<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

There Will Be Blood 


Haverá Sangue


Coração Rude e de Ouro Negro

Ao ver Haverá Sangue (nomeado para oito Óscares), cedo se percebe que George Clooney tinha razão: haverá sangue por Hollywood se o britânico Daniel Day-Lewis (já oscarizado em 1989) não conquistar a 24 de Fevereiro o Óscar de Melhor Actor. Quando é um papel e um desempenho que dá alento e força ao filme, estamos na presença de matéria de Óscar.

O criativo Paul Thomas Anderson (autor de Magnólia e Punch Drunk Love) acertou quando escolheu Day-Lewis como mineiro duro e ambicioso, Daniel Plainview.Anderson, que escreve, produz e dirige o drama baseado no livro de 1927, Oil!, sai do estilo habitual para fazer um drama "áspero" sobre a fundação da América contemporânea. Plainview é um mineiro pelo Novo México, em busca de prata e que descobre petróleo depois de sofrer um acidente.

Já abastado, parte em 1911 para uma propriedade na Califórnia, onde um jovem diz que o "ouro negro" transborda da terra. Com o seu filho H.W. e munido de uma determinação implacável monta na cidade miserável a prospecção. Por lá terá de lidar com o jovem fervoroso pregador Eli Sunday (Paul Dano) e com os barões do petróleo que o tentam comprar.

Esta personagem maior que a vida com sentido de família e com vontade de sujar as mãos lida com corrupção e decepção da mesma forma: com brutalidade e sangue. Um filme duro mas intensamente bom.


--

De: Paul Thomas Anderson
Com: Daniel Day-Lewis, Martin Stringer, Matthew Braden Stringer
Drama; Thriller
EUA, 2007


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?