<$BlogRSDURL$>

sábado, março 31, 2007

Será o fim de Hollywood, as we know it? 

Ok, a frase é um completo exagero. Mas a verdade é que os estúdios de Hollywood e o próprio icónico cartaz em Los Angeles estão em risco de serem consumidos pelo fogo, que terá sido alegadamente iniciado por dois adolescentes. Já devastou partes de Los Angeles.





Ver as fotos em BBC

A babysitter dos meus sonhos 



Este é um dos inícios de filme que mais espantou a minha adolescência inicial. Do filme teenager Adventures in Babysitting (1987). Trata-se de Elisabeth Shue no seu melhor, como inspiração para um jovem de 12 anos. Felizmente, a minha prima ofereceu-me o DVD desta preciosidade dos anos 80.

Foi com The Karate Kid (1984), Adventures in Babysitting (1987), Cocktail (1988) [especialmente este em que se chamava Jordan] e Back to the Future Part II (1989) [também entrou no III], que se tornou num ícone da minha infância/adolescência.

Os anos 90 começaram muito diferentes para a bela Elisabeth Shue, com escolhas e filmes pouco ambiciosos. Em 1995 regressou em grande, mas num registo oposto ao que me tinha habituado, como prostituta em Leaving Las Vegas (1995), o filme que relançou Nicolas Cage. Depois, voltou a relembrar os seus tempos de ídola de juventude, em The Saint (1997), onde esteve ao lado de Val Kilmer num filme com dois actores fetiche do Magacine. Quero espreitar Molly (1999), que não vi, e Leo (2002). Hollow Man (2000) teve coisas curiosas, incluindo mostrar que Shue continua em boa forma.

Curiosamente, foi escolhida para ser a co-protagonista e mulher de Jim Carrey no filme que estreia em Portugal dentro de duas semanas, The Number 23 (2007) , mas teve de sair do projecto à última da hora porque estava grávida. Foi substituida, e muito bem (já vi o filme), pela Virginia Madsen.

Small Talk: Tem apenas 1m57 e isso já lhe custou de forma directa um papel, em Say Anything (1989), um filme adolescente, em que o protagonista, John Cusack, tinha 1m89. O papel acabou por ir para Ione Skye (actriz muito bonita que entra num dos filmes mais esperados, por mim, do ano, Zodiac (2007), do mestre David Fincher). É casada com o autor do documentário oscarizado de 2006 An Inconvenient Truth (2006), Davis Guggenheim. Foi dirigida pelo marido, de quem tem três filhos, no filme Gracie (2007).

"I may look like the girl next door, but you wouldn't want to live next door to me."

Elisabeth Shue


Fascínio :: Farmiga 

"I can't do Los Angeles. I've always been the anti-Barbie. I don't want to be in a place where almost every woman walks around with puffy lips, little noses and breasts large enough to nourish a small country. As a kid I wanted attention, so I started praying for glasses because everyone had ace vision in my family. Then one day my eyes started going bad and never stopped."



Vera Farmiga






terça-feira, março 27, 2007

There's only one Jack Sparrow 

Gostava de poder dizer que o terceiro capítulo (que é uma continuação directa do segundo) da saga de Pirata das Caraíbas, agora com o sub-nome At Worlds End, promete, mas não é verdade. Aquele que se espera ser um dos blockbusters do ano, parece voltar a apostar no excesso de efeitos e numa história de lutas demasiado exagerada e recambolesca - tal como o capítulo anterior. Não deixa de ser um filme muito esperado. Mantenho a curiosidade... até porque só há um Jack Sparrow, Johnny Depp e mais nenhum.

Ver o trailer aqui






fotos aqui


Para onde foram os bons filmes? 

