<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 29, 2004

Banif vai financiar Lars von Trier  


Nicole: "Olha para ele que até já tem fundos de bancos portugueses... Lars, como é que fazes isso?"

> Financiar filmes de Lars von Tiers, apoiar grandes produções musicais ou jovens talentos estão entre os projectos de um fundo de investimento do Banif.

Apostado em inovar, o Banif Banco de Investimento (BBI), instituição financeira de Horário Roque, vai lançar durante o próximo ano um novo fundo especial vocacionado para investir em talentos artísticos e desportivos de diversas modalidades, em filmes, teatro, grandes produções musicais, programas de televisão e jogos de vídeo.

Chama-se Fundo de Talentos Artísticos e Desportivos, estará disponível para investidores institucionais e particulares, e o BBI admite colocar numa primeira fase 10 milhões de euros. Dois anos depois, se o produto tiver sucesso, o banco abrirá o fundo a novos investidores. "É um fundo original, novo, alternativo, e que aguarda ainda autorização das autoridades de supervisão", afirmou Artur Silva Fernandes, presidente da BBI. Já não é a primeira vez que o Banif aposta em fundos de investimento especiais: o primeiro foi o Fundo de Arte - com 30 por cento do investimento canalizado para artistas portugueses -, e o segundo o Fundo de Gestão Patrimonial.

O BBI, explicou Artur Fernandes, entrou no Fundo de Talentos - cuja sociedade gestora ainda não está constituída - comprando dez por cento do capital de uma empresa que irá produzir dez filmes de baixo orçamento do conhecido realizador de cinema independente dinamarquês Lars Von Tiers, que funcionará, de certa forma, como o primeiro talento promovido. O Banif, adiantou Artur Fernandes, quando adquiriu esta participação impôs a presença em pelo menos um filme de actores portugueses, e rodagens em Portugal. Para o apoiar nesta operação, o Banif, que está aberto a parcerias nesta área, tem para já um "adviser"/conselheiro alemão. Em Portugal já há um grupo de media nacional interessado numa eventual parceria para a área da televisão. A Media Capital, de quem o Banif foi co-líder na colocação da oferta pública de venda em bolsa, e que controla a NBP, maior produtora televisiva portuguesa, poderá ser uma potencial interessada na parceria.

Artur Fernandes adiantou ainda que na área do "private equity" criou há cerca de um ano uma sociedade de capital de risco, a NewCapital, cujo objectivo é apoiar novas empresas com potencial de crescimento, as chamadas "start ups". A NewCapital - que actualmente gere três fundos - tem uma parceria com a FLAD (20 por cento) e a Associação Empresarial Portuguesa (20 por cento).
in CineCartaz - ver mais

Com fome para mais Hannibal? 


Novo livro da saga do interessante e temível Hannibal Lecter será editado no Outono de 2005

O novo livro da saga de Hannibal Lecter, o médico canibal interpretado por Anthony Hopkins em «O Silêncio dos Inocentes», será editado no Outono do próximo ano, indicou esta quinta-feira a editora Bantam Dell.

O romance, da autoria de Thomas Harris, intitular-se-á «Behind The Mask», revelou o presidente da editora, Irwyn Applebaum.
«Milhões de leitores em 25 idiomas interrogam-se como é que o dr. Lecter desenvolveu o seu apetite particular pelo mal. Este romance vai satisfazer a sua curiosidade», acrescentou.
Os direitos cinematográficos de «Behind The Mask» já foram adquiridos pela Dino DeLaurentiis Company, que produziu os filmes «Hannibal» e «Dragão Vermelho».
O primeiro filme da saga, «O Silêncio dos Inocentes», contou com Anthony Hopkins e Jodie Foster nos papéis principais.

Espaço Karnart recebe sessões de Super 8 a partir do dia 10

O espaço Karnart, em Lisboa, recebe a partir de 10 de Novembro até 21 de Novembro sessões em Super 8, denominadas «Pocket Movies», de Paulo Abreu.
Os pequenos filmes experimentais captados em Super 8 exploram técnicas como o time lapse, o filme riscado e pintado, a antítese musical e o stop motion entre outros.
As sessões têm início do dia 10 até 17 de Novembro, prosseguindo a 17 e mantendo-se até 21 de Novembro.

decadente 


O actor do "Rei dos Gazeteiros", Jeffrey Jones alegadamente gosta de brincar com vestidos com crianças... mesmo quando não é o dia das bruxas ou carnaval. Está a ser investigado pela polícia.

quinta-feira, outubro 28, 2004

"Ray" Charles, o filme 


O actor Jamie Foxx retrata o já falecido cantor e músico Ray Charles, numa cena do novo filme "Ray", realizado por Taylor Hackford. O filme estreia nos EUA dia 29, sexta-feira.

Jude Law em "Alfie" 


O actor Jude Law aparece aqui numa cena do novo filme que protagoniza, Alfie. Com este filme Law assume papeis em três novos filmes lançados nos últimos 4 meses de 2004, impressionante!
Exemplos de: "Sky Captain and the World of Tomorrow" (2004) e "I Heart Huckabees" (2004).

Argumento:
A stylish reinvention of the 1960's classic Alfie, this film is a humorous, sexy and often touching tale of a philosophical womanizer (Jude Law) who is forced to question his seemingly carefree existence.

