the Flood» recebeu também o prémio DocLisboa Adobe para a Melhor Primeira Obra Documental, no valor de 3.000 euros, por decisão do júri da Competição Nacional e das Primeiras Obras.

Este júri, que incluía Cristina Piccino (Itália), Kristina Schulgin (Finlândia), Miguel Gonçalves Mendes (Portugal), atribuiu ainda uma menção especial a «Samagon» e premiou «Falta-me», de Cláudia Varejão, com uma Menção Especial 1ª obra. Coube também ao júri da Competição Nacional e das Primeiras Obras escolher os vencedores do DocLisboa Tóbis e do DocLisboa Atalanta Filmes para o Melhor Documentário Português. O DocLisboa Tóbis para o Melhor Documentário Português, no valor de 4.500 euros em edição vídeo, foi para «Gosto de Ti Como És», de Sílvia Firmino, e o DocLisboa Atalanta Filmes para o Melhor Documentário Português, cujo prémio é a distribuição da película nas salas de cinema, coube a «Natureza Morta» de Susana de Sousa Dias. «Gosto de Ti Como És» granjeou também a Sílvia Firmino o galardão DocLisboa IPJ para o Melhor Filme Português, no valor de 1.500 euros e atribuído pelo júri Escolas, composto por Ana Rita Sousa, Sérgio Camões e Wu Yan Li.
Por seu lado, o júri Investigações - que integrava Helena Torres e Joaquim Vieira (Portugal) e Ike Bertels (Holanda) - seleccionou «Massaker», uma co-produção da Alemanha, França, Suíça e Líbano, como vencedora do DocLisboa Grande Reportagem para o Melhor Documentário de Investigação.

A película, assinada por Monika Borgmann, Lokman Slim e Hermann Theissen, arrecadou 2.500 euros com o prémio. Os mesmos jurados atribuíram uma Menção Especial a «Occupation: Dreamland», realizado pelos norte-americanos Garrett Scott e Ian Olds. Quanto ao DocLisboa IPJ para a Melhor Longa-Metragem Documental em Competição Internacional, de 1.500 euros, coube a «By the Ways (A Journey with William Eggleston)», um trabalho chegado de França pela mão de Vincent Gérard e Cédric Laty.
Este galardão foi atribuído pelo júri Universidades, composto por André Moura Guedes (IADE), Rita Macedo (Universidade Lusófona), Cláudio Rocha (ETIC), Márcia Neto (Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes), Joana Pimenta (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa). O festival DocLisboa 2005, dotado com um investimento de 258 mil euros, tinha por tema principal «Histórias da Europa: Nacionalismos, Identidades e Fronteiras» e apresentou 90 filmes, dos quais 15 portugueses.
in Lusa

Fim-de-semana de filmes 


Serenity MovieSerenity
Uma boa surpresa. Vi a noite passada o filme, numa belíssima sessão da meia-noite - à qual não ia há já uns anos -, e fiquei maravilhado com o mundo criado. Compreendo perfeitamente o paralelo feito nos EUA em relação ao Star Wars, mas não lhe reconheço, nem de perto, nem de longe, o mesmo mérito. Apesar de eles terem usado os mesmo ingredientes gerais. É uma história bem conseguida e que prende. Apetece ver sob a forma de saga, tem força suficiente para continuar. As minhas suspeitas iniciais, relativamente ao Serenity, não se confirmaram. Não se trata de um filme televisivo. O aspecto mais identificável com a televisão é, sem dúvida, o facto dos actores - excepto um deles - serem perfeitos desconhecidos, e o facto de serem actores demasiado "bonitinhos". Mas a boa história consegue fazer esquecer isso. Perfeita é a actriz que faz de River (Summer Glau). Encaixa perfeitamente numa personagem tão central e misteriosa! Uma autêntica descoberta. Engraçado rever o actor David Krumholtz, agora um pouco mais velho.


Summer Glau


Ficha do IMDb de Serenity
Plot Outline: Captain Malcom Reynolds finds himself running from a skilled Alliance operative who wants River Tam, and who will stop at nothing to get her; meanwhile, River's capabilities become more clear to the crew of Serenity.
(more) (view trailer)

Relativamente à sessão da meia-noite, só tenho a dizer bem. Ir ao cinema é uma experiência que é boa a qualquer hora, e quando digo isto, quero mesmo dizer: a qualquer hora.

