quinta-feira, janeiro 27, 2005
a recordar
Hoffman on alert
Dustin Hoffman (esq): não se pode escapar de Bush em lugar nenhum do mundo
O actor americano Dustin Hoffman - com 67 anos - afirmou nesta quarta-feira que não há lugar nenhum do mundo em que se possa escapar do presidente americano George W. Bush e que ele sabia que Bush venceria porque "não há nada que se venda melhor que o medo".
"Não se pode ir a lugar nenhum para escapar de Bush", disse o actor, entre risos, durante a apresentação em Madrid de seu filme Meet the Fockers, que protagoniza ao lado de Robert de Niro, Barbra Streisand e Ben Stiller.
Hoffman desmentiu dessa forma os rumores que davam conta de que havia deixado os Estados Unidos para viver em Londres depois da reeleição de Bush, que, segundo ele, claramente venceria "voltaria a vencer" porque "não há nada que se venda melhor que o medo".
Uns Compadres do Pior – Meet the Fockers
Encontro familiar demolidor
A sequela de Um Sogro do Pior mantém a comédia de qualidade e acrescenta o divertido casal Fockers
por João Tomé
in Destak
> Das situações mais banais na vida também surgem as situações mais cómicas. Pensa que os seus pais o colocam em situações embaraçosas? Espere até conhecer a família de Greg, os Fockers. Há quatro anos Um Sogro do Pior apresentava-nos o fim de semana atribulado em que o enfermeiro Greg (diminutivo de Gaylord) Focker – nome que em inglês é no mínimo sugestivo –, vai conhecer os pais da namorada. Nada poderia correr pior quando o pai de Pam Byrnes, que afinal era um ex-agente da CIA e não um horticultor, se mostra divertidamente obcecado em assustar Greg.
Desde pegar fogo ao pátio, pintar acidentalmente o gato com spray até ser submetido ao detector de mentiras de Jack Byrnes (Robert de Niro), o pai da namorada, tudo que não deveria acontecer ocorre a Greg. Agora Greg está noivo de Pam e perto de integrar o chamado círculo de confiança da família Byrnes, mas para isso tem de passar apenas e só o teste mais difícil da sua vida: um fim-de-semana em que os futuros sogros se vão conhecer.
Ora, nada poderia ser mais divertido do que juntarmos uma família conservadora e com um pai ultra desconfiado (os Byrnes), com o espírito livre, amalucado e divertidamente hippie dos Fockers – brilhantemente interpretados por Ben Stiller (Greg), Dustin Hoffman (o pai Focker) e Barbra Streisand (a mãe Focker). A nova autocaravana, ultramoderna, do pai Jack Byrnes é o transporte que nos leva à fantástica moradia dos Fockers.
Á chegada tudo parece estar a correr bem, apesar dos exercícios físicos mirabolantes do pai Focker. O primeiro contratempo acontece quando o desconfiado Jack Byrnes, descobre que o advogado e médica que Greg tinha apresentado como profissões dos pais, são afinal um pai doméstico e uma mãe terapeuta sexual para idosos.
Depois sucedem-se os incidentes mais improváveis e divertidos que fazem desta uma comédia de riso fácil. Desde o episódio da casa de banho da autocaravana, os problemas entre o gato e o cão das duas famílias, as massagens problemáticas da mãe Focker e a partilha da casa de banho – enquanto o pai Byrne está a tomar banho, o pai Focker ocupa a sanita da forma mais natural possível.
É altura para conhecer os Fockers e ficar com um sorriso nos lábios horas depois de ver o filme. É só um fim-de-semana e veja o quanto pode correr mal!
De: Jay Roach
Com: Robert de Niro, Ben Stiller, Barbra Streisand, Dustin Hoffman, Teri Polo
Website: www.meetthefockers.com
Origem: EUA, 2003
Duração: 115 minutos
Brigada 49 - Ladder 49
Uma vida de fogo
As profissões de risco podem ser excitantes, mas as consequências podem ser dramáticas
Por João Tomé
in Destak
> Quando um filme reúne bastante acção e alguma emoção pode cativar com muito maior facilidade. Não há momentos monótonos quando se apaga um fogo, pelo menos sob o olhar do realizador Jay Russell.
O que é que faz um homem correr para dentro de um edifício em chamas quando todos os outros querem é fugir? A resposta a essa pergunta é o filme onde seguimos a história do bombeiro Jack Morrison (Joaquim Phoenix), que sob a alçada do seu mentor o chefe Mike Kennedy (John Travolta) torna-se num veterano da Brigada 49 de Baltimore. A entrada nos bombeiros revela-se ao início bastante recompensadora mas também árdua.
O espírito de camaradagem, de alegria e brincadeira dentro dos elementos do quartel é agradável e divertido de se acompanhar. São constantes as partidas que os vários elementos pregam uns aos outros, mas quando se trata de trabalho (salvar vidas), a brincadeira fica de fora e entra em acção a competência e a concentração.
