<$BlogRSDURL$>

domingo, novembro 16, 2008

Um argumentista americano em Portugal 

Robert McKee

"Há anos, viu dois filmes de Manoel de Oliveira e agora assistiu a Alice (Marco Martins, 2005), Call Girl (António-Pedro Vasconcelos, 2007), Juventude em Marcha (Pedro Costa, 2006) e Aquele Querido Mês de Agosto (Miguel Gomes, 2008).
Achou que o realizador e argumentista de Call Girl deviam ter escolhido o ponto de vista único da call girl e esquecido os outros quatro (e preconizou que o filme em versão americana teria Angelina Jolie como protagonista) e nos restantes encontrou desejo de aventura e esforço minimalista, mas... “não são muito hábeis”. “Se se quer usar uma técnica minimal, tem de haver a certeza de que há um conteúdo tremendo, como no Brokeback Mountain” (ou O Amor é um Lugar Estranho, Morrer em Las Vegas, Confissões de Schmidt, enuncia) e só o encontrou em Alice.
“Como argumentistas, temos uma obrigação para com o público. Pedimos-lhe um grande bocado da sua vida – três horas. É muito,posso jogar uma partida de golfe em três horas. Nesse convite há uma promessa de recompensa. Dar-lheei algo que não tinha antes, fazê-lo pensar, chorar, rir. Vou enriquecer a sua humanidade”."


in Público (P2)

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?