------------------

ESTA NOITE: A RTP1 teve o bom gosto de passar o grande filme sobre a adolescência, Ghost World, o filme que revelou a sério Scarlett Johansson, e nos fez redescobrir Thora Birch. É uma história fabulosa e inesquecível.




sábado, outubro 22, 2005

Les Poupées Russes 


Amor europeu e moderno
As Bonecas Russas. Há três anos conhecemos Xavier, em Residência Espanhola. Cinco anos depois acompanhamos a sua vida cosmopolita, profissional e amorosa, na entrada na idade adulta. Cédric Klapisch traz-nos uma história de amor diferente e intensa, sem clichés, e onde os ares de Paris, Londres e São Petersburgo vão inspirando Xavier e o espectador.
Classificação: 3,5/5


João Tomé - in Destak (versão completa e aumentada)

Os filmes europeus estão cada vez mais apetecíveis. A relação entre qualidade, inovação na realização e proximidade com a maioria dos espectadores atinge níveis muito satisfatórios, apesar de se verificar, nos últimos tempos, uma descida geral do número de espectadores nas salas – talvez motivado pela crise económica.
Cédric Klapisch traz-nos novamente uma história de amor, original, a um ritmo acelerado, sem clichés e europeia. A sequela do promissor, irreverente, actual e muito… europeu, Residência Espanhola contém os mesmos ingredientes que o filme anterior. Apesar de entrarmos agora numa fase mais madura e de problemas diferentes na vida do personagem central no filme, Xavier (interpretado por um actor promissor: Romain Duris), percebemos, claramente, que a experiência de Erasmus intensa que ele teve no primeiro filme mudou-lhe a vida.
Depois do ano frenético que o francês Xavier viveu em Barcelona (onde tentou estudar e divertir-se) e em que conheceu uma britânica fascinante, Wendy (Kelly Reilly), um italiano ‘amalucado’ (Frederico d’Anna), entre outros: espanhóis, alemães, holandeses; Agora Xavier vive em Paris, onde conseguiu tornar-se escritor, embora não tal e qual como desejava – escreve novelas.




A sua ex-namorada Martine (Audrey Tautou) é apenas uma amiga, agora mãe solteira, e, ele, vive na busca difícil da mulher perfeita, saltando de relação em relação, sem nada que o prenda verdadeiramente. Sente-se um pouco perdido na nova realidade de jovem independente. Com espírito de aventura assistimos ao seu relacionamento incerto com a ex-namorada, os relacionamentos fortuitos em França que não dão em nada.
Mas uma proposta para trabalhar com argumentistas ingleses vai juntá-lo, em Londres, com a amiga inglesa do Erasmus de Barcelona, Wendy – com uma cara tão bonita, mas com pernas algo tortas, como o realizador faz questão de frisar com a filmagem. A partir daí volta a sentir prazer na sua escrita e acaba, sem querer, por se apaixonar pela amiga que tentava acabar uma relação tempestuosa com o ex-namorado. Ao mesmo tempo que escreve o argumento da novela em Londres, vem de vez em quando a Paris para escrever uma biografia sobre uma modelo de 24 anos. Como se torna seu confidente, acaba por se envolver pela mulher perfeita (fisicamente) – um dia antes de se envolver com Wendy.


Uma viagem a S. Petersburgo para assistir ao casamento do irmão de Wendy, William, também seu amigo da experiência Erasmus vai ensinar-lhe que os sonhos de namorar uma mulher deslumbrante não fazem de uma mulher fisicamente perfeita, a mulher perfeita para si. E daí vem o termo que dá o nome ao filme: ele procura a última boneca russam naquela sucessão de bonecas russas que existem, aquela que é a perfeita e última para ele. Será que vai encontrar? Nem ele nem nós sabemos…
Destaque ainda para as constantes alusões à imaginação fértil de Xavier e à temática das relações lésbicas, representadas pela amiga de Xavier, Isabelle Wauquaire.

(ver trailer)

De: Cédric Klapisch
Com: Romain Duris, Audrey Tautou, Cécile De France, Kelly Reilly,,Kevin Bishop, Evguenya Obraztsova, Lucy Gordon

Género: Comédia/Romance
Distribuição: Atalanta Filmes
França/Reino Unido, 2005
125 minutos

www.marsdistribution.com/site/poupeesrusses




eurocinema 

Eurocinema lançado este sábado nos EUA
Um novo canal de televisão norte-americano – o Eurocinema – é lançado este sábado nos EUA. O canal vai dedicar-se exclusivamente à exibição de filmes europeus e internacionais galardoados.