Este retrato da vida de um bombeiro demonstra a confiança que cada um daqueles homens comuns deposita uns nos outros em momentos de perigo eminente e de suspense avassalador. Mas as escolhas e sacrifícios que um bombeiro tem que tomar nem sempre são fáceis e a vida de Jack Morrison entra numa encruzilhada quando ele se vê encurralado dentro deu um edifício em chamas. Quando a sua vida está de tal forma ameaçada Jack começa a fazer uma retrospectiva da sua vida e sobre as suas prioridades: a família, a honra e a coragem. Estamos perante o lado humano do heroísmo, com uma força emocional extraordinária.
De: Jay Russell
Com: Joaquin Phoenix, John Travolta, Morris Chestnut, Jacinda Barrett, Robert Patrick, Jay Hernandez, Balthazar Getty
Website: www.ladder49.movies.go.com
Origem: EUA, 2004
Duração: 105 minutos
Outras Estreias
Um Longo Domingo de Noivado - A Very Long Engagement
De: Jean-Pierre Jeunet
Com: Audrey Tautou, Gaspard Ulliel, Dominique Pinon, Jodie Foster, Chantal Neuwirth
> O realizador e a actriz de "Amelie" voltam a reunir-se, desta vez para uma história de amor diferente, baseada no galardoado romance de Sebastien Japrisot. A acção passa-se no final da Primeira Guerra Mundial, em França, e conta a história de Mathilde (Audrey Tautou), e da busca desesperada e por vezes cómica pelo seu noivo desaparecido. Trata-se de um filme sobre o segredo, o adsurdo da guerra e que é uma homenagem à paixão duradora.
O Quinto Império, Ontem Como Hoje
De: Manoel de Oliveira
Com: Ricardo Trêpa, Luís Miguel Cintra, Glória de Matos, Miguel Guilherme e Ruy de Carvalho
> O novo filme de Manoel de Oliveira é baseado na pela teatral El-Rei Sebastião, de José Régio. A história é exactamente sobre o famoso rei português D. Sebastião, que depois da Batalha de Alcácer-kibir (1578) – e de não ter sido descoberto o seu corpo –, se tornou num autêntico mito. Este é um filme que explora ao máximo e pretende ser um retrato da curta vida do jovem D. Sebastião, sequioso por conquista e glória.
Christian Bale emagreceu dezenas de quilos para este filme. Uma transformação impressionante.
O Maquinista
De: Brad Anderson
Com: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, Aitana Sánchez-Gijón, Michael Ironside
> Neste filme espanhol falado em inglês e com um elenco prometedor Trevor Reznik (Christian Bale) é um operário fabril que não consegue dormir há mais de um ano. Os problemas relacionados com o trabalho nocturno já são maus por si só, mas o seu aspecto débil levam os colegas de trabalho a acusá-lo de ter provocado um perigoso acidente de trabalho. Trevor torna-se paranóico e começa a sofrer alucinações.
por João Tomé - in Destak 27/01/2005
DVD Sylvia
Sylvia Plath e Ted Hughes, dois dos mais brilhantes autores do século XX, viveram uma história trágica de amor.Conheceram-se em Cambridge e o filme segue as suas vidas desde aí até ao casamento e à sua posterior degradação, que os conduzirá a uma espiral de violência, amargura e infidelidade. No meio de toda a infelicidade e de uma predilecção por homens problemáticos, Sylvia consegue encontrar inspiração para escrever os seus mais extraordinários textos. Mas é num clima da profunda mágoa, tristeza e sofrimento que Sylvia acaba por decidir acabar com a sua própria vida.
Extras: Making of; Entrevistas a Christine Jeffs (realizadora), Alison Owen (produtora) e a Gwyneth Paltrow, Daniel Craig, Blythe Danner e Michael Gambon (actores); Em rodagem; DVD ROM (artigos e dossier de imprensa, fotos).
JT - in Destak
Tim Robbins nos Oscares
[O apresentador principal será o divertido Chris Rock]
Tim Robbins também está entre os apresentadores do Oscar
O actor norte-americano Tim Robbins será um dos atores que junto a Charlize Theron e Renée Zellweger apresentarão a cerimónia de entrega do Oscares, que se realiza a 27 de Fevereiro. "Tim Robbins será um dos apresentadores durante a 77ª cerimônia de premiação", disse a academia nesta quarta-feira.
O actor, de 46 anos, recebeu no ano passado seu primeiro Oscar de melhor ator secundário, por "Mystic River". Em 1995, foi nomeado para melhor actor por "Dead Man Walking". O marido de Sarandon está aí para os filmes.
