<$BlogRSDURL$>

sábado, novembro 21, 2009

Clube de Combate 

Se há filme cujo impacto quando o vi pela primeira vez na sala de cinema nunca irei esquecer é:
Fight Club

Foi como levar um murro no estômago e gostar! Mas façam o que fizerem, não falem disto a ninguém. The first rule of Fight Club is, you do not talk about Fight Club.
Hoje passam 10 anos que Fight Club chegou às salas de cinema, dividindo na altura críticos e audiências na opinião sobre o filme. A Empire explica alguns pormenores da história de como chegou a filme.

Comments:
Tão nietzschiano, (tão perigoso,) tão irresistível...

Brad Pitt: excelente.
Edward Norton: excelente.
Helena Bonham-Carter: excelente.
Montagem de James Haygood: excelente.
Banda Sonora de John King e Michael Simpson: excelente.

A genialidade reside não só nas excelentes interpretações e prestações da equipa técnica. A genialidade reside no argumento de Jim Uhls: a metáfora impera e a mensagem é muito forte. É crítica, pura crítica ao consumismo, à falta de ideais, ao domínio do lobby capitalista. É freudiano, pós-moderno, de uma enorme profundidade psicológica. É radical, serve-se da anarquia e violência como recurso de estilo. Humor muito negro, muito satírico. Completamente provocador e sem complexos. A ironia impera. É o caos contra uma ordem corrupta e desumana: uma falsa ordem, a ordem dos mais ricos.

David Fincher está genial, a originalidade brota-lhe em cada fotograma. Clube de Combate é uma obra-prima e a melhor obra da sua carreira. Um dos melhores filmes de que haverá memória.

Cumps.
Roberto Simões
CINEROAD - A Estrada do Cinema
 
Continua a ser o filme mais marcante da minha vida. Nunca esquecerei como mudou a minha vida. É perfeição em cada fotograma, palavra e som.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?