The Longest Yard 


Os Quebra-Ossos
Chris Rock, numa entrevista recente ao programa de Jay Leno, disse sobre este filme: «comédia com Chris Rock e Adam Sandler vale o preço de dois bilhetes.»

A verdade é que ambos os actores, agora dos comediantes mais bem pagos em Hollywood, contracenaram várias anos no programa norte-americano Saturday Night Live e trouxeram mesmo, para este filme, outros amigos desses tempos - até como figurantes. Este é um remake do clássico de 1974, uma comédia dramática sobre um ex-jogador profissional de futebol americano que tenta fazer o melhor apesar de estar envolvido em vários problemas. Quando o ex-jogador Paul Crewe (Adam Sandler) é mandado para a prisão – depois de ter fugido da polícia, completamente bêbado, com o carro da namorada (Courtney Cox) - o director obriga-o a transformar um grupo de reclusos numa equipa de futebol.
Improváveis colegas de equipa, os prisioneiros unem-se quando descobrem contra quem vão jogar: os guardas. Com a ajuda dos companheiros de reclusão, Nate Scarborough (Burt Reynolds) e Caretaker (Chris Rock), Crewe promete aos condenados uma hipótese de vingança num confronto de verdadeiros «quebra-ossos» onde vale tudo. Mas apesar de se tratar de uma comédia também há lugar para o drama… apesar de ser desvalorizada pelo realizador, o que é pena.

De: Peter Segal
Com: Adam Sandler, Chris Rock, Burt Reynolds, Michael Irvin
Género: Comédia/Drama
Distribuidora: Columbia TriStar Warner
Origem: EUA, 2005
113 minutos
www.longestyard.com




A namorada rica e irritante: Courtney Cox. Está com bom aspecto, apesar de já não ser nova. Engraçado como ainda há algum tempo parecia mais velha. Já foi uma das mulheres pela qual tive maior encanto. Não me esqueço da beleza e magia dela em Cocoon.

sexta-feira, outubro 21, 2005

gostar de cinema 

Analisemos as palavras d"o" "crítico de cinema" sobre o filme As Bonecas Russas:

"Cédric Klapish reincide na fórmula e constrói uma lamentável sequela: aquilo que era apenas uma pateta comédia de situações caricatas, dá agora lugar a um pretensioso exercício de pseudo-desconstrucionismo aproveitando as personagens e os actores do filme original para os jogar numa variação sem tom nem som, com uma falsa profundidade que lhes vem da exposição dos sentimentos e de uma estrutura arrevezada de flashbacks."
Mário Jorge Torres, in Y - 21/10/2005

Caro Mário Jorge Torres, esta destruição a este filme - mais uma - revela aquilo que parece ser um ódio ao cinema que por vezes é chocante, apesar de também ser divertido em certas situações. Que não se goste do filme As Bonecas Russas, se ache a sequela dispensável, parece-me totalmente sensato, mas destruir um filme destes desta forma não lher reconhecendo um qualquer mérito ou que possa agradar a quem quer que seja assusta. Leio muito as críticas do New York Times que, embora sejam típicas de um jornal conservador e de referência são sempre interessantes e pertinentes, deixando mostras de que quem escreve gosta de cinema, e também sabe respeitar nas críticas os criticados. Gostar de cinema não é gostar de tudo, mas também não é não gostar de nada. Relativamente ao Mário Jorge Torres, em particular, é uma pessoa que gosto bastante, visto ser dos críticos mais participativos e engraçados nos visionamentos. Isso não me impede de criticar as suas críticas, esperando que ele goste mais de cinema, ou o cinema goste mais dele...

Estreias 

Anthony Zimmer
Génio do crime da alta finança, Anthony Zimmer é procurado pela polícia a nível mundial. Ninguém conhece a sua cara, mas, na corrida para a sua captura, Akerman (Sami Frey), um polícia fora do comum, tem uma clara vantagem – ele sabe que Zimmer arriscará tudo para ver Chiara (Sophie Marceau) uma última vez. Precisamente na altura em que a jovem se vai encontrar com o intocável criminoso, recebe deste uma nota manuscrita.
De modo a despistar os que o perseguem Zimmer pede a Chiara para se aproximar de um qualquer desconhecido e fingir que ele é a pessoa que todos procuram. Entre a manipulação e o "faz-de-conta" eles irão descobrir que, contrariamente às aparências, não passam de peças num estranho jogo de xadrez...

