quarta-feira, novembro 09, 2005
Dom Quixote
PRESS:
A terminar o ano da comemoração do quarto centenário da publicação do Dom Quixote, a Atalanta Filmes estreia esta quinta-feira, 10 de Novembro, o filme DOM QUIXOTE DE ORSON WELLES, escrito, produzido e realizado por Orson Welles a partir da obra de Miguel de Cervantes.
Welles mergulha na obra de Cervantes através das personagens de Dom Quixote e Sancho Pança que viajam pela Espanha de 1960, mostrando as suas gentes e os seus costumes, destacando as corridas de touros que tanto o apaixonavam, as tradições populares como as Festas dos Mouros e dos Cristãos, as procissões religiosas, o flamengo.
Poderíamos dizer que este é o “filme da vida” de Orson Welles, uma obra mítica, que foi rodando ao longo de catorze anos, do qual chegou a fazer várias montagens, deixando também notas manuscritas, mas que nunca chegaria a ter forma definitiva. O material de rodagem ficou, entretanto, um pouco espalhado por várias mãos.
No início do anos 90, Patxi Irigoyen e Jess Franco conseguiram levar por diante uma tarefa ambiciosa. Reuniram todo o material disponível (com excepção de uma sequência) e Franco, que trabalhara com Welles e foi seu amigo pessoal, com a ajuda de Oja Kodar, fez a montagem que agora se apresenta. Embora não siga cena por cena o romance, e D. Quixote e o seu escudeiro Sancho Pança viagem por Espanha dos anos 60, como afirma Patxi Irigoyen, “o filme é de uma fidelidade absoluta às duas personagens de Cervantes”. As excepcionais interpretações de Francisco Reiguera e Akim Tamiroff, tal como a aparição de Welles em algumas cenas (na rodagem, recebendo uma condecoração pelo seu “amor” a Espanha, tecendo considerações sobre o “cavaleiro da triste figura” e o seu fiel escudeiro) fazem com que este seja um filme imprescindível.
A exibição em sala, em vídeo digital, no Teatro do Camnpo Alegre (Porto, com sessões todos os dias às 18h30_22h) e cinemas King (Lisboa), é apresentada na versão inglesa, com narração do próprio Orson Welles.
Comments:
Enviar um comentário