<$BlogRSDURL$>

domingo, setembro 28, 2008

O Fim de Paul Newman 

Paul Newman - Sometimes a Great Notion (1971)



Morreu Paul Newman. 1925 - 2008.


Blue Eyes. Tinha 83 anos e morreu de cancro, ontem em sua casa, foi hoje divulgado.

É um dia triste para o cinema. É um dia triste para quem gosta de Paul Newman (sim, porque pode continuar a gostar).
Sempre gostei do actor e dos papéis que fez e sempre gostei da imagem que transparecia para o exterior, de pessoa séria, inteligente, solidária e sem procurar grandes protagonismos (angariou muitos milhões de dólares para instituições de solidariedade por intermédio da sua empresa de enlatados). Seja ou não cliché falar-se na morte de Newman, era impossível deixar este momento passar sem o lamentar aqui. Espero uma homenagem em grande na próxima edição dos Óscares.

Ganhou fama de rebelde, herói e duro, mas era um homem inteligente, cheio de personalidade e versátil que fez papéis fabulosos no cinema.
Inesquecíveis são os papéis em The Color of Money (1986, de Scorsese em que brilhou ao lado de Tom Cruise), em que foi Fast Eddie Felson... Houve ainda o incrível e doloroso The Verdict (1982, argumento de David Mamet e direcção de Sidney Lumet), o intenso The Towering Inferno (1974) e o brilhante The Sting (1973).
Não esquecendo preciosidades como Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969, numa parceria curiosa com Robert Redford), a primeira incursão como Eddie Felson, no brilhante The Hustler (1961). E ainda os antigos mas memoráveis Cat on a Hot Tin Roof (1958, em que aparece ao lado Elizabeth Taylor) e Somebody Up There Likes Me (1956, em que faz do pugilista Rocky Graziano, num biópico que inspirou os filmes de Rocky Balboa).

Uma grande carreira de um homem que serve de inspiração. É o fim de Paul Newman. Ficam os filmes e a memória.


"Há alguns que são actores natos, intuitivos. Eu não. Representar, para mim, é tão difícil como dragar um rio. É uma experiência dolorosa. Não tenho, muito simplesmente, nenhum talento intuitivo. O meu trabalho inquieta-me e estou sempre a queixar-me das minhas representações."
Paul Newman, 1959



Movie legend Paul Newman dies at 83
Hollywood legend Paul Newman, star of films like The Sting and the Color of Money, dies at the age of 83.
Obituary: Paul Newman
Tributes paid to Paul Newman
Rebel, rogue, hero









Uma espécie de best of da carreira longa do Blue Eyes.






Newman é praticamente da mesma geração de James Dean, mas foi menos rebelde (ambos adoravam carros e competição automóvel), conseguiu chegar a velho e sempre casado com a mesma mulher, Joanne Woodward (algo raro em Hollywood). Era dono de uma voz grave e ponderada que lhe dava ainda mais carisma e intensidade dramática.



Uma cena memorável do filme Cool Hand Luke.


Há mais: Paul Newman and Joanne Woodward Part 1
Paul Newman Interview
Paul Newman's Last Race?
blue eyes

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?