<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Globos de Ouro britânicos 

http://www.telegraph.co.uk/telegraph/multimedia/archive/01237/winslet_accept_1237027c.jpg



Os Globos de Ouro trouxeram as primeiras grandes surpresas da grande corrida aos Óscares. Costuma-se dizer que os Globos são a principal antevisão dos Óscares. Mas se as nomeações dos prémios da Associação de Imprensa Estrangeira já tinham tido surpresas, os distinguidos ainda tiveram mais, nomeadamente no que aos filmes independentes diz respeito - o grande vencedor, Slumdog Millionaire é um filme inglês falado em indiano!
Se os Óscares tiverem o mesmo tipo de resultados é um ano muito diferente do habitual. O que eu não acredito é que os Óscares entrem pelo mesmo diapasão que os Globos...
Dia 22 de Janeiro ficamos já a saber se as nomeações são prometedoras ou não, a 22 de Fevereiro chegam os resultados e a cerimónia.

Entretanto, esta madrugada foi britânica em toda a linha, com várias vitórias a falar com o sotaque inglês. As surpresas começaram pelo filme inglês Slumdog Millionaire, do talentoso Danny Boyle. O filme do realizador de pérolas como Trainspotting ou A Praia aborda a vida de um indiano que vence a versão hindu do concurso Quem Quer ser Milionário e é suspeito de ter feito batota - conquistou os prémios mais desejados de Melhor Drama, Argumento (queria tanto que vencesse o filme Doubt) e Melhor Realizador (no total foram quatro Globos).
Bateu os muito elogiados e de realizadores muito experientes como o incrível The Curious Case of Benjamin Button e ainda Frost/Nixon, The Reader e Revolutionary Road.

O "troféu" de Melhor Comédia ou Musical para Vicky Cristina Barcelona não trouxe grandes surpresas, embora eu achasse que Happy-Go-Lucky fosse mais favorito. É o regresso de Woody Allen aos elogios de Hollywood, finalmente! Talvez assim se reconcilie com a sua pátria depois das experiências por Londres e Barcelona (sempre com a nova musa Scarlett Johansson).

As interpretações ficaram marcadas pelos dois Globos à inglesa Kate Winslet, o que é incrível. Foi a Melhor Actriz num Drama e Melhor Actriz Secundária, dois prémios que a levaram a pedir desculpa às outras actrizes, incluindo "aquela que não me lembro o nome"... "isso, a Angelina". Os ingleses não ficaram por aqui e Sally Hawkins foi a Melhor Actriz numa Comédia, o irlandês Colin Farrell venceu como Melhor Actor numa Comédia (pelo muito independente e que passou algo despercebido In Bruges).
O apresentador mais cómico foi ainda outro inglês, Ricky Gervais (já se fala nele como possível apresentador dos Óscares para o ano, merece). Gervais protagonizou o momento mais divertido: disse que nem ter ido “para a cama” com os jornalistas votantes o ajudou a ser nomeado.


Destaque ainda para o regresso vindo da "rua" (foi sem abrigo) de Mickey Rourke, que levou o Globo de Melhor Actor num Drama. O momento mais tocante foi o prémio de Melhor Secundário, que foi para o malogrado Heath Ledger – o realizador Chris Nolan recebeu o Globo em seu nome.


Fiquei ainda feliz por Ana Paquin (da estranha e deliciosa série True Blood) ter ganho o prémio de Melhor Actriz de uma série Dramática.

Golden Globe Winners


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?