<$BlogRSDURL$>

domingo, janeiro 16, 2005

Comboio «Sud Express» inspira filme com rodagem terminada em Lisboa 


O trajecto do comboio «Sud Express» inspirou o filme dos realizadores espanhóis Chema de la Peña e Gabriel Velázquez cuja rodagem terminou quinta-feira, em Lisboa, depois de ter passado por França e Espanha.

«Sud Express» conta dez histórias quotidianas que se entrecruzam ao longo do trajecto do comboio, que parte de Paris e termina em Lisboa, com o objectivo de dar a conhecer a emergente realidade social da Europa.
«O filme conta histórias paralelas e liga-as ás terras por onde o comboio passa», relatou à agência Lusa Diogo Colares Pereira, responsável da Fábrica de Imagens, co-produtora, em Portugal, do documentário ficcionado.
Em Portugal, as filmagens passaram por quatro localidades - Vilar Formoso, Fátima, Cartaxo e Lisboa - e conta com quatro actores nos 10 principais papéis.

Diogo Colares Pereira conta com entusiasmo que uma das particularidades de «Sud Express» é a ausência de actores profissionais entre as 70 pessoas que representam no filme.
Trata-se de histórias peculiares como a de um cão que fugiu numa cidade e que é encontrado noutra, por onde o comboio passa, ou a de um emigrante que reencontra um amor antigo no comboio.

A ideia de fazer um filme sobre o «Sud Express» era um sonho antigo dos realizadores Chema de la Peña e Gabriel Velázquez, conta uma responsável da produtora espanhola Artimaña, que sendo naturais de Salamanca sempre viram o comboio internacional a passar por lá.
As rodagens começaram dia 15 de Novembro em Paris e terminaram ontem em Lisboa - tendo decorrido em várias cidades francesas, espanholas e portuguesas - e os produtores acreditam no sucesso do trabalho, pelas suas particularidades e porque hoje está bastante na moda o modelo do documentário ficcionário.
in TSF

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?