De: Jérôme Salle
Com: Yvan Attal, Sophie Marceau
Género: Drama
Origem: França, 2005
90 minutos

___________

Sete Espadas
No final do século XVII, os Manchu tomam conta da soberania da China e estabelecem a dinastia Ching. No meio de inúmeras revoltas, o recém-formado governo imediatamente impõe a proibição do estudo e prática das artes marciais; numa tentativa de ganhar controlo e ordem imediatas. Numa busca pelos melhores combatentes um grupo de sete guerrilheiros dão início à sua viagem heróica. Representando o heroísmo e a bondade no seu melhor, eles acabam por ficar conhecidos como os Sete Espadas.
Para garantirem a segurança do povo da Vila decidem mudar-se para um sítio mais seguro. Em pouco tempo, a confusão instala-se enquanto são perseguidos por inesperadas armadilhas dos perigosos inimigos ao mesmo tempo que descobrem que pode haver um espião disfarçado entre eles. Entre traição e morte, assistimos também a um inesperado triângulo amoroso.

De: Tsui Hark; Com: Leon Lai, Charlie Yeung, Donnie Yen; Género: Acção; Origem: Coreia do Sul/Hong Kong/China, 2005; 150 minutos

TAMBÉM ESTREIAM
Sempre a Bombar (ainda sem ter estreado nos Estados Unidos chega-nos este filme com dois actores promissores: Chris Klein, que vimos em American Pie; e Brendan Fehr (na série Roswell. Com algumas semelhanças com American Pie a história é sobre um jovem com muito trabalho e falta de sexo que acaba por se envolver em situações bem divertidas)

Amityville – A Mansão do Diabo (mais um filme de terror intenso sobre seres sobrenaturais que habitam uma casa onde foi morta há alguns anos uma família inteira; e para onde um casal feliz vai agora viver…)

quinta-feira, outubro 20, 2005

Tarantino em Espanha 

Image hosted by Photobucket.com

Robbins em Espanha 

Image hosted by Photobucket.com

Spanish film maker Isabel Coixet, US actor Tim Robbins and Canadian actress Sarah Polley pose for photographers during the presentation of their new film 'La vida secreta de las palabras' ('The Secret Life of Worlds') in Madrid, Spain.

Image hosted by Photobucket.com

Surpresa 

cinemateca
José Manuel Costa demite-se por razões alheias ao orçamento
Decisão não é sem precedente e acusa desgaste desde o mandato anterior
José Manuel Costa garantiu ao DN que o facto de ter apresentado agora a demissão dos seus cargos na direcção da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema - vogal da presidência com o pelouro do ANIM (ver caixa) -, "só por acaso coincidiu com a conjuntura" político-económica do País, marcada pelo debate parlamentar em torno do Orçamento do Estado, que impõe uma descida de quase 30 por cento (29,46) na verba atribuída para investimento, em 2006, ao organismo presidido por João Bénard da Costa.

José Manuel Costa, há três décadas a trabalhar na Cinemateca, adiantar-nos-ia que, enquanto quadro técnico da instituição, lhe estão acometidas "algumas funções" para além dos cargos que espera desocupar, quando tiver substituto nomeado pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima.

Tratar-se-á, aliás, de proceder a duas substituições na estrutura directiva daquele organismo equiparado a direcção-geral, porquanto Rui Santana Brito, o outro vogal da presidência - com o pelouro do Centro de Documentação e Informação -, acabou de passar à reforma, na prática, embora a situação ainda não tenha sido divulgada formalmente por publicação no Diário da República.