Nomeados para os Óscares
Finding Neverland
Melhor filme
O Aviador
À Procura da Terra do Nunca - Finding Neverland
Million Dollar Baby
Ray
Sideways
Melhor realizador
Martin Scorcese – O Aviador
Clint Eastwood - Million Dollar Baby
Taylor Hackford - Ray
Alexander Payne – Sideways
Mike Leigh – Vera Drake
Melhor actor principal
Don Cheadle – Hotel Ruanda
Johnny Depp – À Procura da Terra do Nunca
Leonardo DiCaprio – O Aviador
Clint Eastwood – Million Dollar Baby
Jamie Foxx - Ray
Melhor actor secundário
Alan Alda - O Aviador
Thomas Haden Church - Sideways
Jamie Foxx - Collateral
Morgan Freeman - Million Dollar Baby
Clive Owen – Perto Demais
Melhor actriz principal
Annette Bening – Being Julia
Catalina Sandino Moreno – Maria Cheia de Graça
Imelda Staunton – Vera Drake
Hilary Swank - Million Dollar Baby
Kate Winslet – Despertar da Mente
Melhor actriz secundária
Cate Blanchett - O Aviador
Laura Linney - Kinsey
Virginia Madsen - Sideways
Sophie Okonedo – Hotel Ruanda
Natalie Portman – Perto Demais
Melhor argumento original
O Aviador
Despertar da Mente
Hotel Ruanda
Os Incríveis
Vera Drake
Melhor filme estrangeiro
Så som i himmelen [Como é no céu]
Les Choristes
Der Untergag
Mar adentro
Yesterday
Mar Adentro
Praticante de eutanásia, retratada em Mar Adentro, a contas com a justiça espanhola
Uma das personagens verdadeiras do filme espanhol Mar Adentro – nomeado para o Óscar de melhor filme estrangeiro –, foi intimada pela justiça espanhola depois de ter reconhecido na televisão que ajudou na eutanásia de um marinheiro tetraplégico. Ramona Maneiro deverá comparecer perante um juiz de Corunha em Fevereiro, mas segundo a Associação pelo Direito de Morte Digna – que a vai ajudar no processo, o caso já prescreveu.
segunda-feira, janeiro 24, 2005
Césares vão a 2003 e 2004
«Diários de Che Guevara» e «21 Gramas» candidatos aos Césares
O filme «Diários de Che Guevara», do brasileiro Walter Salles, «Fahrenheit 9/11», do norte-americano Michael Moore, e «21 gramas», do mexicano Alejandro González Iñárritu, são duas das películas nomeadas para os Césares, principais prémios do cinema francês, anunciou esta segunda-feira a Academia Francesa de Artes e Técnicas de Cinema.
Além destes três filmes, estão nomeados para o César de melhor filme estrangeiro «Lost in Translation», de Sofia Coppola, e «O Despertar da Mente», de Michel Gondry.
Amanhã são conhecidos os nomeados dos Oscares!!
Hitchcock considerado o cineasta mais injustiçado pelos Óscares
O realizador britânico Alfred Hitchcock foi considerado o cineasta que mais merecia ganhar o Óscar, mas nunca foi galardoado, de acordo com inquérito publicado esta segunda-feira no Reino Unido pelo canal Turner Classic Movies.
Apesar de ter sido nomeado seis vezes para o Óscar de melhor realizador, entre 1941 e 1961, por títulos como «A Janela Indiscreta» de 1954 ou «Psycho» de 1960), mas nunca levou a estatueta dourada para casa.
Além do mestre do suspense, a lista dos dez realizadores mais injustiçados inclui, em segundo lugar, Martin Scorcese – «Taxi Driver» (1976), «Tudo Bons Rapazes» (1990) – candidato ao Óscar por cinco vezes. Em terceiro lugar está Stanley Kubrick – «2001 - Odisseia no Espaço» (1968), «A Laranja Mecânica» (1971) – seguindo-se Ridley Scott – «Blade Runner - Perigo Iminente» (1982), «Gladiador» (2002).
Na quinta posição aparece Tim Burton - «Eduardo Mãos de Tesoura» (1990), «Big Fish» (2003) – e depois Ingmar Bergman - «O Sétimo Selo» e «Morangos Silvestres» (1957), «Saraband» (2003). No sétimo lugar, Spike Lee - «Malcom X» (1992), «Não Dês Bronca» (1989).
O oitavo lugar pertence a Mike Leigh - «Segredos e Mentiras» (1996), «Nú» (1993) – e em nono lugar está Howard Hawks - «Rio Bravo» (1959), «À Beira do Abismo» (1946). A décima posição é de Roberto Rossellini – «Roma Cidade Aberta» (1945), «Viagem a Itália» (1953).
Os espectadores do Turner Classic Movies elegeram também Samuel L. Jackson - «Pulp Fiction (1994) – e Demi Moore – «Ghost» (1990) como o actor e actriz que mais mereciam um Óscar da Academia e que nunca foram galardoados.
Ataques perigosos em Londres
Christian Slater escapa ileso de ataque em Londres
O actor Christian Slater escapou ileso no domingo à noite do ataque de um desconhecido que tentou apunhalá-lo à saída de um teatro londrino onde o actor está a interpretar «Alguém voou sobre o ninho de cuco».
Segundo informaram esta segunda-feira fontes policiais, Slater foi atacado por um assaltante à saída do teatro Gielgud, na avenida de Shaftesbury.
O actor escapou ileso, mas o assaltante conseguiu desferir um golpe superficial no seu guarda-costas, de 44 anos.
