<$BlogRSDURL$>

sábado, outubro 22, 2005

Les Poupées Russes 


Amor europeu e moderno
As Bonecas Russas. Há três anos conhecemos Xavier, em Residência Espanhola. Cinco anos depois acompanhamos a sua vida cosmopolita, profissional e amorosa, na entrada na idade adulta. Cédric Klapisch traz-nos uma história de amor diferente e intensa, sem clichés, e onde os ares de Paris, Londres e São Petersburgo vão inspirando Xavier e o espectador.
Classificação: 3,5/5


João Tomé - in Destak (versão completa e aumentada)

Os filmes europeus estão cada vez mais apetecíveis. A relação entre qualidade, inovação na realização e proximidade com a maioria dos espectadores atinge níveis muito satisfatórios, apesar de se verificar, nos últimos tempos, uma descida geral do número de espectadores nas salas – talvez motivado pela crise económica.
Cédric Klapisch traz-nos novamente uma história de amor, original, a um ritmo acelerado, sem clichés e europeia. A sequela do promissor, irreverente, actual e muito… europeu, Residência Espanhola contém os mesmos ingredientes que o filme anterior. Apesar de entrarmos agora numa fase mais madura e de problemas diferentes na vida do personagem central no filme, Xavier (interpretado por um actor promissor: Romain Duris), percebemos, claramente, que a experiência de Erasmus intensa que ele teve no primeiro filme mudou-lhe a vida.
Depois do ano frenético que o francês Xavier viveu em Barcelona (onde tentou estudar e divertir-se) e em que conheceu uma britânica fascinante, Wendy (Kelly Reilly), um italiano ‘amalucado’ (Frederico d’Anna), entre outros: espanhóis, alemães, holandeses; Agora Xavier vive em Paris, onde conseguiu tornar-se escritor, embora não tal e qual como desejava – escreve novelas.




A sua ex-namorada Martine (Audrey Tautou) é apenas uma amiga, agora mãe solteira, e, ele, vive na busca difícil da mulher perfeita, saltando de relação em relação, sem nada que o prenda verdadeiramente. Sente-se um pouco perdido na nova realidade de jovem independente. Com espírito de aventura assistimos ao seu relacionamento incerto com a ex-namorada, os relacionamentos fortuitos em França que não dão em nada.
Mas uma proposta para trabalhar com argumentistas ingleses vai juntá-lo, em Londres, com a amiga inglesa do Erasmus de Barcelona, Wendy – com uma cara tão bonita, mas com pernas algo tortas, como o realizador faz questão de frisar com a filmagem. A partir daí volta a sentir prazer na sua escrita e acaba, sem querer, por se apaixonar pela amiga que tentava acabar uma relação tempestuosa com o ex-namorado. Ao mesmo tempo que escreve o argumento da novela em Londres, vem de vez em quando a Paris para escrever uma biografia sobre uma modelo de 24 anos. Como se torna seu confidente, acaba por se envolver pela mulher perfeita (fisicamente) – um dia antes de se envolver com Wendy.


Uma viagem a S. Petersburgo para assistir ao casamento do irmão de Wendy, William, também seu amigo da experiência Erasmus vai ensinar-lhe que os sonhos de namorar uma mulher deslumbrante não fazem de uma mulher fisicamente perfeita, a mulher perfeita para si. E daí vem o termo que dá o nome ao filme: ele procura a última boneca russam naquela sucessão de bonecas russas que existem, aquela que é a perfeita e última para ele. Será que vai encontrar? Nem ele nem nós sabemos…
Destaque ainda para as constantes alusões à imaginação fértil de Xavier e à temática das relações lésbicas, representadas pela amiga de Xavier, Isabelle Wauquaire.

(ver trailer)

De: Cédric Klapisch
Com: Romain Duris, Audrey Tautou, Cécile De France, Kelly Reilly,,Kevin Bishop, Evguenya Obraztsova, Lucy Gordon

Género: Comédia/Romance
Distribuição: Atalanta Filmes
França/Reino Unido, 2005
125 minutos

www.marsdistribution.com/site/poupeesrusses




Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?