Embora escusando-se a revelar as causas da atitude agora tomada, José Manuel Costa admitia-nos que a decisão acabada de formalizar, em carta que o presidente fez seguir para o ministério, não é sem precedente. Com efeito, o também docente da Universidade Nova de Lisboa (Departamento de Ciências da Comunicação), cujo mandato trienal na direcção da Cinemateca terminaria por lei em meados do próximo ano, já no terço final do mandato anterior intentara demitir-se, durante uma fase algo atribulada de mudanças, entre as instalações provisórias na Rua de D. Estefânia e a sede da Barata Salgueiro, só reaberta em 2003, após demoradas obras de remodelação. A reincidência acusa naturalmente um desgaste, que o nosso interlocutor não negou.
mais in DN

Memória 


6ª Feira, dia 21 - RTP Memória
21h00 - HOMEM RICO, HOMEM POBRE
As atribulações da família Jordache...
Quem não se lembra da famosa série "Homem Rico, Homem Pobre", transmitida pela RTP há cerca de 25 anos?Pois é. Esta série protagonizada por Nick Nolte e Peter Strauss volta agora para fazer as delícias dos espectadores. Realizada em 1976 por Bill Bixby e David Greene, o folhetim, produzido a partir da obra homónima de Irwin Shaw, contava as atribulações da família Jordache, desde o período que se seguiu à 2ª Guerra Mundial até ao final dos anos 60. Um irmão rico e um irmão pobre eram as principais personagens da série.


Sábado, dia 22
15h30 - MONTY PHYTON
Há um humor pré - Monty Python e um humor pós - Monty Python. O grupo inglês constituído por Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin e Carol Cleveland, revolucionou o chamado humor "non sense". A RTP Memória vai apresentar uma série que mostra esse humor: "Monty Python´ Flying Circus", uma série de televisão que esteve "no ar" de 1969 a 1974. A troupe apresenta uma série que é frequentemente surreal, maluca, descomprometida, por vezes de mau gosto, mas sempre inevitavelmente hilariante

Domingo
21h30 - MONTY PHYTON

quarta-feira, outubro 19, 2005

Banderas com estrela 



O actor espanhol Antonio Banderas, que protagoniza o filme Zorro, que estreia por cá em breve, já tem a sua estrela no Passeio da Fama, de Hollywood. O espanhol recebe hoje a distinção oficialmente.

Rocky VI 

Stallone começa a filmar sexto «Rocky» em Dezembro
Sylvester Stallone, já perto dos 60 anos de idade, vai começar a filmar o sexto «Rocky», escrito pelo próprio, em Dezembro. O actor volta a vestir a pele de Rocky Balboa, o boxeur que o catapultou para a fama há 30 anos.
O filme será co-produzido pela Columbia, Metro-Goldwyn-Mayer e Revolution Estudios. Os produtores históricos da saga «Rocky», Irvin Winkler e Robert Chartoff, serão os produtores executivos.

segunda-feira, outubro 17, 2005

Debates Atalanta 



ABOUT A BOY
Debate sobre LAST DAYS
Com:
MIGUEL GUEDES, Vocalista dos Blind Zero
KATHLEEN GOMES, Jornalista do Público
NUNO GALOPIM, Jornalista do Diário de Notícias
JOÃO LOPES, Crítico do Diário de Notícias

Terça-feira,18 de Outubro, depois da sessão das 21h40 no Cinema King
_____

12 mil já viram ALICE
Completando o segundo fim de semana de estreia, ALICE foi já visto por mais de doze mil espectadores - 12.033 - e continua uma extraordinária carreira junto da crítica e do público, sendo garantido que na sua segunda semana de estreia irá ultrapassar os 15 mil espectadores!

Esta semana a ATALANTA FILMES organiza mais duas sessões especiais do filme, no Cinema KING às 19h, seguidas de debate:

QUARTA, 19 OUTUBRO
DR. MÁRIO SOARES
ANABELA MOTA RIBEIRO
MARCO MARTINS
NUNO LOPES

SEXTA, 21 DE OUTUBRO
ALEXANDRA SIMÕES (Psicóloga, Instituto de Apoio à Criança)

FERNANDA CÂNCIO (Jornalista)
BEATRIZ BATARDA (actriz)

A informação deste post consta de dois Press Releases da Atalanta Filmes

OnMagazine 

[Uma grande ideia! Os gratuitos estão na moda, e porque não no cinema?! Democratizar a informação, já que existe publicidade disposta a pagar, porque não aproveitar. Claro que não deixa de ter valor as revistas de cinema habituais, aliás, a estrutura breve dos gratuitos pode chamar mais públicos para as revistas e secções especializadas em cinema, visto que aprofundam mais. Poderá haver mais pessoas a quererem mais informação, já para não falar em aumentar os hábitos de leitura - que faz mais pessoas quererem ler mais jornais, ter mais informação.]