Amélie escolhida para contracenar em «O Código Da Vinci»
A actriz francesa Audrey Tautou - famosa pelo seu papel em «O Fabuloso Destino de Amélie» - vai integrar o elenco da adaptação cinematográfica do livro «O Código Da Vinci».
Segundo avança o Le Parisien, a película terá como protagonista principal Tom Hanks, sendo que Tautou vai interpretar o papel de Sophie Neveu, a jovem francesa que ajuda o professor Robert Langdon (Hanks) na sua investigação. Jean Reno será o detective Bezu Fache.
Actualmente poderemos ver Tautou em Um Longo Domingo de Noivado, que estreia na quinta-feira.
Um Longo Domingo de Noivado
O realizador e a actriz de "Amelie" voltam a reunir-se, desta vez para uma história de amor diferente, baseada no galardoado romance de Sebastien Japrisot. A acção passa-se no final da Primeira Guerra Mundial, em França, e conta a história de Mathilde (Audrey Tautou), e da busca desesperada e por vezes cómica pelo seu noivo desaparecido. Trata-se de um filme sobre o segredo, o adsurdo da guerra e que é uma homenagem à paixão duradora.
De: Jean-Pierre Jeunet
Com: Audrey Tautou, Gaspard Ulliel, Dominique Pinon, Jodie Foster, Chantal Neuwirth
Scorsese e Eastwood Ganham Pré-campanha para Os Óscares
> Leonardo DiCaprio apareceu em jantares da Associação da Imprensa Estrangeira e a visionamentos; Clint Eastwood, normalmente avesso a entrevistas, deu várias estrategicamente colocadas para potenciar o seu filme "Million Dollar Baby"; Michael Moore anda em campanha para impor "Fahrenheit 9/11" como nomeado para Óscar de Melhor Filme e tem sido convidado assíduo de programas de televisão de grande audiência, como "The Tonight Show" ou "Today". Amanhã são anunciados os candidatos aos Óscares e na promoção dos filmes vale (quase) tudo.
A "campanha" para se conseguir nomeações para as estatuetas douradas teve este ano uma animação especial com a antecipação da 77ª cerimónia de entrega dos Óscares de fins de Março para 27 de Fevereiro (uma segunda-feira, como é tradição) no Kodak Theatre, no Hollywood Boulevard, Los Angeles - o mestre de cerimónias é o actor cómico Chris Rock. É por isso que está em alta a participação de estrelas em acções de "propaganda" que até há pouco tempo seriam impensáveis. Por exemplo, entrevistas a "sites" da Internet.
Michael Moore, realizador do documentário-acontecimento de 2004, é dos que mais se tem desdobrado. Moore assumiu que o objectivo do filme politicamente empenhado era impedir a reeleição do Presidente norte-americano George Bush; falhado este objectivo, quer ver "Fahrenheit 9/11" nomeado para Óscar de Melhor Filme e tem recebido ajudas. A Directors Guild colocou o seu filme como indicado para Melhor Documentário nos prémios da Guild, quando a mesma organização há dois anos não tomou em consideração outro filme de Moore, "Bowling For Columbine" (que acabou por vencer o Óscar de Melhor documentário de 2003). Por já ter ganho este prémio e por "Fahrenheit 9/11" ter passado na televisão, Michael decidiu apostar agora na categoria de Melhor Filme. Se tivesse optado por Melhor Documentário teria mais hipóteses de ser nomeado, dado que concorrem menos obras e o comité de escolha da Academia é mais pequeno e logo mais fácil de ser "influenciado". Amanhã vai saber-se se conseguiu o que queria.
in Público
domingo, janeiro 23, 2005
Closer
Amor à espera de acontecer
Um jogo de sedução, amor à primeira vista e traições duvidáveis, num filme no mínimo muito apetecível e com quatro representações de luxo. Closer não é de consumo fácil, daí poder agradar mais a uma minoria do que à maioria
por João Tomé
[PS: esta é a critica sem ter visto o filme, ossos do oficio, após ter visto o filme a crítica seria bem diferente]
> O amor é um acidente à espera de acontecer. Já se imaginou a beijar uma pessoa desconhecida? É entre quatro estranhos que esta história intensa se desenrola sob o olhar intenso do realizador Mike Nichols.
Esta é uma intriga irónica, divertida e honesta das relações modernas onde Anna, Dan, Alice e Larry são o quarteto brilhantemente protagonizado por Julia Roberts, Jude Law – que tem protagonizado muitos filmes recentemente estreados –, Natalie Portman e Clive Owen.
«Olá estranho», é o mote para o teia de relações que se desenvolve entre os quatro desconhecidos que através dos seus encontros, criam ambientes perigosos de sedução, inveja, infidelidade, mentiras, amor e decepção como consequência das fortes emoções que vivem em conjunto. Anna (Julia Roberts) é uma fotógrafa bem sucedida que, após o divórcio, se envolve com Dan (Law), que por sua vez se torna seu amante mesmo depois de Anna voltar a casar com Larry (Owen).
Dan é um aspirante a escritor que ganha a vida a escrever obituários, cuja simplicidade é motivo de atracção para Alice (Natalie Portman), que o conhece num autocarro.
