quarta-feira, outubro 18, 2006
O estilo de North by Northwest
O filme de Alfred Hitchcock de 1959, North by Northwest, com Cary Grant e Eva Marie Saint foi nomeado pela revista GQ como o filme com mais estilo de sempre. O Padrinho e Bullit, com Steve McQueen, também foram alvo de análise relativamente ao estilo.
Scorsese mais independente
Scorsese set to 'quit' Hollywood
Film director Martin Scorsese says he plans to take a break from Hollywood and make low budget films.
terça-feira, outubro 17, 2006
A Frase - Coupling
"I love the word naked, it's brilliant isn't it, 'naked'. When I was a kid I used to write the word naked on a bit of paper hundreds of times and rub my face in it."
Jeff Murdock/Richard Coyle em "Coupling" (séries I a III)
- retirado do novo blog de séries televisivas, serial bloggers . Neste blog existe ainda uma votação curiosa a decorrer, sobre as melhores séries de comédia. A votar.
Especial Monica Belucci
[Foram várias as estrelas que têm passado por Roma para promover a nova Festa do Cinema de Roma. Apesar de ser italiana, Monica Belucci voltou a distinguir-se pelo estilo, beleza e carisma. Por isso mesmo aqui vai uma série de fotos dela na mostra romana. Para apreciar, com pouca moderação.]
ROME BUILT ON A DAY OF STARS
Kidman, Bellucci, DiCaprio, Gere support new fest. The inaugural RomeFilmFest kicked off with plenty of star power provided by Sean Connery, Nicole Kidman, Monica Bellucci, Leonardo DiCaprio and Richard Gere, as loads of local film buffs flocked to the Eternal City's new metropolitan event.
Festa Internazionale di Roma - RomeFilmFest
Stone volta à política, Stephen Hawking traz ciência ao cinema
Teorias sobre o cosmos explicadas num filme ficcional
Stephen Hawking super star
O famoso cientista britânico prepara-se para ser protagonista de "Beyond de Horizon", um misto de filme de ficção/filme cientifico.
“Beyond the Horizon” (“Para lá do Horizonte”) é o filme em que Stephen Hawking irá surgir a explicar as suas complexas teorias sobre o cosmos. O conhecido físico britânico vai mesmo deixar temporariamente para trás os seus trabalhos académicos para se dedicar a esta película, na qual um enredo ficcional serve de pretexto para apresentar as suas teses sobre as causas do “Big Bang” e as 11 dimensões do espaço.
Apesar de Stephen Hawking sofrer de uma paralisia quase total e de precisar de um sintetizador de voz para falar, já participou em diversos documentários e séries televisivas, entre as quais a famosa série “O Caminho das Estrelas” em que Hawking surgiu num episódio como ele próprio (foi o único personagem não ficcional de toda a série).
Em “Beyond the Horizon” uma correspondente de assuntos religiosos do jornal "The Times" (interpretada por Lina Patel) entrevista-o para um artigo de fundo sobre as suas teorias. Segundo o jornal "The Sunday Times", Leonard Mlodinow, uma das argumentistas de “O Caminho das Estrelas”, encontra-se a colaborar com o físico neste filme, misto de ficção e filme cientifico (a realização é de Bruce Neibur, autor de diversas películas ficcionais), cuja data de lançamento ainda não é conhecida. - in Expresso
--
[Oliver Stone volta a tocar o assunto político num projecto sobre Bin Laden. Apesar de não acreditar que Stone faça a conclusão que o "documentarista espectáculo" Michael Moore fez em Farenheit 9/11, onde aponta para uma ligação entre Bin Laden e o presidente norte-americano, gostava que ele não se limitasse a fazer um retrato muito especifíco como fez em World Trade Center. O assunto pede mais.]
Oliver Stone vai fazer filme sobre perseguição a Bin Laden
O cineasta norte-americano Oliver Stone vai fazer um filme sobre a resposta norte-americana aos ataques do 11 de Setembro de 2001 com a invasão do Afeganistão e a perseguição do chefe da Al Qaeda, Osama bin Laden.
A informação foi veiculada segunda-feira pela imprensa especializada de Hollywood, nomeadamente a revista Variety. Este filme inspirar-se-á no livro «Jawbreaker» de Gary Bernstein, um antigo agente da CIA que coordenou os esforços da central de espionagem norte-americana e das forças especiais para pôr fim ao regime dos talibãs no Afeganistão, precisou a revista.