New York Times ultima lançamento de revista de cinema
O jornal New York Times está a ultimar o lançamento de uma revista gratuita dedicada ao cinema. A publicação, que se chamará OnMagazine, estará disponível a partir de 16 de Dezembro e terá 50% de publicidade e o restante informação preparada pela secção de Cultura do diário e pelo nytimes.com.
Segundo anunciou esta segunda-feira a companhia, a OnMagazine será distribuída nos cinemas Loews Cineplex de Nova Iorque, Chicago, Los Angeles, São Francisco, Boston, Washington, Dallas e Seattle, e terá uma tiragem de 1.250.000 exemplares. - in DD

IMDb com 15 aninhos 



Parabéns ao IMDb. O arquivo cinematográfico na net. Descobri este site fantástico em 1999, esse belo ano. Desde aí tornei-me fã e cheguei mesmo a fazer um trabalho de faculdade sobre ele. Incrível como, tal como a Internet, hoje em dia seria muito dificil escrever sobre filmes sem o apoio indispensável deste arquivo muito completo e bem organizado.

Aqui poderão ver o site sobre o aniversário.
www.imdb.com/features/15thanniversary

Deixo o texto que ilustra o aniversário do site:
«15 years ago this week (Oct 17th, exactly) the Internet Movie Database, in essence, took shape. In those 15 years we have enjoyed the camaraderie and marveled at the efforts of hundreds of thousands of participants with the site. It is due to everyone's hard work, attention to detail, diligence, and love of movies and media that the site is what it is today. The founders and staff cannot thank those who have contributed, corrected, criticized, coerced, and (sometimes) complimented us enough. This site is a testimony to the power of this medium and the power that movies have to inspire and to create a community. Here's to our next 15 years together.
As part of our anniversary we've done a retrospective, not only of
our own history, but of a brief history of film from 1990 - 2005. We've also asked our editors to add their top 15 films for the last 15 years. You can see some of the individual lists in rotation on the top right hand side of this page, and visit here for the full set. The list on the top left hand side of this page is an aggregate of that list, truly the best of the best, according to the editors at the IMDb. »
equipa do IMDb

cinema direito 

«"CICLO CINEMA E DIREITO" - Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Universidade Católica
De 18 a 21 de Outubro
Entrada livre

Grandes Produções Cinematográficas (que abordam temas jurídicos) comentadas por professores de Universidades Estrangeiras
Realiza-se ao longo desta semana, na Escola de Lisboa da Faculdade de Direito da Católica, o primeiro «Ciclo de Cinema e Direito», iniciativa inédita que antecede no Seminário “Law in Film”.
Este seminário a realizar de 24 a 28 de Outubro integra o Programa Internacional da Faculdade de Direito da Católica 2005/2006, no qual professores visitantes estrangeiros (europeus e americanos) leccionam as mais diversas disciplinas de interesse indiscutível e actual para o fenómeno da globalização do Direito.
Assim, entre 18 e 21 de Outubro, serão projectadas quatro grandes produções cinematográficas abordando temas jurídicos que serão comentadas pelos professores Peter Robson, da Universidade de Strathclyde-Glasgow, e Bruce La Pierre, da Universidade de Washington.
As sessões têm entrada livre e são abertas ao público em geral.

PROGRAMA:
18 Outubro, às 17 horas – “Não matem as cotovias” (Robert Mulligan, 1962)
19 Outubro, às 14.30 horas – “Doze Homens em Conflito” (Sidney Lumet, 1957)
20 Outubro, às 20 horas – “Acusados” (Jonathan Kaplam, 1988)
21 Outubro, às 17 horas – “Thelma e Louise” (Redley Scott, 1991)»


in Press Release divulgado

domingo, outubro 16, 2005

Foster em Sitges 


Gustau Nacarino / Reuters

Jodie Foster em Sitges, Espanha. A actriz recebeu o prémio carreira no Festival Internacional de Sitges e apresentou o seu mais recente filme, Flighplan.

Para quando Foster, em... Sintra?

cidade do cinema - Sintra 

Coincidência das coincidências, falei aqui há pouco em Sintra por acaso... e agora ela é candidata. Eu voto, naturalmente e sem segundas hipóteses em Sintra!