Já Alice trata-se de uma jovem rebelde que conta a Dan que não tem família e chegou de Londres fugida da América e de um namorado demasiado possessivo. Nesta teia de relações e atracções todos os intervenientes estão todos muito próximos uns dos outros, influenciando-se mutuamente com os seus fetiches e desejos.
O realizador da série premiada Angels in America, Mike Nichols, volta a mostrar o seu talento para exprimir histórias actuais e pertinentes, com um toque de ironia e outro de intensidade emocional.
sábado, janeiro 22, 2005
Maior Estúdio do Mundo em Marrocos
Num cenário digno de filmes épicos, o sul de Marrocos tem, desde a semana passada, um dos maiores estúdios de cinema do mundo, fundado pelo produtor italiano Dino de Laurentiis e pela empresa Cineccita Studios de Roma.
Além de uma mais-valia para a indústria cinematográfica, os Estúdios CLA, em Ouarzazate, vêm dinamizar o turismo na região.
O projecto é ambicioso pelos valores que envolve: maior do que qualquer estúdio europeu ou de Hollywood, o CLA é capaz de acolher duas grandes produções cinematográficas ou cinco filmes de dimensão média todos os anos.
De resto, os estúdios localizam-se numa área deserta, que podemos rever em filmes como "Lawrence da Arábia", "Cleópatra", "O Gladiador" "Alexandre, o Grande", bem como no mais recente filme de Ridley Scott, "Kingdom of Heaven", ainda por estrear.
O crescimento da indústria do cinema, um dos pilares da economia local, a par do turismo e da agricultura, está a trazer empregos a Ouarzazate. Assim, para dar resposta ao afluxo de figurantes, actores e técnicos, e para fomentar o turismo local, está em marcha um projecto de 10 biliões de euros que prevê que, até 2010, a capacidade dos hotéis triplique e atinja as 230 mil camas. in Público
"Mary Poppins" e "The Producers" lideram nomeações de prémios de teatro inglês
As peças musicais "Mary Poppins" e "The Producers", em cena na cidade de Londres, lideram as nomeações dos prémios Laurence Olivier, um dos galardões mais prestigiados do teatro inglês, segundo a Agência EFE
A peça "Mary Poppins", musical inspirado na interpretação em cinema da actriz Julie Andrews, em 1964, foi seleccionado para nove categorias. Em relação à obra "The Producers", de Mel Brooks, conquistou oito nomeações, incluindo para a categoria de melhor actor, para o norte-americano Nathan Lane.
A lista de finalistas conta ainda com a última aposta do compositor Andrew Lloyd Webber, "Woman in White", e com o recente êxito de Donmar Warehouse, "Grand Hotel".
Quanto à grande produção "Stuff Happens", um drama político baseado no conflito armado no Iraque, não está presente na competição.
A gala de entrega dos prémios, instituídos para homenagear o actor britânico Laurence Olivier (1907-1989), tem lugar no próximo dia 20 de Fevereiro.
«Código Da Vinci» vai ser filmado no interior do Louvre
O filme «Código Da Vinci», uma adaptação cinematográfica do livro de êxito mundial, vai ter algumas cenas no interior do Museu do Louvre, segundo a edição desta sexta-feira do diário Le Parisien.
A película será protagonizada por Tom Hanks no papel do professor Robert Langdon, começa a ser filmada em Maio deste ano, e tem estreia prevista para 2006.
«Apoiamos fortemente este projecto», assegurou ao jornal fonte do Louvre, acrescentando que os produtores do filme já visitaram o museu para escolher os cenários, antecipando que algumas das cenas deverão ser filmadas na Grande Galeria e na sala da Mona Lisa, que abrirá ao público após trabalhos de restauro a 6 de Abril.
A última vez que um filme foi rodado no Museu do Louvre foi em 1999. A película em questão, «Belphegor, O Fantasma do Louvre», um clássico de mistério francês, conta a história de um fantasma que visita frequentemente o museu e rouba objectos preciosos.
As filmagens neste emblemático espaço realizam-se habitualmente à noite e às terças-feiras, quando o museu fecha ao público.
sexta-feira, janeiro 21, 2005
Vanity Fair, de Mira Nair
A Feira das Vaidades --- por João Tomé
Tudo vale no amor e na guerra. Neste filme de época realizado por Mira Nair, entramos num mundo de roupa pomposamente elegante, cenários clássicos e agradáveis e na vida de Becky. Esta é uma jovem que nasceu muito pobre, filha de um artista inglês esfomeado e de uma corista francesa vai muito nova para um orfanato. Os anseios pela vida de glamour, privilégios e riqueza fazem Becky (Reese Witherspoon), com a sua inteligência, astúcia e sensualidade, partir à conquista da sociedade inglesa da primeira metade do século dezanove. A jovem começa como perceptora dos filhos do excêntrico Sir Pitt Crawley (Bob Hoskins), mas Becky quer mais para si e começa uma aventura pela alta sociedade londrina. Em Londres ela encontra amizade, desilusão, paixões calorosas, relações por interesse e caprichos sociais. Num momento de guerra entre Inglaterra e França, concretiza por momentos o que pensava ser o seu sonho, mas os seus caprichos terão consequências.