Elenco: Jude Law, Marisa Tomei, Omar Epps, Nia Long, Jane Krakowski, Sienna Miller.

Jeff Nathanson escreve Indiana Jones 4 


Capa fictícia.

Argumentista de «Apanha-me se Puderes» vai escrever guião de «Indiana Jones 4»

O argumentista Jeff Nathanson («Apanha-me se Puderes» e «Speed 2») foi contratado para escrever o argumento do próximo capítulo da saga de «Indiana Jones», noticia a imprensa norte-americana esta quarta-feira.

Nathanson substitui Frank Darabont («Os Condenados de Shawshank») que foi rejeitado pelo realizador Steven Spielberg e pelo produtor George Lucas.
A escolha do argumentista tem se revelado atribulada, com vários nomes a terem sido testados.
Após o argumento ser aprovado por Spielberg, Lucas e pelo actor Harrison Ford sera ainda necessário aguardar que Ford e Spielberg estejam livres. O realizador está a trabalhar actualmente no remake de «Guerra dos Mundos» e o actor vai participar em «the Wrong Element» e em «Godspeed».

Keith Richards faz de pai de Johnny Depp em novo filme 



Lá cara de pirata tem ele... só por isso já é uma boa escolha.

> O guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, foi convidado para interpretar o papel de pai de Johnny Depp no filme «Pirates of the Caribbean: Treasures Of The Lost Abyss»

O próprio Johnny Depp admitiu que se tinha inspirado em Richards para interpretar a personagem do Capitão Jack Sparrow quando filmou a primeira parte da sequela.
O realizador Gore Verbinski programou o inicio das gravações para o mês de Fevereiro de 2005.

domingo, outubro 24, 2004

Festival de Cinema Documental 


Começa hoje com "The Revolution will not be Televised".

O II Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa arranca hoje (dia 24) no grande e pequeno auditório da Culturgest e mantém-se até dia 31 de Outubro.

O evento apresenta cerca de 60 filmes repartidos por cinco secções: «Competição Internacional», «Para onde vai o documentário português?», «Foco sobre Espanha», «Como entender o Médio Oriente?» e «Sessões Especiais».
Filmes portugueses e alguns estrangeiros serão apresentados pelos próprios realizadores. Seguir-se-ão as projecções dos filmes legendados em português.

Durante oito dias de intensa actividade, o Festival apresenta novas formas de pensar, de ver o mundo e de comunicar. O evento aposta numa visão sobre o ressurgimento do cinema político e o passado enquanto conhecimento da história, mas também aborda uma nova forma de documentário contemporâneo onde a fronteira entre ficção e realidade se revela cada vez mais dissipada.

Acha Mesmo Que o Mundo É como o Vê na Televisão?
por Alexandra Prado Coelho e Vasco Câmara

A realidade é uma questão de ângulo?
Numa cena do documentário "The revolution will not be televised" vê-se um grupo de civis sobre uma passagem elevada numa rua, protegidos por um prédio, e a disparar contra outra rua em baixo. As imagens foram exibidas pelos canais privados venezuelanos que explicaram que se tratava de apoiantes do Presidente Chavez a disparar contra uma manifestação pacífica de civis anti-Chavez, e que os tiros tinham provocado feridos e mortos.

Mas de repente o plano abre-se e já não vemos apenas os pró-Chavez de armas na mão a disparar para baixo. Vemos também a rua de baixo. E está vazia.
Os autores do documentário, uma equipa de televisão irlandesa, mostram claramente como as televisões privadas, que apoiavam os golpistas que em Abril de 2002 tentaram derrubar Chávez, tinham um objectivo ao mostrar aquelas imagens daquele ângulo. Era a realidade que lhe convinha: os apoiantes do Presidente a disparar contra civis desarmados.

"The revolution will not be televised" é o filme escolhido para abrir a II edição do festival de documentários DocLisboa 2004 (domingo, 24, às 18h), na Culturgest. Não é por acaso, cabe-lhe a abertura por causa do simbolismo: as coisas podem ser vistas de outra maneira. É isso - que a realidade muitas vezes não cabe nos limites da televisão - o que os organizadores deste festival querem mostrar. A forma como eles o disseram daria até um "slogan" para agitar: "Vamos mostrar filmes sobre assuntos que passam todos os dias na televisão e que não vemos todos os dias na televisão".
in Y - Público (ver o resto)

sexta-feira, outubro 22, 2004

Mercado de DVD's com novos títulos em Outubro 


A "Janela Secreta" com Johnny Depp e John Turturro (na foto) é um dos filmes a sair em DVD. Confesso que ia com expectativas altas para este filme que sairam na altura frustradas. Prefiro a "Nona Porta".

> A Columbia Tristar acaba de lançar em Portugal, simultaneamente para aluguer e venda directa, o DVD do filme «A Janela Secreta», do realizador David Koepp, onde o protagonista é Johnny Deep. O DVD estará à venda a partir da próxima quarta-feira.