Barreiro e Sintra lutam por Cidade do Cinema
Dois concelhos, a norte e sul de Lisboa, disputam taco a taco o projecto de Cidade do Cinema que o luso-americano Carlos de Mattos quer criar em Portugal. Ao contrário do Barreiro, que optou por tornar pública a sua entrada na corrida à "nova Hollywood", esperando marcar pontos, Sintra negoceia em segredo, tendo reiterado o seu interesse depois de saber que não estava sozinha na disputa...


Área industrial do Barreiro candidata a Cidade do Cinema - 6/10/2005
Uma área industrial do Barreiro poderá vir a tornar-se numa Cidade do Cinema a partir de 2007, adianta a edição desta quinta-feira do Diário de Notícias. De acordo com a mesma, o projecto terá um investimento inicial de 140 milhões de euros e poderá criar cerca de três mil postos de trabalho.
A proposta foi feita ao Governo pela empresa norte-americana CDMInteractive, através do accionista luso-americano Carlos de Mattos, em parceria com a produtora portuguesa Cinemate.
Em conferência de imprensa, o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Barreiro, Luís Cerqueira, afirmou que este grande projecto passa pela criação de 17 estúdios para cinema, televisão e multimedia.
Este responsável acrescentou ainda que até Junho de 2006 a execução do investimento terá de ficar contratualizada e preparada a candidatura complementar a fundos comunitários para a construção de acessibilidades e descontaminação de solos.

sexta-feira, outubro 14, 2005

Bond apresentado 

Image hosted by Photobucket.com

Confirmadissímo e já apresentado. Daniel Craig apresentou-se hoje ao mundo na Tower Bridge em Londres, como o novo James Bond.


número - Alice 

7.500

espectadores na 1ª semana

A estreia do filme ALICE está a constituir um acontecimento sem paralelo no cinema português, associando uma enorme cobertura na comunicação social, o aplauso unânime da crítica e uma extraordinária frequência de espectadores.
Até ontem, ao fim dos primeiros sete dias de exibição em apenas 6 cinemas, o filme foi visto por 7.399 espectadores.

Reminiscências 


A programação da RTP Memória nos próximos dias tem algumas coisas saborosas, reparem:

Sábado, dia 15
15h30 - MONTY PHYTON
Há um humor pré - Monty Python e um humor pós - Monty Python. O grupo inglês constituído por Graham Chapman, John Cleese, Terry Gilliam, Eric Idle, Terry Jones, Michael Palin e Carol Cleveland, revolucionou o chamado humor "non sense". A RTP Memória vai apresentar uma série que mostra esse humor: "Monty Python´ Flying Circus", uma série de televisão que esteve "no ar" de 1969 a 1974. A troupe apresenta uma série que é frequentemente surreal, maluca, descomprometida, por vezes de mau gosto, mas sempre inevitavelmente hilariante.

19h00 – BONANZA (Sábado e Domingo)
Quem não se lembra da mais mítica de todas as séries de televisão do Oeste americano: Bonanza? Ben, Adam, Hoss, Little Joe e Jamie, os Cartwright são os heróis desta série que fez as delícias de gerações de espectadores que não perdiam um episódio. Ponderosa era o seu rancho. Em Virgínia City, no Nevada. Todos os filhos de Ben, nasceram de diferentes mulheres que tinham passado pela sua vida. Já todas tinham falecido e ele cuidava deles, livrava-os das confusões em que se metiam, ajudava a comunidade... Adam, o galã, Hoss, o gordo de bom coração, Little Joe, o mais novo, mas o mais ternurento de todos.

21h30 - SIM, SENHOR MINISTRO
O dia-a-dia num ministério muito especial...
James Hacker é nomeado Ministro da Administração Interna e ocupa gloriosamente o novo cargo.Mas nem tudo são rosas - James tem dois colaboradores de personalidades bem diferentes - um Chefe de Gabinete e um Secretário. James bem tenta iniciar-se na brilhante carreira de Ministro, tomando as habituais medidas de reduzir despesas, mas depara com a oposição feroz e sarcástica do seu chefe de gabinete, Sir Humphrey Appleby que acaba sempre por lhe responder reverencialmente "Yes, Minister".Uma conhecida série da BBC, com as excelentes interpretações de Paul Eddington, o ministro, Nigel Hawthorne, o Chefe de Gabinete e Derek Fowlds como o secretário, Bernard Wooley.

