<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, setembro 26, 2008

Portuguesísses nos filmes de Hollywood 


Foi em 2000 que o filme The Perfect Storm (A Perfeita Tempestade) foi lançado e deu a George Clooney uma interpretação de grande nível, que o ajudou a consolidar-se como actor de cinema. A meio desse filme, quando estão todos no barco a pensar como vão contornar a tempestade, a personagem interpretada por John C. Reilly sugere em tom irónico que vão todos até Portugal.
Curioso como o nome do nosso país, Portugal, surge mais em filmes em domínios relacionados com o mar. Ainda mais em filmes de época relacionados com o mar. Recordo-me que um dos Indiana Jones, numa das partes em que Indy anda pelo Atlântico em plena tempestade, também se fala em Portugal como porto de abrigo. Acho que Indy passa mesmo por cá (só se vê no mapa) e parte logo de seguida para a Ásia.

ACT - Contributo precioso do João Bizarro: "No Indiana Jones e a Grande Cruzada a cena em que passa do Indy jovem para o Indy adulto, num barco, em alto mar é ao largo da costa portuguesa. Nos Salteadores é que faz escala em Portugal."


Comments:
No Indiana Jones e a Grande Cruzada a cena em que passa do Indy jovem para o Indy adulto, num barco, em alto mar é ao largo da costa portuguesa.
Nos Salteadores é que faz escala em Portugal.
 
Obrigado pela informação João.
 
No Pauline à la plage (1983)do Eric Rohmer, por exemplo, é muito curioso que o documentário que está a passar na tv a determinada altura do filme quando os actores estão a contracenar dentro de casa é precisamente sobre o Navio Escola Sagres.

Como Rohmer é um autor extremamente cuidadoso com os detalhes, creio que se trata de tudo menos de uma coincidência. Deve ter sido mesmo uma escolha pessoal do realizador.

Abraço!
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?