Na mesma data também disponíveis no mercado de aluguer e venda directa estão os DVD’s dos filmes «O Código», do realizador Ilan Goldman, e «Escola de Ódio», um filme que ensina as lições mais importantes das nossas vidas.
Desde a passada quarta-feira, dia 20 de Outubro, está disponível no mercado de venda directa e aluguer a película «Bem-Vindos à Selva», de Peter Berg que conta a história de uma aventura em plena Amazónia.
Apenas no mercado de aluguer está também, desde a passada quarta-feira, o filme «Carandiru», de Hector Babenco, um massacre que comoveu o mundo. Os seus protagonistas são Rodrigo Santoro, Milton Gonçalves, Caid Blat, entre outros.

Von Trier espera grande polémica com “Manderlay” 


Filme de Von Trier estreia em 2005. Bryce Dallas, a protagonista, aparece nesta foto na sua participação no filme "A Vila", de M. Night Shyamalan.

Com: Isaach De Bankolé, Bryce Howard Dallas, Willem Dafoe
Realizador e argumentista: Lars Von Trier

> O realizador dinamarquês Lars Von Trier, que já conquistou o rótulo de antiamericano com "Dogville", espera que o seu novo filme, "Manderlay", provoque reacções ainda mais extremadas do público.

"Não acredito que farei muitos amigos com o filme, mas, em troca, criar-se-á uma irmandade entre o Ku Klux Klan e os negros, porque ambos terão muita vontade de matar-me", diz o cineasta ao diário "Politiken".

O filme, que trata da exploração dos negros no sul dos Estados Unidos na década de 30, é a segunda parte da trilogia iniciada com "Dogville" dedicada por Von Trier àquele país. O elenco, a exemplo de "Dogville", está repleto de estrelas: Bryce Dallas, Danny Glover, Willem Dafoe, Lauren Bacall, Jean-Marc Barr, John Hurt, Udo Kier e Chloë Sevigny.

Quanto ao ultimo tomo da trilogia, o realizador já veio dizer que este só deverá chegar às salas dentro de alguns anos.
in Publico.pt

«You talkin` to me?» eleita melhor deixa de sempre 




A frase «You talkin` to me?» dita por Travis Bickle, interpretado por Robert De Niro, em «Taxi Driver» foi eleita a melhor deixa de sempre num inquérito realizado no Reino Unido pela Odeon junto de 90 gerentes de cinemas.

A frase dita pela personagem encarnada por De Niro em frente a um espelho no filme realizado por Martin Scorsese em 1976 venceu a concorrência de «Bond, James Bond».
A célebre frase de James Bond, o 007 interpretado por Sean Connery em «Dr. No», foi a segunda deixa mais votada.
O top 10 inclui ainda a frase de Clark Gable em «E Tudo o Vento Levou» - «Frankly, my dear, I don’t give a damn» - e «May the Force be With You», de «A Guerra das Estrelas».

Top 10:
1- You Talkin to Me? – «Taxi Driver»
2- Bond, James Bond – «Dr No»
3- What’s it All About? – «Alfie»
4- Frankly My Dear, I Don’t Give a Damn – «E Tudo o Vento Levou»
5- We’re Gonna Need a Bigger Boat – «Tubarão»
6- Nobody Puts Baby in a Corner – «Dirty Dancing»
7- You’re Only Supposed to Blow the Bloody Doors Off! – «Golpe em Itália»
8- May the Force be With You – «A Guerra das Estrelas»
9- Show Me the Money! – «Jerry Maguire»
10- Yeah, Baby, Yeah! – «Austin Powers»

quarta-feira, outubro 20, 2004

Bruce Willis e Morgan Freeman vão contracenar em policial 


Os actores Bruce Willis («O Sexto Sentido») e Morgan Freeman («Os Condenados de Shawshank») vão contracenar no filme policial «Lucky Slevin», que será realizado pelo escocês Paul McGuigan, noticia esta terça-feira a revista Variety.

O filme conta ainda com a participação de Lucy Liu («Os Anjos de Charlie»), Josh Hartnett («40 Dias e 40 Noites») e Ben Kingsley («Ghandi»).
As filmagens terão início em Dezembro em Montreal, no Canadá, e o filme deverá ser lançado no próximo ano, acrescenta a revista.

Número Festival em Novembro no CCB 

Multimédia, filme e música
Número Festival decorre em Novembro no CCB

A 5ª edição do festival internacional de multimédia, filme e música de Lisboa, conhecido como Número Festival, vai decorrer pela primeira vez no espaço do Centro Cultural de Belém e no Fórum Lisboa, entre 3 e 13 de Novembro.

A edição é subordinada ao tema "Civilização de Imagens - Civilização de Clichés" e da sua programação fazem parte concertos com Dani Siciliano, Pan Sonic ou Juana Molina, uma retrospectiva de vídeo brasileiro, conferências, feira de cultura & tecnologia e exposições.

O lançamento ocorre a 3 de Novembro, no Fórum Lisboa, com uma entrega de "Prémios Portugueses Multimédia", uma iniciativa conjunta do ICAM e do Número, que pretende incentivar trabalhos no campo dos chamados "novos media" (vídeo-imagem, música-som e tecnologia móvel). Na sessão inaugural, para além de pequenas actuações de Rui Reininho, Micro Audio Waves, D-Mars, Camané e Lura, será possível assistir à prestação da inglesa Ann Shenton dos Add (N) To X.

