<$BlogRSDURL$>

terça-feira, janeiro 27, 2009

Mr Frost vs. Mr. Nixon 

Film-Szenenbild zu Frost/Nixon



Frost / Nixon



Ora aí está um filme com uma premissa que pode parecer pouco entusiasmante, mas cujo enredo, realização (de Ron Howard) e interpretações dão uma dimensão gigantesca do ponto de vista humano a todo este exercício que culmina com uma entrevista que é, como diz a personagem de Richard Nixon a certa altura: "um duelo".
Frank Langella está assustadoramente verosímil como Nixon e parece-me que tem uma justa nomeação para os Óscares. Todos conhecemos, que mais não seja fisicamente, Richard Nixon. Seria sempre difícil representar alguém tão conhecido, mas Langella "agarra" todas as características fundamentais (e menos cómicas e caricaturais de George W. Bush, que Josh Brolin interpretou recentemente) de Nixon, desde a postura física marreca, grande mas frágil, como a força das mãos. Mas o que se distingue é mesmo o olhar. Aquele olhar é impressionante.

O filme ganha uma força incrível nos últimos momentos da longa entrevista (3 dias) de Nixon ao performer em talk shows David Frost. A força dramática daquilo que era um exercício de controlo por parte de Nixon e se torna num verdadeiro duelo das palavras traz alma ao filme.
Existe depois todo um elenco que consideraria perfeito para dar consistência ao filme. Se Michael Sheen consegue articular com mestria um entrevistador pouco convincente que se torna em grandioso, Sam Rockwell (confirma-se, não é só bom em comédias), Kevin Bacon, Matthew Macfadyen e Oliver Platt dão maior cor ao elenco.

Curioso a bela Rebecca Hall, protagonista de Vicky Cristina Barcelona (onde mostrou ter grande talento) também aparecer, como namorada de Frost.


Adorei pormenores deliciosos como:
1) Nixon não se lembrar da conversa telefónica com Frost no dia anterior à última entrevista
2) A utilização do comentário dos sapatos italianos sem atacadores ("um bocado efeminados") para desestabilizar na entrevista Frost; e a oferta desse tipo de sapatos que Frost faz já no final a Nixon.
3) Ron Howard ter exigido que os mesmos actores que foram os protagonistas da peça na Broadway fossem os protagonistas do filme. Ainda bem.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?