De: Mira Nair
Com: Reese Witherspoon, Eileen Atkins, Jim Broadbent, Gabriel Byrne, Romola Garai, Bob Hoskins, Rhys Ifans, James Purefoy, Jonathan Rhys Meyer
Duração: 137 minutos
Website: http://www.vanityfairmovie.com/
A formosa Reese Witherspoon aparece aqui muito british mas igualmente decidida - como costuma aparecer na maior parte dos filmes.
quarta-feira, janeiro 19, 2005
o criador de Spiderman está aí para as teias
Spiderman creator and 'Spider-Man 2' executive producer Stan Lee poses for photographers at the premiere of 'Spider-Man 2' in Los Angeles, Tuesday, June 22, 2004. A judge in Manhattan federal court has ruled that Lee is entitled to 10 percent of the profits from movie and television productions involving Marvel Enterprises Inc. characters, as well as movie-related toys manufactured and sold by the company itself. (AP Photo/Matt Sayles)
Hoje
Dia 19 Janeiro. Em 1993, a Academia de Artes e Ciências de Hollywood anunciava a atribuição de um Óscar honorário ao cineasta italiano Frederico Fellini pelo conjunto da sua obra. Em 1995, o escritor espanhol Camilo José Cela, Nobel da Literatura, recebia a Grã-Cruz da Ordem Militar de Santiago de Espada da República Portuguesa.
Já agora: O sol nasce às 7h43 e o ocaso regista-se às 17h39.
segunda-feira, janeiro 17, 2005
solidários e amigos
L-R) Brad Pitt, George Clooney and Noah Wiley during NBC's 'Tsunami Aid: A Concert of Hope' January 15, 2005 in Burbank, California. Dozens of celebrities appeared to help the network raise funds for Indian Ocean tsunami relief efforts.
NBC Universal
Reno é Fache, em Código da Vinci
[Para mim é o actor ideal para a personagem do duro detective francês, sem dúvida.]
Jean Reno protagoniza «O Código da Vinci» com Tom Hanks
O actor Jean Reno, protagonista de «Leon» vai dar vida ao detective Bezu Fache na versão cinematográfica de «O Código da Vinci». O francês vai contracenar com Tom Hanks, que desempenha o papel de Robert Langdon, no filme, cujas filmagens deverão começar no fim do próximo ano.
Aos 56 anos, esta é a primeira vez que Reno desempenha o papel de vilão. Filho de pais espanhóis que fugiram de Espanha para escapar à ditadura de Franco, o actor nasceu em Casablanca, tendo ido para França aos 17 anos.
in DD
Spielberg avança com película sobre Abraham Lincoln
Steven Spielberg vai avançar com o projecto de um filme sobre Abraham Lincoln, antigo presidente dos Estados Unidos, que deverá ser protagonizado por Liam Neeson, revelou a revista Variety.
O realizador norte-americano Steven Spielberg está em negociações com o actor Liam Neeson, com quem trabalhou em «A Lista de Schindler», para a interpretação do papel do antigo presidente no cenário da guerra civil nos Estados Unidos.
O realizador concretiza, assim, um projecto que tem vindo a adiar nos últimos anos por causa da rodagem de outros filmes, como «Relatório Minoritário» e «Apanha-me se Puderes».
As filmagens só deverão arrancar em Janeiro de 2006 e o argumento, de Paul Webb, basear-se-á na biografia «The Uniter: The Genius of Abraham Lincoln» do historiador Doris Kearns Goodwin, a publicar este ano.
Actualmente Steven Spielberg está ainda a trabalhar em «A Guerra dos Mundos», com Tom Cruise, a partir da obra homónima de HG Wells.
Liam Neeson dá vida a Abraham Lincoln
O actor irlandês Liam Neeson está em negociações para desempenhar o papel do famoso presidente dos EUA Abraham Lincoln, na muito esperada biografia do chefe de Estado para o grande ecrã, realizada por Steven Spielberg.
Depois de já ter trabalhado como realizador no épico passado no Holocausto «A Lista de Schindler, Neeson deverá agora protagonizar o filme. Spielberg comprou os direitos da biografia do presidente que liderou os Estados Unidos durante a Guerra Civil. A obra, ainda por publicar, será escrita pela historiadora vencedora do prémio Pulitzer, Doris Kearns Goodwin.
O negócio data já de 2001, mas projectos como «Minority Report» e «Apanha-me se Puderes» deixaram para trás a adaptação de «The Uniter: The Genius os Abraham Lincoln», com publicação prevista para o próximo Outono.
Vamos Dançar?
Encontro com a felicidade: na dança
Já se sentiu desiludido com a monotonia da sua vida? Este é um filme onde a dança acaba por ser a cereja no topo do bolo da vida. E que tal dançar?
por João Tomé [in Destak 13 Janeiro 2005]
Milhões de homens por todo o mundo têm uma mulher que amam, filhos encantadores, um bom emprego e uma vida estável. Mas, por vezes, surge alguma monotonia e até infelicidade na vida do homem comum.
