<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, novembro 09, 2005

Dom Quixote 

Dom Quixote de Orson Welles (este filme espanhol de 1992 estreia nas salas do King (Lisboa) e Campo Alegre (Porto) como um culminar do ano da comemoração do quarto centenário da obra de Miguel Cervantes. Orson Welles filmou durante 14 anos em Espanha mergulhando nas personagens de Dom Quixote e Sancho Pança para retratar a Espanha de 1960 – o próprio realizador comenta o filme)

PRESS:
A terminar o ano da comemoração do quarto centenário da publicação do Dom Quixote, a Atalanta Filmes estreia esta quinta-feira, 10 de Novembro, o filme DOM QUIXOTE DE ORSON WELLES, escrito, produzido e realizado por Orson Welles a partir da obra de Miguel de Cervantes.
Welles mergulha na obra de Cervantes através das personagens de Dom Quixote e Sancho Pança que viajam pela Espanha de 1960, mostrando as suas gentes e os seus costumes, destacando as corridas de touros que tanto o apaixonavam, as tradições populares como as Festas dos Mouros e dos Cristãos, as procissões religiosas, o flamengo.
Poderíamos dizer que este é o “filme da vida” de Orson Welles, uma obra mítica, que foi rodando ao longo de catorze anos, do qual chegou a fazer várias montagens, deixando também notas manuscritas, mas que nunca chegaria a ter forma definitiva. O material de rodagem ficou, entretanto, um pouco espalhado por várias mãos.
No início do anos 90, Patxi Irigoyen e Jess Franco conseguiram levar por diante uma tarefa ambiciosa. Reuniram todo o material disponível (com excepção de uma sequência) e Franco, que trabalhara com Welles e foi seu amigo pessoal, com a ajuda de Oja Kodar, fez a montagem que agora se apresenta. Embora não siga cena por cena o romance, e D. Quixote e o seu escudeiro Sancho Pança viagem por Espanha dos anos 60, como afirma Patxi Irigoyen, “o filme é de uma fidelidade absoluta às duas personagens de Cervantes”. As excepcionais interpretações de Francisco Reiguera e Akim Tamiroff, tal como a aparição de Welles em algumas cenas (na rodagem, recebendo uma condecoração pelo seu “amor” a Espanha, tecendo considerações sobre o “cavaleiro da triste figura” e o seu fiel escudeiro) fazem com que este seja um filme imprescindível.
A exibição em sala, em vídeo digital, no Teatro do Camnpo Alegre (Porto, com sessões todos os dias às 18h30_22h) e cinemas King (Lisboa), é apresentada na versão inglesa, com narração do próprio Orson Welles.




Comments:
gostaria de saber se ha em algum site esse classico pra baixar.desde ja agradeço.
abraços.
 
Olá Ricaro. Eu não conheço. Abraço
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?