<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 29, 2004

Banif vai financiar Lars von Trier  


Nicole: "Olha para ele que até já tem fundos de bancos portugueses... Lars, como é que fazes isso?"

> Financiar filmes de Lars von Tiers, apoiar grandes produções musicais ou jovens talentos estão entre os projectos de um fundo de investimento do Banif.

Apostado em inovar, o Banif Banco de Investimento (BBI), instituição financeira de Horário Roque, vai lançar durante o próximo ano um novo fundo especial vocacionado para investir em talentos artísticos e desportivos de diversas modalidades, em filmes, teatro, grandes produções musicais, programas de televisão e jogos de vídeo.

Chama-se Fundo de Talentos Artísticos e Desportivos, estará disponível para investidores institucionais e particulares, e o BBI admite colocar numa primeira fase 10 milhões de euros. Dois anos depois, se o produto tiver sucesso, o banco abrirá o fundo a novos investidores. "É um fundo original, novo, alternativo, e que aguarda ainda autorização das autoridades de supervisão", afirmou Artur Silva Fernandes, presidente da BBI. Já não é a primeira vez que o Banif aposta em fundos de investimento especiais: o primeiro foi o Fundo de Arte - com 30 por cento do investimento canalizado para artistas portugueses -, e o segundo o Fundo de Gestão Patrimonial.

O BBI, explicou Artur Fernandes, entrou no Fundo de Talentos - cuja sociedade gestora ainda não está constituída - comprando dez por cento do capital de uma empresa que irá produzir dez filmes de baixo orçamento do conhecido realizador de cinema independente dinamarquês Lars Von Tiers, que funcionará, de certa forma, como o primeiro talento promovido. O Banif, adiantou Artur Fernandes, quando adquiriu esta participação impôs a presença em pelo menos um filme de actores portugueses, e rodagens em Portugal. Para o apoiar nesta operação, o Banif, que está aberto a parcerias nesta área, tem para já um "adviser"/conselheiro alemão. Em Portugal já há um grupo de media nacional interessado numa eventual parceria para a área da televisão. A Media Capital, de quem o Banif foi co-líder na colocação da oferta pública de venda em bolsa, e que controla a NBP, maior produtora televisiva portuguesa, poderá ser uma potencial interessada na parceria.

Artur Fernandes adiantou ainda que na área do "private equity" criou há cerca de um ano uma sociedade de capital de risco, a NewCapital, cujo objectivo é apoiar novas empresas com potencial de crescimento, as chamadas "start ups". A NewCapital - que actualmente gere três fundos - tem uma parceria com a FLAD (20 por cento) e a Associação Empresarial Portuguesa (20 por cento).
in CineCartaz - ver mais

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?