<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, maio 02, 2008

A ver :: Goodnight Irene * 





Who is Robert Pugh?



--

Entrevista a Robert Pugh
(para o Mundo Universitário)

«Seria fantástico fazer um filme em Portugal como realizador»

É um actor britânico experiente e que já trabalhou grandes actores como Anthony Hopkins, Russell Crowe, Paul Bettany e realizadores como Peter Weir e George Cukor. Chama-se Robert Pugh e é um dos protagonistas do curioso filme português Goodnight Irene, do luso-grego Paolo Marinou Blanco, onde contracena com Nuno Lopes e Rita Loureiro. O senhor Pugh, que não dispensa uma bela cerveja gelada, falou por e-mail sobre a experiência que teve em Portugal.

João Tomé



Porque é que um actor de nível mundial como o Robert aceitou participar neste filme?
Não tenho a certeza sobre se sou de nível mundial, mas quis fazer o filme porque estava bem escrito e achei que o Paolo [Marinou Blanco] era um realizador muito perspicaz – o que não é assim tão comum com muitos realizadores com quem já trabalhei. Acho que o Paolo tem um grande futuro, especialmente se continuar a apostar em mim!

Neste filme desempenha o papel de um inglês (Alex) num país estrangeiro que é “a voz” de guias turísticos para sítios onde nunca esteve. Acha que esse homem existe mesmo e de que forma se assemelha com o Robert?
Já fiz várias locuções para comida de gato e roupa interior feminina mas nunca experimentei o produto! Por isso, nesse aspecto, assemelha-se a mim. É a voz de um actor e as pessoas acreditam em tudo o que ele descreve desde que o actor esteja bem no papel.

O que gostou mais na personagem do Alex?
A melhor coisa nele é que é muito humano, tem muitas camadas e é de uma idade em que pode ser rezingão e insultuoso e escapar sem problemas.

Foi bom trabalhar em Portugal? Aconteceu alguma peripécia curiosa?
Adoro Portugal e os portugueses. Lembro-me que numa noite no Bairro Alto, o homem do som, Pedro Melo, ensinou-me uma canção portuguesa atrevida enquanto o resto do elenco tentava impedi-lo. Mas agora a canção está gravada no meu coração e já me pagaram muitas cervejas por causa dela!

Trabalhou em várias peças de teatro, séries televisivas e filmes no Reino Unido. O que mais gosta?
Gosto de todas as áreas porque tornamo-nos parte de uma família e fazemos novos amigos quando trabalhamos em todos esses meios.

Esteve em grandes filmes de Hollywood como Master and Commander e A Última Legião. Em que sentido essas experiências foram diferentes da que teve em Goodnight Irene? É o Russell Crowe um tipo tão porreiro quanto Nuno Lopes?
É a mesma coisa, menos no que diz respeito aos bastidores. O Nuno Lopes é um dos homens mais simpáticos que conheço. Só há uma coisa que eu não gosto no Nuno: é que ele não bebe álcool!

Fala bastante português neste filme. Aprendeu alguma coisa da língua?
Tentei aprender antes da rodagem, mas a Rita Loureiro, o Nuno e o Pedro Melo foram os meus melhores professores.

Na sua carreira que já dura desde 1976 quais foram os actores e realizadores mais entusiasmantes com quem trabalhou?
Nos actores e sem contar com a Rita e o Nuno: Anthony Hopkins, Russell Crose, Paul Bettany, Charles Gray e muitos mais. Nos realizadores: Lynsey Anderson,
George Cukor, Peter Wier, David Blair e muitos outros.

Do que é que tem mais orgulho em todos estes anos?
Sinto orgulho de tudo o que fiz.

Quais são os seus projectos para o futuro? Tem planos de voltar em Portugal em trabalhou ou em férias?
Adoraria voltar a trabalhar em Portugal. Eu também escrevo e realizo e seria fantástico fazer um filme em Portugal como realizador.



Ficha do actor no IMDb
Site do filme

--



Entrevista ao director de fotografia Miguel Sales Lopes
«Em todos os filmes existe uma cena que parece impossível de fazer»


Como definiria a importância do director de fotografia num filme, para aqueles que são leigos na matéria?
É o responsável final pela imagem do filme em todos os aspectos possíveis, desde a qualidade técnica até às capacidades narrativas e leituras dramáticas do filme transmitidas através da fotografia. Mas, no entanto, só se filma o que está à frente da câmara: actores com diálogos, guarda-roupa, décores. Tudo isto faz parte da imagem. Mesmo coisas incontroláveis, como se chove ou faz sol, definem todo o resultado final.
Durante a preparação trabalha com o realizador na criação de um conceito que possa servir o filme, com a produção e demais sectores para que as condições necessárias existam e durante a rodagem manter a visão do realizador, mas de modo a que todo o processo técnico seja o mais transparente para o realizador e actores.


site de Miguel Sales Lopes

--


Entrevista com Rita Loureiro
«O Cinema é ainda um mistério para mim»


O que é que a Irene tem de especial para ter dois homens encantados por ela?
Ser uma mulher com uma energia muito forte, que se consegue impor na rotina e, na vida daqueles dois homens, de uma forma intensa. Ao mesmo tempo, tem um lado muito misterioso que os cativa. É uma presença ausente.

--


Sinopse do filme Goodnight Irene
Lisboa. Portugal. Hoje em dia. Para Alex e Bruno poderia ser qualquer outra época ou lugar. Alex é um actor inglês falhado, velho e solitário, que grava narrações para vídeos turísticos, e embebeda-se até adormecer.Bruno é um jovem e recatado serralheiro que se dedica à sua obsessão: lutar contra a passagem do tempo, invadindo casas de estranhos para fazer “registos” das suas vidas, que depois guarda num arquivo nas traseiras da sua loja. Partilham uma obsessão por Irene, uma atraente pintora, que tem toda a paixão pela vida que a eles lhes falta. Mas um dia Irene desaparece, sem deixar rasto... Embora inicialmente contrariados, Alex e Bruno unem forças para descobrir o que lhe aconteceu. À medida que procuram pistas no apartamento de Irene, vão se instalando aos poucos, e uma verdadeira amizade nasce entre estes dois homens solitários. Quando descobrem que Irene poderá estar em perigo em Espanha, este dois heróis improváveis decidem salvá-la. A viagem poderá ser em vão. Mas irão fazê-la juntos. Como amigos.

Trailer do filme: www.goodnight-irene-film.com/

De: PAOLO MARINOU BLANCO
Com: NUNO LOPES, ROBERT PUGH, RITA LOUREIRO




A culminar este périplo de entrevistas sobre este filme que vale a pena, já entrevistei o realizador e o actor Nuno Lopes pessoalmente também para o MU, algo que colocarei aqui em breve.



* o filme estreia a 15 de Maio

Etiquetas: , ,


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?