Variety: STONE, PAR RETURN TO 9/11 TRENCHES
sexta-feira, outubro 13, 2006
Marie Antoinette
A pessoa e a vida de Marie Antoinette, num bom filme de Sofia Coppola (sem o encanto de Lost in Translation). Class: 3,5/5
[A crítica do NY Times]
Marie Antoinette
A Lonely Petit Four of a Queen
By A. O. SCOTT
It may be tempting to greet Sofia Coppola's "Marie Antoinette" with a Jacobin snarl or a self-righteous sneer, since it is after all the story of the silly teenager who embodied a corrupt, absolutist state in its terminal decadence. But where's the fun in such indignation? And, more seriously, where is the justice? To say that this movie is historically irresponsible or politically suspect is both to state the obvious and to miss the point. "Marie Antoinette" is a thoroughly modern confection, blending insouciance and sophistication, heartfelt longing and self-conscious posing with the guileless self-assurance of a great pop song. Go to Review
Virus tecnológico vs. tecnologia de pirataria
Downloading and watching films on a computer is increasingly easy
Technology 'can beat film piracy'
New technology is the key to beating movie piracy, the UK film minister has told industry executives. Making films available on demand as soon as they are released at cinemas could help stop fans watching illegal copies, Shaun Woodward said. "The real answer is in the technology," he told the BBC News website, citing the success of legal music downloads. "People will take the legal way and I think ultimately that's the solution for film piracy as well," he said. Film pirates in the UK make an estimated £300m profit a year, according to the Federation Against Copyright Theft (Fact). Most illegal gain comes from pirate DVD sales, and much is believed to help fund organised crime.
sin cinema
A Gulbenkian irá exibir 50 filmes no ciclo "Como o Cinema Era Belo" já a partir de 4 de Novembro. Ver mais in http://www.gulbenkian.org/filmes.asp. Aqui fica o mote:
COMO O CINEMA ERA BELO
50 filmes inesquecíveis
Integrado nas Comemorações do Cinquentenário da Fundação, este Ciclo de Cinema apresenta 50 filmes, numa escolha de João Bénard da Costa. Uma mostra que assinala também a contribuição da Fundação, entre 1973 e 1990, para a divulgação do cinema através da organização de Ciclos, com obras clássicas, que marcaram uma época na formação dos gostos e na cultura cinematográfica em Portugal.Todos os filmes serão apresentados no Grande Auditório da Fundação. Os bilhetes custam €2,50 e podem ser comprados na bilheteira da sede ou online.
Em jeito de conselho, sugiro dois, embora pudesse sugerir 95% dos filmes:
THE SEARCHERS / 1956 (A DESAPARECIDA)
08/12/2006 21h30 Grande auditório
De John Ford. Com John Wayne, Jeffrey Hunter, Vera Miles, Natalie Wood.
CASABLANCA / 1942 (CASABLANCA)
09/12/2006 15h30 Grande auditório
De Michael Curtiz. Com Humphrey Bogart, Ingrid Bergman, Paul Henreid, Claude Rains.
Comédia de fazer chorar os Deuses de emoção
Infelizmente não o pude ver com antecedência, vejo agora numa sala perto de mim.
Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos
Realização: Jonathan Dayton e Valerie Faris
Com: Steve Carell, Abigail Breslin, Greg Kinnear, Toni Collette
Site oficial: Uma Família à Beira de Um Ataque de Nervos
Género: Comédia/Drama
Distribuição: Castello Lopes Multimedia
Classificação: M/12; EUA, 2006; 101 min
Data de estreia: 12 de Outubro de 2006
citações
Fernando meirelles vai cegar-nos
Fernando Meirelles. Este homem vai filmar "Ensaio sobre a Cegueira", vai filmar José Saramago, vai cegar-nos. O realizador brasileiro ainda não fala muito disso, "encobre o jogo" como um treinador esconde a táctica para um jogo de futebol, mas diz que já está a tomar decisões em relação ao filme que quer fazer. "Gostaria de fazer com que os espectadores se identificassem com as personagens e se colocassem naquela situação", diz ao Y. É possível que Meirelles esteja a tentar aproximar a cegueira colectiva de uma sociedade que se perde, como o livro conta, ao mundo que hoje temos, que anda cego com tantos conflitos e que em alguns aspectos coloca em risco o desenvolvimento da civilização.
Este filme põe frente a frente dois "times": o cinema e a literatura. Pode parecer território para uma espécie de jogo de forças entre Meirelles, um realizador que está a conquistar reconhecimento internacional - o seu último filme, "O Fiel Jardineiro", deu a Rachel Weiz, este ano, o Óscar para a Melhor actriz -, e Saramago, Nobel da Literatura em 1998. Mas Saramago já disse que confia em Meirelles para fazer um bom filme a partir do seu livro. Meirelles já mostrou essa capacidade em "Cidade de Deus", um filme fortíssimo sobre a degradação humana (como também é "Ensaio sobre a Cegueira"), rodado quase só com actores não profissionais e que foi adaptado a partir de um romance com o mesmo título, de Paolo Lins, onde se retratam várias décadas de tráfico de droga numa favela do Rio controlada por "gangs".
de José J. Mateus, in Y
Uma Noite de CINEma
Passagem pelo São Jorge para assistir ao último filme do rapaz de Residência Espanhola, Romain Duris e do rapaz francês dos Os Sonhadores Louis Garrel. Chama-se Dans Paris (2006) e é de Christophe Honoré. Surpreendeu-me pela positiva, especialmente depois de um princípio extremamente pouco promissor.
O filme passou no âmbito da Festa do Cinema Francês.
Achei extraordinário ver tanta gente numa sala de cinema tão grande e magnânime, numa iniciativa criativa e algo intelectual e, por isso, arriscada do ponto de vista de público. Curioso foi também ver tantos franceses numa sala de cinema portuguesa. Fantástico foi poder voltar ao São Jorge, depois de me ter estreado na sala a ver o poderoso Dia de Treino, há uns anos.