<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 28, 2005

A Ver 



No momento em que estreia nas salas de cinema a tentativa de filme português o “Crime do Padre Amaro” - muito mau mesmo -, a RTP 1 exibe HOJE, dia 28, às 23h15 a obra homónima do realizador mexicano Carlos Carrera datada de 2002 e nomeada para o Óscar de melhor filme estrangeiro. O filme transporta para a actualidade a célebre obra de Eça de Queiroz que escandalizou a sociedade Portuguesa no final do Século XIX.

Sinopse (RTP): No México actual, um jovem Padre recém ordenado chega à pequena localidade de Los Reyes. Já instalado na paróquia do Padre Benito, o Padre Amaro conhece a bela Amélia, uma jovem devota de apenas dezasseis anos. Entretanto, o jovem sacerdote começa a aperceber-se das ligações perigosas entre a Igreja local e os narcotraficantes liderados por Chato Aguilar. No meio de tudo isto, um outro sacerdote, o Padre Natálio, é acusado de incentivar a guerrilha. Quando o Padre Benito sofre um ataque cardíaco e a sua relação com Amélia ganha contornos indesejáveis e que não se coadunam com a sua condição de Padre. Mas aconteça o que acontecer Amaro nunca permitirá que se coloque em causa a sua carreira de sacerdote.
Este filme adaptado da obra homónima de Eça de Queiroz (publicada em 1875) conheceu várias polémicas, nomeadamente no México, e conseguiu captar (adaptando a uma outra região e a outros tempos e negócios) grande parte da crítica social que se inscreve no romance.
Estreou em Portugal a 15 de Novembro de 2002.
Para além de muitos outros prémios o filme foi nomeado para o Óscar do melhor Filme Estrangeiro.

O CRIME DO PADRE AMARO (El Crimen del padre Amaro)
Realizador: Carlos Carrera
Actores: Gael García Bernal, Ana Claudia Talancón, Sancho Garcia, etc
País de Origem: México/Espanha/Argentina
Duração: 120 minutos
Ano: 2002


www.elcrimendelpadreamaro.com


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?