O festival continuará no fim-de-semana de 5 e 6 de Novembro no CCB com concertos, sessões DJ e mostra de DVDs (Warp, Funkstorüng). No primeiro dia será possível assistir à estreia em Portugal da cantaudora argentina Juana Molina, que acabou de lançar o álbum "Tres Cosas", e da inglesa das electrónicas abstractas, Mira Calix, da editora Warp. A habitual cúmplice de Herbert, a americana Dani Siciliano, virá apresentar mais uma vez o álbum deste ano, "Likes...", enquanto os finlandeses Pan Sonic deverão revelar a electrónica bizarra do álbum "Kesto". Os portugueses Bulllet e Nicorette completam o cartaz do primeiro dia. No segundo, os britânicos Trevor Jackson, da editora Output, e Ann Shenton e os portugueses 1-Uik Project, Post It, Submarine e Factor Activo estarão em destaque.

Nos dois fins-de-semana seguintes decorrerão várias conferências dedicadas aos "novos media", onde participarão convidados portugueses e estrangeiros como Peppino Ortoleva (Mediasfera), Christine Van Assche (Georges Pompidou) ou Roberto Moreira S. Cruz (Itaú Cultural), enquanto no Fórum Lisboa decorrerá, de 4 a 8, a retrospectiva de vídeo brasileiro. No Centro Cultural de Belém, os bilhetes diários custam 15 euros e 25 para os dois dias. No Fórum Lisboa a entrada é livre.
in CineCartaz

terça-feira, outubro 19, 2004

Taxi, com Ana Cristina Oliveira 


Ingrid Vandebosch, Ana Cristina Oliveira, Gisele Bundchen e Magali Amadei no filme Taxi da 20th Century Fox - 2004.


Elenco: Queen Latifah, Jimmy Fallon, Ann-Margret, Ana Cristina De Oliveira [não percebo porque é que em todos os sites oficiais e não oficiais o nome aparece com "de"], Jennifer Esposito
Realização: Tim Story
Produção: Luc Besson

"Taxi" com Ana Cristina Oliveira estreou a semana passada nos Estados Unidos

A actriz e modelo portuguesa Ana Cristina Oliveira fez a partir da semana passada a sua estreia, num papel de destaque, nos ecrãs de cinema norte-americanos no filme “Taxi”, uma versão de Hollywood para o filme homónimo francês. É uma assaltante num bando de top-models, chefiado pela brasileira Gisele Bündchen.

Uma espécie de “Anjos de Charlie” ao contrário, “Taxi”, dirigido por Tim Story, que realizou "Barbershop" e trabalha agora na adaptação cinematográfica do Quarteto Fantástico, conta do lado da Lei com as estrelas Queen Latifah e Jimmy Fallon (célebre pela participação no clássico da comédia televisiva “Saturday Night Live”). Ela, uma taxista, e ele, um polícia, passam o filme a perseguir em alta velocidade um quarteto de modelos-assaltantes brasileiras, composto por Gisele Bündchen, Ana Cristina, Ingrid Vandebosch e Magali Amadei.

Ao contrário do que sucede com a top-model brasileira, "Taxi” não é uma estreia no cinema para Ana Cristina. A actriz, que se tornou mundialmente conhecida com a participação num anúncio da marca Levis, encabeçou o elenco do filme “Tudo Isto é Fado”, de Luís Galvão Teles, estreado no início do ano em Portugal, e participou nas filmagens de duas produções norte-americanas: "Raising Helen - A Educação de Hellen" e “Molly”; além de uma breve aparição no português “Ao Fim da Noite” (1991), de Joaquim Leitão. No seu currículo, Ana Cristina conta ainda com participações nas séries de televisão norte-americanas "Wonderland" e "Felicity" (que foi transmitida pela RTP).

As críticas iniciais a “Taxi”, cujo original foi um grande sucesso do cinema francês, com argumento de Luc Besson (que assina a produção da versão norte-americana) e que teve direito a sequela em França, não são muito abonatórias. Dave Kehr, do "New York Times", rotulou-o de “filme insípido, inacabado”, enquanto o crítico da Reuters Kirk Honeycutt chama-lhe “repetitivo, mal concebido e pobremente executado”. Honeycutt refere um pormenor curioso da película: para que se perceba que a taxista representada por Queen Latifah é inteligente, esta refere, numa mostra de sabedoria linguística, que as más da fita falam português. “O único problema é que se esqueceram de filmar uma cena em que ela as ouvisse falar [português]”, assinala o crítico.
in Publico.pt


A portuguesa Ana Cristina (à esquerda) no seu primeiro filme de dimensão internacional e a brasileira (modelo) Gisele Bundchen (à direita) pela primeira vez como actriz. Gisele é actual namorada de Leonardo DiCaprio... João Tomé

segunda-feira, outubro 18, 2004

Jeremy 


Ass. Gas da Grass...
O actor Jeremy Piven aparece aqui numa passagem de modelos nos Estudios Smashbox em Culver City (CAlifórnia). Ontem o actor de 39 anos terminou a produção do filme "Two for the Money" com Al Pacino e começa agora os ensaios para a peça de Neil Labute "Fat Pig", em Nova Iorque. Vida de actor de hollywood (dos mais afortunados) é movimentada...
Foto: AP Photo/Jennifer Graylock

domingo, outubro 17, 2004

Depp não vê os seus filmes 



Johnny Depp no Festival de Veneza em Setembro.

