<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, outubro 13, 2006

citações 

[Como Fernando Meirelles vai adaptar o Ensaio Sobre a Cegueira de Saramago, o suplemento do Público com fim anunciado (infelizmente) para Janeiro, Y, fez uma análise sobre o assunto:]


Fernando meirelles vai cegar-nos
Fernando Meirelles. Este homem vai filmar "Ensaio sobre a Cegueira", vai filmar José Saramago, vai cegar-nos. O realizador brasileiro ainda não fala muito disso, "encobre o jogo" como um treinador esconde a táctica para um jogo de futebol, mas diz que já está a tomar decisões em relação ao filme que quer fazer. "Gostaria de fazer com que os espectadores se identificassem com as personagens e se colocassem naquela situação", diz ao Y. É possível que Meirelles esteja a tentar aproximar a cegueira colectiva de uma sociedade que se perde, como o livro conta, ao mundo que hoje temos, que anda cego com tantos conflitos e que em alguns aspectos coloca em risco o desenvolvimento da civilização.
Este filme põe frente a frente dois "times": o cinema e a literatura. Pode parecer território para uma espécie de jogo de forças entre Meirelles, um realizador que está a conquistar reconhecimento internacional - o seu último filme, "O Fiel Jardineiro", deu a Rachel Weiz, este ano, o Óscar para a Melhor actriz -, e Saramago, Nobel da Literatura em 1998. Mas Saramago já disse que confia em Meirelles para fazer um bom filme a partir do seu livro. Meirelles já mostrou essa capacidade em "Cidade de Deus", um filme fortíssimo sobre a degradação humana (como também é "Ensaio sobre a Cegueira"), rodado quase só com actores não profissionais e que foi adaptado a partir de um romance com o mesmo título, de Paolo Lins, onde se retratam várias décadas de tráfico de droga numa favela do Rio controlada por "gangs".

de José J. Mateus, in Y

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?