Podem estar escondidos em DVD, ser anunciados para breve ou andar pela net, de computador em computador, a verdade é que os bons filmes, aqueles que marcam, parecem andar arredados das salas de cinema portuguesas olhando para as últimas estreias. O Caimão, tem algo para se dizer, fala de Berlusconi e tem pormenores curiosos, o Fur, fala da Diane Arbus foi rejeitado por grande parte da crítica e é uma amálgama de ideias que parecem cativar pouco. São filmes que merecem ser vistos e têm história para contar em torno deles, com algo que se aproveite verdadeiramente (na minha opinião). Depois existem diversos filmes que não me cativam a ir às salas... (podem existir surpresas, por exemplo, ouvi falar bem q.b. do Homem do Ano). Ando arredado delas, portanto. Tenho de arriscar mais em filmes como Pequenas Flores Vermelhas, Os Anjos Exterminadores, A Maldição da Flor Dourada, entre outros. Só me lembro de estreias entusiasmantes no início deste mês, com O Labirinto do Fauno, Dreamgirls e Diário de um Escândalo, todos na mesma semana. Não desgostei de Miss Potter nem de O Bom Alemão... mas não ficaram. Gostei de O Véu Pintado (sem deslumbrar) e tenho expectativa para ver o The Fountain - todos estreados este mês. Nada de entusiasmante.

À partida, os filmes que estreiam esta quinta-feira, ainda entusiasmam menos: The Marsh, Os Robinsons, Mr. Bean em Férias, entre outras comédias e thrillers baratos. Talvez Os Robinsons animem ligeiramente o panorama... ou não.

Para a semana espero ficar surpreendido com o 300 e o Inland Empire, de Lynch. O Dot.com é uma comédia portuguesa curiosa, cativa o suficiente e tem um ponto de partida original e bem conseguido...

sexta-feira, março 23, 2007

Palavras com sentidos 

FORRESTER
The key to a woman's heart is an unexpected gift at an unexpected time.

in Finding Forrester (2000)

terça-feira, março 20, 2007

Em breve :: Redford, Cruise e Streep 

Estava a espreitar o perfil do Robert Redford e descobri que ele está a rodar um filme chamado Lions for Lambs (2007), em que não só é o realizador, como um dos protagonistas, ao lado de Tom Cruise e Meryl Streep. Cruise está de volta, parece. Promete!

Plotline: Injuries sustained by two Army ranger behind enemy lines in Afghanistan set off a sequence of events involving a congressman (Cruise), a journalist (Streep) and a professor (Redford). Simultaneously: 1) a Senator on Capital Hill debates a current crisis in Afghanistan, with the Reporter who made his career ... 2) a Professor teaching Political Science tries his best to convince a good student not to give up his studies, using two former students who passionately enlisted in the Army as an example ... 3) both of which (coincidentally) are currently under fire in Afghanistan -- the very same crisis the Senator and Reporter are debating over.

Caras :: Steve McQueen 


Como grande fã do que considero ser uma espécie de icone do cinema, Steve McQueen, aqui fica a homenagem. Curiosamente, acho que faltam pessoas deste tipo no cinema actual. O Brad Pitt não chega lá, o George Clooney aproxima-se, mas também não chega... existem alguns com potencial, como Eric Bana, ou até o novo Bond, Daniel Craig. Mesmo assim, não estão lá. Outros actores que atingiram esse "estado": Jack Nicholson, Paul Newman, Robert Redford...

sexta-feira, março 16, 2007

O outro cinema... 

As séries de televisão, embora cada vez sejam menos vistas em canais de televisão, são cada vez mais um produto associado ao cinema repleto de qualidade e valor.

Ultimamente, tenho andando fascinado por duas séries que, embora não estejam ao nível estilístico e dramático de Sete Palmos de Terra, ou Heroes, conseguem ser um entretenimento entusiasmante de qualidade. Os seus nomes:

How I Met Your Mother

Medium

Mito de uma Geração 



The Doors. Oliver Stone e Val Kilmer.