Grimm is the name, fantasy is the game 

Cinema: "Virgem aos 40 anos" e "Os Irmãos Grimm" lideram filmes mais vistos
"Virgem aos 40 anos" e "Os Irmãos Grimm" entraram para os primeiros lugares do "ranking" de filmes mais vistos em Portugal na semana de estreia, revelou hoje o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia. Na semana de estreia, entre os dias 29 de Setembro e 05 de Outubro, o filme "Virgem aos 40 anos", de Judd Apatow, foi visto por 36.238 espectadores, enquanto "Os Irmãos Grimm", de Terry Gilliam, arrecadou 100 mil euros de receita bruta de bilheteira por 24.023 espectadores. "Cinderella Man", de Ron Howard, surge em sexto lugar, com 7.622 espectadores e 31,8 mil euros de receita de venda de bilhetes. Há 105 dias em cartaz, "Colisão", de Paul Haggis, surge em 19º lugar, com 1.409 espectadores.

A lista completa dos vinte filmes mais vistos em Portugal:

1 - "Virgem aos 40 anos" - Judd Apatow (34.238 espectadores)
2 - "Os Irmãos Grimm" - Tery Gilliam (24.023)
3 - "Os Fura Casamentos" - David Dobkin (18.878)
4 - "Os três duques" - Jay Chandrasekhar (12.303)
5 - "Red-Eye" - Wes Craven (7.960)
6 - "Cinderella Man" - Ron Howard (7.622)
7 - "Golo" - Danny Cannom (7.344)
8 - "A Casa de Cera" - Jaume Collet-Serra (5.232)
9 - "Charlie e a Fábrica de Chocolate" - Tim Burton (4.420)
10 - "Casei com uma feiticeira" - Nora Ephron (4.291)
11 - "A Ilha" - Michael Bay (3.392)
12 - "A Dama de Honor" - Claude Chabrol (2.429)
13 - "Valiant - Os bravos do pombal" - Gary Chapman (2.035)
14 - "Ela Odeia-me" - Spike Lee (1.989)
15 - "A última memória" - Omar Naim (1.961)
16 - "Procurados" - Brad Mirman (1.787)
17 - "O Mito" - James Merendino (1.673)
18 - "À Boleia pela Galáxia" - Garth Jennings (1.559)
19 - "Colisão" - Paul Haggis (1.409) [Quem diria que o Colisão ainda estaria a vender tantos bilhetes. Talvez graças à forte aposta do UCI no filme]
20 - "De tanto bater o meu coração parou" - Jacques Audiard (1.298)

a questão da língua 

Itália obrigada a escolher outro candidato ao Óscar
A Itália vai ser obrigada a escolher outro representante para concorrer aio Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. A primeira opção, o filme «Private», de Saverio Costanzo teve que ser descartado, porque é falado sobretudo em inglês e árabe.
As regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood estabelecem que na categoria de melhor filme estrangeiro os candidatos devem ser predominantemente falados numa das línguas do país que ele representa, neste caso, o italiano.
Apesar do prazo para as inscrições dos representantes de cada país ao Oscar de filme estrangeiro ter terminado dia 3 de Outubro, a Academia deu à Itália a possibilidade de escolher, até a próxima sexta-feira, um novo representante. No dia 31 de Janeiro, a Academia divulga os concorrentes ao Oscar em todas as categorias. - in DD

Sofás de Sintra? 

Image hosted by Photobucket.com

Nesta foto Steve Carrell, protagonista da série, The Office (versão norte-americana) e de Virgem aos 40 Anos, promove o filme na Austrália, Sydney, onde estes sofás muito confortáveis, rodeados de um cenário idílico se tornaram um dos símbolos australianos no que diz a receber estrelas de Hollywood - tenho visto várias estrelas nestes sofás, uma ideia original e criativa.
QUE TAL CRIAR ALGO SEMELHANTE E DIFERENTE EM PORTUGAL para receber pessoas importantes do cinema. Talvez em Sintra (local onde tantas pessoas importantes do cinema já estiveram em turismo), um local próprio e característico para nos tornar únicos e ser um chamariz para actores, realizadores... bem como outras personalidades, da literatura à pintura (que poderia ter uma secção mais especifíca no mesmo local), passando pela música e pela televisão.

Vi esta semana o Virgem aos 40 Anos. Gostei. O filme é simples mas interessante, cómico e com alguma profundidade. Bem interpretado e resulta. Deixa um sorriso nos lábios, sim, porque o cinema também é sorrisos.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?