Este é o caso do advogado John Clark (Richard Gere), um típico homem urbano de idade madura que apanha o metro todos os dias para ir e vir do trabalho e é casado com a encantadora e inteligente Beverly (Susan Sarandon). Mesmo assim a sua vida é demasiado rotineira e ele questiona-se se não há nada mais que vá para além do que já tem. Este é um filme cativante, simples mas intenso, romântico mas incisivo e bastante actual.
É surpreendente ver um homem de meia-idade em mais um final de dia de trabalho, fazer o impensável: sai do metropolitano, num momento de pura espontaneidade, para se inscrever numa escola de danças de salão.
O apaixonante nesta história simples acaba por ser a forma feliz com que este executivo de fato e gravata vai todas as quartas-feiras, depois do trabalho (pelas 19h), ter aulas de dança, sem nunca contar à família essa sua nova descoberta. De uma ideia meio amalucada, John começa a sentir um enorme prazer em ter aquelas aulas.
O seu divertido e reduzido grupo de dança é constituído por dois homens, um negro muito alto e muito gordo que quer impressionar a namorada para a pedir em casamento e um jovem que acha que a dança lhe pode ajudar a ter sucesso junto das mulheres. A este animado grupo entra a jovem e sensual professora (Jennifer Lopez) que mostra a John um novo universo de ritmo, música e paixão.
Começa a chegar tarde a casa e começam as peripécias com a esposa – que chega a pensar que ele tem um caso –, mas tudo acaba em bem e John encontra um novo ânimo na sua relação familiar.
Vamos dançar? é uma adaptação de um filme japonês que apaixonou os japoneses onde Richard Gere – que já tinha mostrado os seus dotes no musical Chicago – encarna na perfeição este homem de meia-idade que encontra na dança algo que faltava à sua vida.
De: Peter Chelsom
Com: Richard Gere, Jennifer Lopez, Susan Sarandon, Stanley Tucci
Origem: EUA
Ano: 2004
Duração: 106 minutos
Website: www.miramax.com/shallwedance/
domingo, janeiro 16, 2005
Comboio «Sud Express» inspira filme com rodagem terminada em Lisboa
O trajecto do comboio «Sud Express» inspirou o filme dos realizadores espanhóis Chema de la Peña e Gabriel Velázquez cuja rodagem terminou quinta-feira, em Lisboa, depois de ter passado por França e Espanha.
«Sud Express» conta dez histórias quotidianas que se entrecruzam ao longo do trajecto do comboio, que parte de Paris e termina em Lisboa, com o objectivo de dar a conhecer a emergente realidade social da Europa.
«O filme conta histórias paralelas e liga-as ás terras por onde o comboio passa», relatou à agência Lusa Diogo Colares Pereira, responsável da Fábrica de Imagens, co-produtora, em Portugal, do documentário ficcionado.
Em Portugal, as filmagens passaram por quatro localidades - Vilar Formoso, Fátima, Cartaxo e Lisboa - e conta com quatro actores nos 10 principais papéis.
Diogo Colares Pereira conta com entusiasmo que uma das particularidades de «Sud Express» é a ausência de actores profissionais entre as 70 pessoas que representam no filme.
Trata-se de histórias peculiares como a de um cão que fugiu numa cidade e que é encontrado noutra, por onde o comboio passa, ou a de um emigrante que reencontra um amor antigo no comboio.
A ideia de fazer um filme sobre o «Sud Express» era um sonho antigo dos realizadores Chema de la Peña e Gabriel Velázquez, conta uma responsável da produtora espanhola Artimaña, que sendo naturais de Salamanca sempre viram o comboio internacional a passar por lá.
As rodagens começaram dia 15 de Novembro em Paris e terminaram ontem em Lisboa - tendo decorrido em várias cidades francesas, espanholas e portuguesas - e os produtores acreditam no sucesso do trabalho, pelas suas particularidades e porque hoje está bastante na moda o modelo do documentário ficcionário.
in TSF
solidariedade do estrelato
Brad Pitt, Jane Seymour and Jay Leno chat during NBC's 'Tsunami Aid: A Concert of Hope,' January 15, 2005 in Burbank, California. Dozens of celebrities appeared to help the network raise funds for relief efforts.
NBC Universal Photo/Bjerke
Bryan Adams perform during the Canada For Asia in Toronto Thursday Jan. 13, 2005. The cream of Canadian show business, the arts and sports assembled at the CBC broadcasting center Thursday evening to take part in Canada For Asia, a three-hour, history-making live telecast in support of relief efforts for the tsunami victims of South Asia. (AP Photo/Aaron Harris)
Quentin Tarantino and Nicholas Cage backstage during NBC's 'Tsunami Aid: A Concert of Hope' January 15, 2005 in Burbank, California. Dozens of celebrities appeared to help the network raise funds for relief efforts. NBC Universal Photo/ Paul Drinkwater
[Esta foto é mesmo pelas saudades de David Duchovny]
David Duchovny and Tea Leoni arrive at the 11th Annual British Academy of Film and Television Arts Los Angeles Tea Party honoring the 2004 Golden Globe nominees, Saturday, Jan. 15, 2005, in Los Angeles. (AP Photo/Mark J. Terrill)
Marge fez permanente?