Um dos actores mais carismáticos dos últimos anos prefere não ver os seus filmes. Johnny Depp, um americano que vive em Paris, prefere preservar as suas memórias de como foi trabalhar no filme puras e não adulteradas pelo produto final. O actor de 41 anos, recentemente eleito em Inglaterra como o actor mais carismático nos filmes em que participa, explica assim o seu fetiche: "Não quero ver a maior parte dos meus filmes. Eu penso sempre que depois de um trabalho estar feito o que surge depois não é nada da minha conta. Por isso, se poder evitar ver o produto final não vejo, porque depois tudo o que tenho na minha cabeça é a experiência que passei e sinto-me muito bem com as experiências que já tive."

Entretanto, "Shantaram" poderá ser um dos próximos filmes de Depp. Trata-se de um livro de Gregori David Roberts que será recentemente publicado e que atraiu a atenção da Warner Bros. Pictures e a produtora de Johnny Depp Infinitum Nihil. Produtora e distribuidora já adquiriu s direitos para fazer um filme do romance. Johnny Depp deverá ser o marrador, um jovem australiano que escapa para de uma prisão e começa a construir uma nova vida na India, antes de combater ao lado dos rebeldes na sua luta contra os russos no Afeganistão.


Johny Depp e Kate Winslet chegam à estreia no Reino Unido do filme "Finding Neverland" em Londres hoje, dia 17. Foto: David Bebber


Os próximos e últimos filmes:
Rum Diary, The (2005) (in production) .... Paul Kemp
Diving Bell and the Butterfly, The (2006) (announced) .... Jean-Dominique Bauby
Pirates of the Caribbean 2 (2006) (pre-production) .... Captain Jack Sparrow
Corpse Bride, The (2005) (filming) (voice) .... Victor
Charlie and the Chocolate Factory (2005) (filming) .... Willy Wonka
Libertine, The (2004) .... Rochester
Finding Neverland (2004) .... J.M. Barrie
Ils se marièrent et eurent beaucoup d'enfants (2004) .... L'inconnu
Secret Window (2004) .... Mort Rainey

Factos:
Johnny Depp também é conhecido como: Oprah Noodlemantra

Voted EMPIRE's (UK) "sexiest male movie star of all time" [1995]
Arrested for being in a fight with paparazzis in front of a restaurant in London. [January 1999]

River Phoenix died outside his L.A. club The Viper Room at 8852 Sunset Boulevard.
Featured on a rock album from British band, 'Oasis'. He plays lead slide guitar on the track, "Fade In-Out". Noel Gallagher, Oasis's lead guitarist, was allegedly too drunk to perform it himself, so celebrity pal Depp stepped in and nailed the lead on one take.

Ex-fiancees: Sherilyn Fenn, Jennifer Grey, Winona Ryder.
When engaged to Winona Ryder, he had 'Winona forever' tattooed on his arm. After the broke up he had the n and a surgically removed to simply say 'Wino forever'!.
Played as guitarist in a band called "The Kids"
Currently plays in a band called "P"
Grew up in Florida.

sábado, outubro 16, 2004

::promoção:: 


Matt Damon e a actriz alemã Franka Potente posam para as habituais e quase obrigatórias fotografias na estreia do filme (já estreado em Portugal) "The Bourne Conspiracy" na praça Potsdamer em Berlim, este sábado.
Foto: AP Photo/ Jan Bauer


Ben Affleck cumprimenta em Hollywood, James Gandolfini na estreia do filme que ambos protagonizam "Surviving Christmas". O filme conta a história de um homem solitário (Affleck), que aluga UMA FAMÍLIA para as férias.


O elenco do filme "Surviving Christmas" (esq. para direita): Josh Zuckerman, Catherine O'Hara, Christina Applegate, Ben Affleck e James Gandolfini.

sexta-feira, outubro 15, 2004

Chris Rock apresenta 77ª Cerimónia dos Óscares 




A próxima cerimónia de entrega dos Óscares vai ter apresentação do actor Chris Rock, anunciou esta quinta-feira a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood.
Rock, de 39 anos, é conhecido pela sua participação em filmes como «Dogma», e «Más companhias» em que contracenou com Anthony Hopkins. Também participou regularmente no programa «Saturday Night Live», tendo ganho três Emmys.
A 77ª Cerimónia dos Óscares da Academia acontece no dia 27 de Fevereiro.

quarta-feira, outubro 13, 2004

Super Homem no more 


Morreu o actor Christopher Reeve.






Marilyn Manson vai participar em remake de «Alice no País das Maravilhas» 



O polémico músico norte-americano Marilyn Manson vai interpretar a personagem da Rainha de Copas, num remake do clássico «Alice no País das Maravilhas».