Jim Morrison.

quinta-feira, março 15, 2007

Frase d'O Padrinho 


"O Padrinho é uma merda de filme sobre a Mafia"

Letizia Battaglia, in DN

quarta-feira, março 14, 2007

Suicídio promocional de um filme 

O filme português Suicídio Encomendado, a primeira longa-metragem de Artur Serra Araújo, estreia amanhã em 15 salas portuguesas - o que é um número muito bom para uma estreia portuguesa! O que é curioso é que este filme que recebeu o prémio do júri no Fantasporto, não seguiu as formas habituais de divulgação das estreias de cinema. Qualquer um dos vários sites que costumam mostrar as próximas estreias não tinham esse filme. Só o Cinecartaz o referia, sequer, na secção "Em Breve". Ninguém da imprensa foi contactado a informar da estreia. Mas, hoje, a Lusa noticiou que o filme ia estrear em 15 salas. Quem não reparasse na singela notícia, não incluiria a estreia do filme, até porque muitos jornais e suplementos culturais começam a preparar e fechar os assuntos da edição alguns dias antes, como é óbvio. Quer-me parecer que houve um claro erro de promoção, divulgação e trabalho digno para uma estreia. Não era necessário passar pelas distribuidoras habituais - embora isso aconteça, mesmo apenas como apoio, como acontece com produtoras pequenas que pedem ajuda, normalmente à Lusomundo - era necessário algum conhecimento de causa e uma aposta no filme, quer-me parecer. Também não houve visionamentos, coisa que até em filmes que estreiam numa sala portuguesa costuma existir. É pena, ainda para mais quando o filme conseguiu algo que a maioria dos filmes portugueses não conseguem - e o mais importante para poder ser visto - estreia em 15 salas.



O site do filme, que me parece curioso, e até referi no jornal - sob pressão e a ter de mudar de alinhamentos à última da hora - é: www.suicidioencomendado.com



«Suicídio Encomendado», de Artur Araújo, estreia amanhã

A cara de ontem, o fim de hoje 



A ex-dona desta cara, Betty Hutton, morreu hoje.
Morreu actriz norte-americana Betty Hutton
A actriz norte-americana Betty Hutton, famosa na década de 40, faleceu aos 86 anos na localidade californiana de Palm Springs, informaram os estúdios Paramount, sem precisar as causas da morte. Hutton, nascida em 1921, morreu na passada segunda-feira e o seu papel mais popular foi o de Annie Oakley na película musical "Annie get your gun", de 1950.
A actriz começou a sua carreira como vocalista de grandes orquestras e, em 1941, assinou um contrato com os estúdios Paramount, na sequência do qual actuou em diversas películas com a chancela desta produtora.
O seu primeiro papel num filme musical foi em "The miracle of Morgan's creek", uma comédia de Preston Sturges, de 1944. Quatro anos depois desempenhou o seu primeiro papel dramático, em "Incendiary Blonde".

sábado, março 10, 2007

A cena 

No filme Donnie Darko, o começo é de uma beleza, significado e pureza tocante. Infelizmente, a versão que se segue do You Tube, tem a música original e não a versão do realizador que saiu já em 2005 (Donnie Darko: The Director's Cut), que iniciava o filme e a cena com a música Never Tear Us Apart - mais intensa e adequada. Tenho o filme na última versão mas não posso partilhá-lo - don't know how.


Apple - Trailers - Donnie Darko - Director's Cut
Donnie Darko: The Director's Cut - Rotten Tomatoes
DVD Times - Donnie Darko Director's Cut

quinta-feira, março 08, 2007

Actualização 

Este post tem uma actualização com a resposta (digna de nota) da jornalista responsável pela rubrica da TSF sobre os Óscares, que menciono.

sábado, março 03, 2007

House of D 

House of D. Filme realizado por David Duchovny e com o próprio, Robin Williams, Téa Leoni e o jovem promissor e cheio de personalidade Anton Yelchin (é russo a viver nos EUA desde miúdo). É um filme curioso com uma história que pode aparentar ser um pouco fraca ou fora, mas tem ingredientes simples e emotivos. Está minimamente bem conseguido e consegue ter momentos bem tristes e outros bem alegres. Não sendo arrebatador, é uma história que vale a pena.


É engraçado, porque acompanhei em parte o processo deste filme em 2004 através do blog escrito por David Duchovny sobre House of D. As expectativas em relação a resultados foram fracassadas. O filme praticamente não teve estreia nos Estados Unidos, e acho que até merecia.





sexta-feira, março 02, 2007

O video dos comediantes 



Musical nos Oscares: Will Ferrell, Jack Black e John C. Reilly. A vingança dos comediantes...

This page is powered by Blogger. Isn't yours?