segunda-feira, janeiro 24, 2005
Scorsese e Eastwood Ganham Pré-campanha para Os Óscares
> Leonardo DiCaprio apareceu em jantares da Associação da Imprensa Estrangeira e a visionamentos; Clint Eastwood, normalmente avesso a entrevistas, deu várias estrategicamente colocadas para potenciar o seu filme "Million Dollar Baby"; Michael Moore anda em campanha para impor "Fahrenheit 9/11" como nomeado para Óscar de Melhor Filme e tem sido convidado assíduo de programas de televisão de grande audiência, como "The Tonight Show" ou "Today". Amanhã são anunciados os candidatos aos Óscares e na promoção dos filmes vale (quase) tudo.
A "campanha" para se conseguir nomeações para as estatuetas douradas teve este ano uma animação especial com a antecipação da 77ª cerimónia de entrega dos Óscares de fins de Março para 27 de Fevereiro (uma segunda-feira, como é tradição) no Kodak Theatre, no Hollywood Boulevard, Los Angeles - o mestre de cerimónias é o actor cómico Chris Rock. É por isso que está em alta a participação de estrelas em acções de "propaganda" que até há pouco tempo seriam impensáveis. Por exemplo, entrevistas a "sites" da Internet.
Michael Moore, realizador do documentário-acontecimento de 2004, é dos que mais se tem desdobrado. Moore assumiu que o objectivo do filme politicamente empenhado era impedir a reeleição do Presidente norte-americano George Bush; falhado este objectivo, quer ver "Fahrenheit 9/11" nomeado para Óscar de Melhor Filme e tem recebido ajudas. A Directors Guild colocou o seu filme como indicado para Melhor Documentário nos prémios da Guild, quando a mesma organização há dois anos não tomou em consideração outro filme de Moore, "Bowling For Columbine" (que acabou por vencer o Óscar de Melhor documentário de 2003). Por já ter ganho este prémio e por "Fahrenheit 9/11" ter passado na televisão, Michael decidiu apostar agora na categoria de Melhor Filme. Se tivesse optado por Melhor Documentário teria mais hipóteses de ser nomeado, dado que concorrem menos obras e o comité de escolha da Academia é mais pequeno e logo mais fácil de ser "influenciado". Amanhã vai saber-se se conseguiu o que queria.
in Público
Comments:
Enviar um comentário