De acordo com a MTV, as gravações da película, que se vai chamar «Living In Neon Dreams» e contará ainda com as interpretações de Daryl Hannah, Tim Roth e Jonathan Pryce, vão começar no próximo mês, na Alemanha e na África do Sul.
«Eu não vou apenas interpretar uma drag queen, vou interpretar uma mulher. Há uma grande diferença, e há dá mais trabalho interpretar este tipo de papel», considerou o músico, em declarações à estação de televisão.

sábado, outubro 09, 2004

Coração Bazar | «Democratizar a cultura» 



A maturidade de Regina Duarte num monólogo

Alegre. Apaixonada. Bem disposta e com muita maturidade e amor na voz. Regina Duarte, celebrizada em telenovelas como Roque Santeiro, está de regresso a Portugal para fazer uma tourné com peça teatral Coração Bazar, onde interpreta seis personagens com personalidades distintas num monólogo que a coloca sozinha no palco. A actriz construiu com base em textos de escritores famosos – de Carlos Drummond de Andrade ou Vinícius de Moraes a Florbela Espanca e Fernando Pessoa – uma peça positiva sobre a vida humana. Em destaque está a alegria de viver, a passagem do tempo, a morte, e como o amor e o companheirismo podem dar mais sentido à vida. Uma peça para fazer reflectir.

por João Tomé

Vejam aqui a entrevista que fiz a Regina Duarte

sexta-feira, outubro 08, 2004

Tecnologia na projecção dos filmes 


Mira Sorvino e Robin Williams à chegada da antestreia do filme "The Final Cut" no Festival de Berlim. A Lions Gate Films lança este filme de ficção científica este mês, aquele que será o primeiro blockbuster de Hollywood a confiar na tecnologia por satélite para enviar o filme para computadores em cada cinema e que depois projectam na tela através de projectores digitais. Tecnologia, on the way of cinema.

Avril Lavigne a próxima Courtney Love? 


Será que a calma Avril consegue encarnar a excêntrica Love?

> A cantora canadiana Avril Lavigne quer a todo o custo interpretar o papel de Coutney Love num filme que está a ser preparado, e até pintou o seu cabelo para ficar igual à polémica música norte-americana.

De acordo com a revista Teenhollywood, o filme vai explorar a vida da viúva de Kurt Cobain, desde a sua infância até esta última fase marcada pelos problemas com o álcool e as drogas, passando pela casamento com o antigo líder dos Nirvana e a sua carreira com as Hole.
«A Courtney (Love) é realmente simpática e é uma óptima mãe, seria uma honra interpretá-la», afirmou Avril Lavigne, explicando que tem vindo a procurar um papel que encaixe na sua personalidade, e que acredita que este poderá ser o tal.

Courtney Love também já revelou que gostaria de ver a jovem cantora canadiana a vestir a sua pele e que esta é «suficiente bonita» para o papel.

quinta-feira, outubro 07, 2004

Balas&Bolinhos: o Regresso 


A primeira sequela portuguesa
Personagens capazes de tudo. Irreverência e excessos. Situações muito cómicas misturadas com muita aventura. Estes são os ingredientes que Luís Ismael – que argumentista e realizador – colocou no regresso do Balas e Bolinhos, que é um filme de 2000, com 62 minutos, que se tornou de culto depois de passar pela Sic Radical e pelo Fantasporto. Na semana passada, estreou a sequela já com outras condições técnicas e 108 minutos de peripécias da legião dos “duros”. Tone, Culatra, Bino e Rato lembram-se agora de roubar um mapa do tesouro e as aventuras cómicas sucedem-se... Pelo meio o humorista Fernando Rocha também participa ao fazer de traficante de armas. O MagaCINE falou com o criador, actor e realizador, Luís Ismael (32 anos) sobre o projecto que promete divertir o máximo possível.

João Tomé

Como surgiu a ideia de fazer a primeira sequela portuguesa?
Quando acabámos o primeiro Balas e Bolinhos, em 2000, achámos muita graça aos personagens e pensámos que seria bom continuar aquelas histórias. Depois mais tarde eu reparei que não havia nenhuma sequela no cinema português. Também foi quase uma brincadeira: porque não fazer a primeira sequela do cinema português? Então uma noite, estando eu a passear com o meu cão, tive uma ideia muito gira para voltar a reunir aqueles personagens, algo que era exequível, senão nós não teríamos arrancado. Podiamos realizar a ideia com o dinheiro que nós tinhamos, por isso chamei as “tropas” e começámos a pré produzir o filme.

Como foi este upgrade, a passagem de um filme de cerca de 1500 euros e 62 minutos para outro com grande promoção, de 150 mil euros e 108 minutos?
O primeiro surgiu naturalmente, porque queriamos fazer algo diferente, queriamos fazer cinema. Mesmo que nos critiquem e digam que aquilo é amador, tudo bem, nós assumimos isso, mas pelo menos fizémos alguma coisa. Durante estes três anos que estivémos a aglomerar esforços e dinheiro para que as coisas corressem bem, com mais qualidade, também decidimos que só avançávamos para o próximo filme se tivéssemos boas condições técnicas para isso, o que aconteceu.

O que o levou a pegar nestas personagens portuguesas tão peculiares? Os portugueses são bons para parodiar?
Acho que tem a ver da forma como se pega nas particularidades portuguesas e estas personagens representam o desenrascanço, o deixar tudo para a última e a falta de rigor dos portugueses. Quando fiz o primeiro Balas e Bolinhos andava a fervilhar com a ideia de fazer quatro criminosos à portuguesa. O Bino é aquele sujeito totalmente avariado pela droga que quase se transforma numa “mula humana”. Já o Rato procura todos as oportunidades para arranjar dinheiro. Pôs um miúdo a vender droga nas escolas e disse-lhe: “se alguém perguntar se andas a vender drogas, tu não sabes de nada, dizes que é farinha, queres ser padeiro e andas a treinar”. O Culatra é quase um assistente e o Tone acha-se a mente brilhante do crime, o líder do grupo, um patrão ridiculo.