In this illustration released by Dove, Marge Simpson, the animated mom from 'The Simpsons,' is helping market a new hair care line in a campaign of new magazine ads for Dove Styling. The company says Marge and other characters got a temporary makeover for the promotion, trading their usual hairstyles for 'beautiful styles that move naturally.' (AP Photo/Dove)
Six Feet Under
É incrivel como uma série de televisão nos consegue tocar. Bem lá dentro do nosso âmado. Em aspectos diferentes e importantes. Seinfeld é uma série de culto, que via quando estava no meu segundo ano de faculdade, e me deitava às 3h da manhã para poder vê-la.
Sete Palmos de Terra. (2) Tenho passado os meus serões de sábado a acompanhar dois episódios seguidos, que passam na A Dois. Série fantástica que tem uma capacidade de surpreender fascinante. Aqui estamos a ver vidas de pessoas que, embora aparentemente não tenham nada a ver connosco, acabam por estar relacionadas com a nossa vida em tantos sentidos e formas. A vida é-nos apresentada com esperanças, frustrações, situações embaraçosas, amizade, união e discussão familiar, homossexualidade, morte, infidelidade, morte, depressões, vida, problemas mentais, indecisões pré-universitárias. Enfim. Um sem número de situações e personagens apaixonantes em tantos sentidos. É cativante e até pedagógico, pelo menos para mim.
Sinopse:
"Sete Palmos de Terra", da autoria de Allen Ball, o mesmo argumentista de "American Beauty", considerada a melhor série de televisão de 2002 e premiada com dois Globos de Ouro, continua no nosso convívio em mais uma série de novos episódios.
Teve um estrondoso êxito nos Estados Unidos e noutros países desde que começou a ser exibida.
Como diz o Washington Post, "Sete Palmos de Terra", incita a uma devoção compulsiva. "Sete Palmos de Terra", é uma série dramática que nos dá uma visão trági-cómica da vida e da morte segundo a perspectiva de uma família americana disfuncional de Pasadena, que possui e dirige uma agência funerária.
"Sete Palmos de Terra" é uma série estranha, densa, profunda e cruzada por uma interessante dose de humor negro.
"Sete Palmos de Terra" fala-nos sobre a vida, apesar de tratar de morte e é brilhantemente escrita e interpretada. [Já está disponível o DVD!!]
Duração: 60 Minutos
Autoria: Allen Ball
Produção: Allen Ball e Robert Greenblat
Realização: Miguel Artete e Daniel Attias
Com: Peter Krause, Michael C. Hall, Frances Conroy, Lauren Ambrose, Freddy Rodriguez, Mathew St. Patrick, Rachel Griffiths
NOTÍCIA
Ball faz funeral a 'Sete Palmos de Terra'
Alan Ball vai pôr um ponto final na série de culto de que é argumentista e produtor, Sete Palmos de Terra. Ball confirmou à BBC que a quinta e última temporada entra em fase de produção na próxima semana. «Se a série é sobre algo, é precisamente sobre o facto de tudo ter um fim», resumiu Ball.
Produzida pela HBO, Sete Palmos de Terra ganhou vários prémios, entre os quais dois Globos de Ouro e seis Emmy, e colecciona uma imensa legião de fãs. A produtora confirmou a morte anunciada da série, mas não diz quando vão ser emitidos os derradeiros episódios.
«Vou sentir saudades de tantos talentosos argumentistas, equipa, actores e vou estar sempre grato à HBO por nos permitir e encorajar a contar a história que concebemos», disse Ball à BBC.
Para além de Sete Palmos de Terra, a HBO Internacional produz séries como Os Sopranos e Sexo e a Cidade.
Sete Palmos de Terra conta a história de uma família de agentes funerários de Pasadena, na Califórnia. Os fãs portugueses podem ver a segunda temporada da série (que a 2: já passou) na Fox, a partir das 21.30 do próximo sábado.
Outras séries muito boas são Angels in America, 24, Sopranos... entre outras.
sexta-feira, janeiro 14, 2005
"Jump Shot" com Vito e Basinger
Danny de Vito em vez de beijar o grande amigo, Michael Douglas irá contracenar com Kim Basinger.
> Danny DeVito, Kim Basinger and Forest Whitaker are about to jump to attention on the indie ensemble drama "Jump Shot" which begins shooting January 18th in Los Angeles.
Nick Cannon, Carla Gugino, Jay Mohr, Kelsey Grammer and Ray Liotta are also on board the project, which is a series of intertwining stories on how gambling and drugs destroy people's lives.
Mark Rydell ("On Golden Pond", "The River", "The Rose") will direct from a script by Robert Tannen.
in Hollywood Reporter