<$BlogRSDURL$>

domingo, outubro 23, 2005

DocLisboa 




Prémio DocLisboa para «Before the Flood» e «Alimentation Générale»
«Before the Flood», de Yan Yu e Li Yifan (China), e «Alimentation Générale«, de Chantal Briet (França), ganharam ex-aequo o Grande Prémio DocLisboa Odisseia, revelou a organização do certame.
O prémio tem o valor de 5.000 euros e foi atribuído pelo júri Internacional à Melhor Longa-Metragem Documental. O mesmo júri - composto por Tue Steen Müller (Dinamarca), Ross McElwee (EUA), Teresa Villaverde e Augusto Seabra (Portugal) e Anna Glogowski (França/Brasil) - elegeu também «Samagon» dos alemães Eugen Schlegel e Sebastian Heinzel, como vencedor do galardão DocLisboa Jameson, que distingue a Melhor Curta Documental com 3.000 euros. O documentário «Before the Flood» recebeu também o prémio DocLisboa Adobe para a Melhor Primeira Obra Documental, no valor de 3.000 euros, por decisão do júri da Competição Nacional e das Primeiras Obras.

Este júri, que incluía Cristina Piccino (Itália), Kristina Schulgin (Finlândia), Miguel Gonçalves Mendes (Portugal), atribuiu ainda uma menção especial a «Samagon» e premiou «Falta-me», de Cláudia Varejão, com uma Menção Especial 1ª obra. Coube também ao júri da Competição Nacional e das Primeiras Obras escolher os vencedores do DocLisboa Tóbis e do DocLisboa Atalanta Filmes para o Melhor Documentário Português. O DocLisboa Tóbis para o Melhor Documentário Português, no valor de 4.500 euros em edição vídeo, foi para «Gosto de Ti Como És», de Sílvia Firmino, e o DocLisboa Atalanta Filmes para o Melhor Documentário Português, cujo prémio é a distribuição da película nas salas de cinema, coube a «Natureza Morta» de Susana de Sousa Dias. «Gosto de Ti Como És» granjeou também a Sílvia Firmino o galardão DocLisboa IPJ para o Melhor Filme Português, no valor de 1.500 euros e atribuído pelo júri Escolas, composto por Ana Rita Sousa, Sérgio Camões e Wu Yan Li.
Por seu lado, o júri Investigações - que integrava Helena Torres e Joaquim Vieira (Portugal) e Ike Bertels (Holanda) - seleccionou «Massaker», uma co-produção da Alemanha, França, Suíça e Líbano, como vencedora do DocLisboa Grande Reportagem para o Melhor Documentário de Investigação.

A película, assinada por Monika Borgmann, Lokman Slim e Hermann Theissen, arrecadou 2.500 euros com o prémio. Os mesmos jurados atribuíram uma Menção Especial a «Occupation: Dreamland», realizado pelos norte-americanos Garrett Scott e Ian Olds. Quanto ao DocLisboa IPJ para a Melhor Longa-Metragem Documental em Competição Internacional, de 1.500 euros, coube a «By the Ways (A Journey with William Eggleston)», um trabalho chegado de França pela mão de Vincent Gérard e Cédric Laty.
Este galardão foi atribuído pelo júri Universidades, composto por André Moura Guedes (IADE), Rita Macedo (Universidade Lusófona), Cláudio Rocha (ETIC), Márcia Neto (Universidade de Lisboa, Faculdade de Belas Artes), Joana Pimenta (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa). O festival DocLisboa 2005, dotado com um investimento de 258 mil euros, tinha por tema principal «Histórias da Europa: Nacionalismos, Identidades e Fronteiras» e apresentou 90 filmes, dos quais 15 portugueses.
in Lusa

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?