Este é um filme do sistema, contra o sistema, ou nem uma coisa nem outra?
Tenho muito pena que em Portugal só um grupo de previligiados continuem a filmar. Porque as oportunidades surgem só para alguns. Eu acredito que a política de subsídios do ICAM não é a mais correcta, daí se calhar este filme seja contra o sistema vigente de subsídios. Nem candidatámos o filme ao ICAM, já sabia que a resposta era negativa. As pessoas têm a noção de que a comédia não é cultura, em Portugal a comédia é um deus menor, uma área que as pessoas dão pouco importância, embora leve mais as pessoas ao cinema. Aliás, agora a Lusomundo está com intenções de editar o filme em DVD e nós ficamos muito contentes por isso.

Quais os projectos futuros? O que ambiciona para este filme?
Tenho vários projectos para o futuro. Escrevi argumentos como o Cartas de Amor e Ódio e o Guerra (sobre a guerra colonial), que é um filme que adoraria fazer, porque fala nas dificuldades dos homens que vieram da guerra do ultramar – uma visão crua e brutal de como foi a guerra colonial. Falei com muitos ex-combatentes para fazer o esse argumento e muitos tinham problemas em falar na experiência, e se abrirem. A parte da sociedade que esteve na guerra colonial fala pouco sobre isso.

Actriz de "Psico", Janet Leigh morre aos 77 anos 


Celebrizou-se em "Psico", de Alfred Hitchcock

A actriz norte-americana Janet Leigh, que passará à história do cinema pela célebre cena do duche em "Psico" (1960), faleceu no domingo aos 77 anos, anunciou esta segunda-feira uma porta-voz da sua filha, a também actriz Jamie Lee Curtis, citado pela cadeia de televisão CNN.

«Janet Leigh faleceu tranquilamente na sua casa no domingo à tarde», declarou a porta-voz, Heidi Schaeffer, precisando que a actriz faleceu na sua casa de Beverly Hills rodeada pelas suas filhas Jamie Lee e Kelly Curtis e pelo seu quarto marido, Robert Brandt.
Leigh casou-se com Brandt em 1962 após 11 anos de matrimónio com o actor Tony Curtis, com quem teve as suas duas filhas.



Alexander, The Great estreia finalmente! 



O realizador Oliver Stone vai estrear, finalmente, a sua visão sobre Alexandre, o Grande através do seu próximo filme "Alexander". Este verdadeiro épico tem nos principais papéis Colin Farrell, Angelina Jolie, Val Kilmer e Anthony Hopkins. O filme é baseado na história verídica de um dos maiores líderes da História. Alexandre, um homem que aos 27 anos já tinha conquistado cerca de 90% do mundo conhecido na altura. Ao fim de 8 anos ele já tinha um império como nunca se tinha visto, que termina com a sua morte aos 32 anos mergulhado na solidão. Oliver Stone também faz referência à bissexualidade de Alexandre, um facto certo mas que raramente é indicado nos manuais da História.

A controvérsia será certa, pois além de vermos Alexandre em cenas com mulheres, também o veremos em apaixonantes cenas com Bagoas, o eunuco Persa, o qual é considerado por muitos historiadores como um dos maiores amantes de Alexandre. O filme estreia nos EUA no mês de Novembro, mas já podemos ver o primeiro trailer: Alta Resolução - Média Resolução - Baixa Resolução - site




Código da Vinci procura actores 



Depois do enorme sucesso do livro de Dan Brown, o filme vai ser realizado por Ron Howard e para o papel principal de Robert Langdon os actores poderão ser Russell Crowe, George Clooney, Tom Hanks e Hugh Jackman. O realizador, Ron Howard, escolherá destes actores, o que melhor se adapta ao papel de Robert Langdon, que descobre uma série de pistas nos quadros de Da Vinci que o levam a descobrir um mistério religioso protegido por uma sociedade secreta durante 2000 anos.

Eu aposto em Tom Hanks. O ideal não aparece na lista: Johnny Depp. Hugh Jackman parece-me que poderia ser o albino da Opus Dei.


quarta-feira, outubro 06, 2004

Morreu Rodney Dangerfield 



O cómico americano, actor e humorista, Rodney Dangerfield morreu com 82 anos hoje. Já aqui falámos dele, especialmente devido à sua mulher muito mais nova. Rodney não só trouxe a comédia para o cinema de uma forma peculiar, como permitiu a ascensão dos célebres Jerry Seinfeld e Jim Carrey, que tiveram o apoio de Rodney no início da carreira. Só aos 40 anos é que o cómico se passou a dedicar mesmo à comédia, depois de algumas tentativas quando era muito novo. Ficou imortalizada com piadas relativas a ninguém ter respeito por ele, nem o cão, nem a avó, nem os cavalos... "I don´t get no respect". Fica aqui a homenagem do MagaCINE.
JoãoTomé

-ver site oficial
-ver mais info sobre os filmes


Com Jay Leno.


