<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

Oscars 2009: Façam as vossas apostas 




O Público está a lançar-se em grande para a cerimónia dos Oscars da próxima madrugada de segunda-feira. É possível votar nas categorias principais, observar as novidades no site oficial sobre o evento e na noite em questão ler e comentar os desenvolvimentos relacionados com os prémios da arte que mais pessoas apaixona em todo o planeta (deve estar ali ela por ela como a música, digo eu).


NY Times: Where There’s Hope, There’s Oscar
NT Times: Recovering Treasures From Below the Radar Os filmes fora dos radar oscariano mas que são verdadeiros tesouros




Exercício curioso foi o que os críticos do Público fizeram no site do Ipsilon: E os nossos vencedores são...?



As minhas preferências, dentro deste modelo de quem vai ganhar e de quem eu acho, muito pessoalmente, que deveria de levar a estatueta para casa (já que eu não posso levar esse peso para a minha estante por cima da sanita) são:

Filme
Vai ganhar: Quem Quer Ser Bilionário? - porque é a surpresa da companhia, que começou independente, conquistou audiências pelo mundo e terá arrebatado os Estados Unidos e respectivos membros da Academia
Devia ganhar:
Embora goste bastante de Milk, o meu preferido é O Estranho Caso de Benjamin Button - é um "David Fincher". Pode ter argumento de Eric Roth e ser comparado do Forrest Gump, mas tem uma aura diferente graças a timings certos, realização brilhante a todos os níveis (inclusivé o ponto de vista técnico) e consegue arrebatar nos pontos fulcrais mesmo se tratando de um filme de grandes meios e de um grande estúdio. É a prova de que os realizadores certos conseguem fazer épicos emocionais que nos deixam a pensar por muito e bom tempo mesmo com filmes "de estúdio", cada vez mais marginalizados e não representados (justamente, atenção) dos Oscars.

Falta na lista: Dúvida. O filme de John Patrick Shanley goza de uma tensão dramática e uma capacidade de nos fazer duvidar de quem duvida e de quem não duvida que nunca tinha experienciado desta forma. Incrível como um filme tão simples, sem banda sonora nas cenas fulcrais, consegue ser tão eficaz e arrebatador.


Realizador
Vai ganhar: David Fincher - porque o Slumdog Millionaire já levou o prémio de Melhor Filme e a Academia deve decidir premiar outro realizador de um dos grandes filmes do ano. Gus Van Sant é outro forte candidato, mas não acredito que vença nem acho que mereça verdadeiramente (Milk vive, não só, mas muito de Sean Penn).

Devia ganhar: David Fincher - é um realizador de culto e não culto incrivelmente dotado, que consegue ter a capacidade de aliar a parte técnica de melhor nível no mundo aos propósitos de estórias difíceis de digerir mas únicas. É um realizador de excepção, que fez um filme de excepção e merece vencer um prémio de excepção: o Oscar.

Falta na lista: bato na mesma tecla: Dúvida. John Patrick Shanley.


Actor
Vai ganhar: Mickey Rourke
- é o regresso duro e em grande após a travessia do deserto que a Academia não deve deixar passar em claro.
Devia ganhar: Ainda não vi The Wrestler pelo que não posso dizer Mickey Rourke, embora goste da personagem e do actor e ache que merece pelo que conseguiu. Sean Penn fez um papel fabuloso em Milk (consegue apagar a sua imagem do filme para dar vida à personagem) e merece mais um Oscar; Brad Pitt tem feito um conjunto de bons filmes e belos desempenhos e em Benjamin Button fez mais um óptimo trabalho - também merecia.


Actriz
Vai ganhar: Kate
Winslet. Tem seis nomeações e nunca venceu um Oscar. O filme The Reader vale muito por ela e por isso deve vencer.
Devia ganhar: Meryl Streep - o papel dela em Dúvida, tal como Sean Penn em Milk, mostra uma Meryl ao melhor nível de sempre. A personagem austera e rígida ganha uma dimensão humana incrível e, para mim, Meryl merece o quarto Oscar após a sua 15ª nomeação.


Actor secundário
Vai ganhar: Heath Ledger - O Joker dele conseguiu igualar e em muitos momentos superar o de Jack Nicholson e, apesar de ser nomeado a título póstumo,
não é favor nenhum que fazem ao lhe dar o Oscar.
Devia ganhar: Heath Ledger - Em O Cavaleiro das Trevas ele é protagonista e não actor secundário. Joker é assustador, louco e extremamente verosímil e humano.


Actriz secundária
Vai ganhar: Penélope Cruz - o papel dela em Vicky Cristina Barcelona dá ao filme de Woody Allen uma dimensão muito mais curiosa e a Academia deve premiar a espanhola.
Devia ganhar: Amy Adams - conseguiu impor-se num papel difícil e em que consegue alimentar com perfeição a interpretação de Meryl Streep em Dúvida.


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?