<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Começaram os Óscares! 

Jon Stewart já começou a apresentar os Óscares deste ano!

Muitas piadas políticas, como seria de esperar. Teve piada, sim senhor. Os candidatos democratas não escaparam, claro.




80 anos de Óscares
O Óscar mantém-se em forma, mesmo na terceira idade e nem a greve dos argumentistas, entretanto terminada, o perturba. A 80.ª cerimónia dos prémios de cinema mais famosos do planeta acontece na madrugada de domingo para segunda, aguardando-se mais uma noite de glamour memorável. De seguida mostro um roteiro pelos filmes e actores favoritos da noite das estrelas. «And the Oscar goes to...»



As passadeiras vermelhas já estão colocadas. As estatuetas douradas gigantes também já decoram o exterior e o interior do Kodak Theatre, em Hollywood. O espectáculo está prestes a começar e cerca de mil milhões de pessoas vão estar "colados" ao ecrã, de domingo para segunda, para ver o que de melhor, segundo a Academia, se fez no cinema em 2007.
A cerimónia será apresentada novamente (já o tinha feito em 2006) pelo comediante do programa The Daily Show, Jon Stewart, perito em piadas políticas.
As piores previsões dão chuva para a grande noite. Já sem o fantasma da greve dos argumentistas a pairar (foi estabelecido um acordo), os textos começam a ser decorados e testados no auditório que recebe os últimos cenários.
Espera-se ainda uma homenagem especial a Heath Ledger, que morreu este ano vítima de overdose de medicamentos.

Os filmes. Na categoria mais importante dos Óscares, a de Melhor Filme, os nomeados são diversificados quanto baste e muito semelhantes aos do ano anterior. Este ano uma das grandes surpresas das nomeações é a comédia Juno, que estreou esta semana em Portugal.
As comédias são um género raro nesta categoria uma vez que não costumam ser escolhidas pelos membros da Academia.
O ano passado a comédia surpresa foi Uma Família à Beira de um Ataque de Nervos que acabou por não levar o Óscar de Melhor Filme para casa.
Um dos favoritos à vitória na categoria é o vencedor do Globo de Ouro (geralmente um prenúncio do Óscar), Expiação. O drama de época de Joe Wright, tipicamente britânico, à semelhança de A Rainha, nomeado na mesma categoria em 2007, maravilhou a crítica norte-americana dando nova "alma" ao romance de Ian McEwan.
Segue-se depois outro filme que estreou esta semana por cá (ver aqui): Michael Clayton. O único filme com nomeações para três actores diferentes não está na lista dos favoritos, mas tem argumentos para chegar ao Óscar.
Já Este País Não é Para Velhos, a perseguição criada pelo irmãos Coen, é outro grande filme que pode chegar à vitória final. Tal como o retrato da prospecção de petróleo no início do século XIX feito Paul Thomas Anderson, Haverá Sangue. Este é um filme brilhante e elaborado, bem ao gosto habitual da Academia, apesar de o ano passado ter sido Entre Inimigos (um remake) de Martin Scorsese a conquistar o Óscar.
Nos Realizadores, Paul Thomas Anderson é o favorito, lado a lado com os irmãos Coen.


Actores. George Clooney (por Michael Clayton) e Daniel Day-Lewis (por Haverá Sangue) são os claros favoritos na categoria de Actor Principal. Ambos têm interpretações notáveis e de uma carga dramática intensa, com vantagem para o britânico Day-Lewis. Clooney admitiu já que considera que o britânico merece ser o vencedor.
Mesmo assim não são de descartar interpretações extraordinárias como a de Viggo Mortensen, em Promessas Perigosas, ou as cantorias de Johnny Depp em Sweeney Todd.
Já a categoria de Melhor Actriz está repleta de surpresas, especialmente Julie Christie, por Away From Her e a jovem Ellen Page, por Juno. A francesa Marion Cotillard é apontada como favorita depois de ter encarnado Edith Piaf em La Vie en Rose.
Nos Actores Secundários o frio assassino de Este País Não é Para Velhos, interpretado por Javier Bardem deve valer ao espanhol o Óscar merecido. Já o advogado arrependido Tom Wilkinson (por Michael Clayton) também está na corrida.
Cate Blanchett, também nomeada na categoria principal, é a grande favorita como Actriz Secundária, por I'm Not There, filme sobre inimitável Bob Dylan.

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?