Rodney e o amigo Jim Carrey na estreia de 'Eternal Sunshine of the Spotless Mind' em Beverly Hills, em Março deste ano.

Kevin Spacey pondera abandonar o cinema 


O actor norte-americano Kevin Spacey afirma que está muito contente com a sua incursão no teatro e admite que poderá nunca mais participar em nenhum filme.

«Os filmes estão desligados da representação porque não existe contacto directo com a audiência», considerou o actor, que já venceu dois Oscars, nas categorias de Melhor Actor e Melhor Actor Secundário, pelas suas interpretações em «Beleza Americana» e «Os Suspeitos do Costume», respectivamente.
Kevin Spacey afirma que não está arrependido pela sua carreira cinematográfica e que não descarta a possibilidade de aparecer num ou noutro filme, caso o papel seja do seu agrado, mas explica que «a vida que eu levo agora é aquela que eu quero».

O actor encontra-se há já algum tempo em Londres, onde tem participado em várias peças de teatro, mas poderá ainda ser visto em «Edison», uma película que deverá estrear no próximo ano.


Com o papel de Lester Burnham, em America Beauty, Spacey venceu o Oscar de melhor actor.

Diários de Che Guevara - Motorcycle Diaries 



O jovem «Che», segundo Salles

«Eu já não sou eu. Pelo menos não sou o mesmo que era.» É desta forma que termina o filme Diários de Che Guevara, e é exactamente a transformação emocional e política de um jovem, que parte à aventura pela Argentina, Chile, Perú e Venezuela com um amigo, que se trata neste filme. O jovem é o estudante de medicina, Ernesto Guevara – que mais tarde se tornou no inspirador de milhões, Che Guevara –, e a história da película é baseada nos diários que o próprio escreveu na sua primeira viagem em 1952 pela América, e nos depoimentos do seu amigo, Alberto Granado, actualmente com 82 anos – e que aparece no final do filme. Ambos vão à aventura pelo seu continente, mas pouco a pouco descobrem também a realidade política e social que os circunda e isso modifica-os.


João Tomé
(versão aumentada da publicada no jornal Destak, em Setembro 2004)



A realização intimista do brasileiro Walter Salles, leva-nos por uma América Latina de uma beleza natural única, com rios, montanhas e desertos deslumbrantes, pouco conhecida e pouco vista nos filmes mainstream. Ernesto e Antonio percorrem 12.425 km a maior parte deles numa motorizada mal tratada, de nome "La Poderosa": desde as zonas mais inabitadas e inóspitas, com neve e o sol quente do deserto, até às zonas mais habitadas, onde existem diferentes tipos de civilização: dos incas à colonização dos espanhóis.




O jovem Ernesto, tanto no filme como nos seus diários ao se deparar com o "mundo" da civilização inca pergunta-se: «É possível ser nostálgico por um mundo que nunca conhecemos?». A resposta do próprio Ernesto é afirmativa, essa é também a base para a sua transformação ao longo da longa jornada.

De Buenos Aires a Caracas há: juventude inquieta e espíritos apaixonados; amor pelo longínquo e pelo risco; saudade e entusiasmo; alegria e tristeza; solidariedade e ideais morais e políticos. Os jovens descobrem e levam-nos à descoberta da riqueza étnica e cultural da América Latina, contactando de perto com os vários povos que encontram, influenciando e deixando-se influenciar. Há um grande valor humano não só de amizade entre dois amigos, como de solidariedade e de idealismo. Gael García Bernal (mexicano) e Rodrigo de la Serna (argentino) – Ernesto e Antonio – têm excelentes interpretações num filme totalmente falado em castelhano mas que ganha uma mensagem universal.

«Esta é uma história de dois jovens que deixam o seu país numa viagem repleta de aventura, e esta viagem de descoberta passa a ser também de auto-descoberta». Quem o diz é Walter Salles, o famoso realizador de "Central Brasil", que entrou no projecto por intermédio dos produtores Robert Redford e Michael Nozik, para dar a conhecer alguns dos motivos que tornaram o jovem Ernesto, no conhecido revolucionário Che Guevara.


Aqui já os dois aventureiros tinham perdido a sua "Poderosa", a velhinha mota Norton, 500cc, que os acompanhou a maior parte da viagem.


O filme termina com nostalgia. É o fim de uma viagem emocionante e de descoberta que acompanhamos como nossa. No final, custa vê-los separarem-se um do outro, tal é a aventura intensa que têm em comum. Mas os dois amigos levam coisas diferentes da viagem. Um consegue um emprego em Caracas numa clínica, o outro leva em mente ideiais que nunca pensou ter. Só sabe que não voltará a ser o mesmo... Uma história para quem quer conhecer mais sobre Che Guevara, sobre a américa Latina e sobre a natureza humana.


Realização: Walter Salles
Com: Gael Garcia Bernal, Rodrigo de la Serna, Mia Maestro, Mercedes Moran, Susana Lanteri

Classificação: 4.0


O realizador brasileiro (realizador do aclamado Central do Brasil), dá explicações ao elenco.


Sites oficiais: Motorcycle Diaries e Channel4
Crítica NY Times
Entrevista com
Gael no NYTimes

This page is powered by Blogger. Isn't yours?