<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, julho 16, 2007

Vem aí novo festival português 

Com grandes ambições, o European Film Festival, conta com os muitos conhecimentos de Paulo Branco para trazer personalidades da sétima arte a Portugal e divulgar o que se faz na Europa e por cá. Parece-me um pouco limitado a nível de conceito (é curioso porque nesta entrevista, para o final, fala-se na hipótese de festivais para dar visibilidade ao país a nível de cinema). Vamos lá ver se pega...


Veja-se ainda festivais com um nome semelhante:
San Antonio European Film Festival 2007
European Coordination of Film Festivals
European Union Film Festival
Festival Of European Films
Festival du Film Européen de Bruxelles
Osaka European Film Festival



European Film Festival traz Almodóvar e Bertolucci ao Estoril
Uma retrospectiva da obra de Pedro Almodóvar, anunciada como a maior e mais completa alguma vez realizada, e uma homenagem a David Lynch marcam a primeira edição do European Film Festival que decorrerá de 8 a 17 de Novembro no Estoril.
Paulo Branco, o produtor e distribuidor português com maior reconhecimento internacional, é o director artístico do evento que agora se concretiza após dois anos de maturação.
O festival tem por objectivo colocar Portugal na rota dos grandes festivais de cinema. Uma aposta que a organização pretende atingir nos próximos três anos.
A ideia, da responsabilidade da Maxreel, empresa de produção de eventos, conseguiu garantir os apoios da Câmara de Cascais, da Junta de Turismo do Estoril e da Estoril Sol.

Bertolucci é conselheiro
Paulo Branco foi convidado para dirigir o Festival mas não estará sozinho nesta tarefa - elegeu Bernardo Bertolucci como seu conselheiro, função esta que o realizador italiano aceitou.
"Quero que este festival seja algo em grande dedicado inteiramente ao cinema como fenómeno de criação artística, não só do ponto de vista do entretenimento mas como a Sétima Arte que verdadeiramente é e que tantas vezes tem sido esquecida", adiantou ontem Paulo Branco no decorrer da conferência de imprensa de apresentação do evento.
Pela primeira vez, o nosso país acolhe um festival dedicado exclusivamente ao cinema europeu "em toda a sua criatividade e diversidade e criatividade, de Portugal aos Urais", afirmou Paulo Branco.
O director artístico do European Filme Festival lembrou que é precisamente na Europa "que ainda está presente essa vertente do cinema de referência e de criação".


-- in JN

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?