<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, outubro 27, 2008

Leitura aconselhada 

O experiente crítico de cinema João Lopes, um dos mais esclarecidos, escreve no Sound + Vision a sua opinião sobre o novo filme W., de Oliver Stone. Já vi o filme e estou de acordo com o que ele diz... especialmente no que diz respeito à forma como muitos não conseguiram perceber porque é que não se destrói e diz mal por dizer de Bush no filme. Basicamente o que Stone fez foi não optar pelo facilitismo e pelo que era óbvio. E fez bem. O melhor é ler:



"Em mais de 30 anos a escrever regularmente sobre filmes, confesso que nunca me habituei a um preconceito de muitos especta-dores/leitores: o de que se escreve (crítica de cinema) à espera de que os outros concordem connosco. Como? Se há valor que decorre da convicção pessoal é esse, muito simples e muito desarmado: os outros são também pessoas de convicções e é raro haver coincidências ou sobreposições de ideias.
Dito isto, há momentos em que chega a ser exasperante observar como algumas pessoas decidem... não pensar! Está a acontecer, agora, com o filme W., de Oliver Stone [cartaz francês]. Assim, por aquilo que vou ouvindo e lendo, percebo que circula uma pergunta: "O filme é a favor ou contra Bush?"
Deixem-se disso, por favor!
Eu considero o filme uma extraordinária peça de cinema [a ele voltaremos] (...)
mais em Sound + Vision

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?