<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, novembro 29, 2007

Roubar para fazer Cinema 

Godard admite ter roubado dinheiro para realizar filmes

domingo, novembro 25, 2007

Senso, de Visconti 


A palete de estilo e cores de Luchino Visconti é verdadeiramente incrível e repleta de intensidade significativa. Um neo-realismo do passado dos anos 50. Senso, de 1954, é mais histórico e de paixões numa altura difícil de guerra em Itália, ao contrário dos assuntos que escolhia Fellini, mais auto-biográficos.

sexta-feira, novembro 23, 2007

Lucy in the Sky with Diamonds 

“Hey, Jude, don't make it bad
Take a sad song and make it better
Remember to let her into your heart
Then you can start to make it better“




Energia. Alegria. Ritmo. Vida intensa. Paixão. Desilusões. Tristeza. Across the Universe é uma banda sonora dos Beatles interligada por uma história curiosa passada no tempo dos próprios Beatles (anos 60, entre Liverpool e Nova Iorque), repleta de bons momentos, que faz um filme original que não é brilhante mas não deixa de ser um bela experiência musical e visual.
Este ano já tivemos outro musical de relevo a estrear nas salas, Hairspray, um pouco mais espanpanante e comercial do que este Across the Universe, é certo. Aqui, também existe bastante ritmo e vontade de cantar na sala de cinema, mas o tom utilizado é mais o acústico na maior parte das músicas. Outra característica única deste filme é ser com músicas que são conhecidas, que já trauteamos há anos, e agora vemo-las integradas num contexto próprio…
Merece uma ida ao cinema e uma passagem dos ouvidos pela banda sonora, cantada pelos actores, na maior parte das vezes ao vivo in set.


Bono Vox, Joe Cocker, fazem de personagens estranhas que cantam, claro, e ainda vemos uma enfermeira sensual que aparece em multiplicado num sonho, Salma Hayek (que pediu expressamente à sua amiga dos tempos de Frida, Julie Taymor, a realizadora, para entrar no filme).


A maior parte das personagens tem nomes de músicas dos Beatles (o próprio nome do filme é de uma música). Os protagonistas são Jude (Jim Sturgess) e Lucy (Evan Rachel Wood) e, por isso mesmo, estamos sempre à espera que surja a música Hey Jude (claro que está guardado para o final), bem como o Lucy in the Sky with Diamonds (infelizmente só surge quando começam os créditos), interpretada por Bono.








Paul Auster: Portugal é um segredo 

Segue-se o ficheiro de som com a entrevista a Paul Auster - tem pouco mais de 20 minutos. Foi feita na Livraria Bulhosa, de Entrecampos, no dia 4 de Outubro, à hora de almoço e durante uma sessão de autógrafos, quando Auster fez uma pausa. Foi feita de improviso, já que não era suposto eu entrevistá-lo naquela altura e não tinha nada preparado e a única pesquisa feita foi ter visto o filme The Inner Life of Martin Frost, assunto sobre o qual versa a entrevista. A parte final da entrevista é a mais fluída e, talvez, mais interessante. No jornal saiu a entrevista em formato pequeno e no site do Destak saiu em formato mais longo.






Paul Auster: o realizador ocasional
Paul Auster esteve a semana passada em Portugal a promover o seu novo filme, A Vida Interior de Martin Frost, rodado nas Azenhas do Mar, perto de Sintra. Depois de Lulu On the Bridge, o escritor e realizador ocasional revelou ao Destak a experiência de rodar em Portugal, com a ajuda de Paulo Branco e de uma equipa «excelente», e revelou que poderá vir a escrever um guião adaptado do livro da mulher, para Wim Wenders. Com os seus olhos grandes e penetrantes e uma honestidade e simpatia genuína, Auster falou ao Destak depois de uma sessão de autógrafos intensa, na Livraria Bulhosa do Campo Grande.


VER AQUI ENTREVISTA COMPLETA

(em versão escrita)


quinta-feira, novembro 22, 2007

Um crítico de cinema deve ter... 




"uma voz pessoal, intransmissível e um generoso par de testículos" *





"uma ideia, uma marca pessoal" *





Críticos experientes e que preenchem a definição: João Lopes ou o Manuel Cintra Ferreira

Apreciar sem escrever 

Há alguns meses atrás, um ex-crítico de cinema e na altura director de um jornal gratuito respondeu-me assim [algo deste tipo, visto não me recordar da resposta ipsis verbis] à pergunta se sentia falta de escrever sobre filmes: "Nada disso. Agora posso apreciar verdadeiramente sem pensar em verbalizar ou descrever e criticar. (...)"

sábado, novembro 17, 2007

Menos um Cinema 

Foi no Quarteto que vi Donnie Darko - Director's Cut
Lisboa: Cinema Quarteto encerra por falta condições segurança


quinta-feira, novembro 15, 2007

Ratatui contra a pirataria... Será? 



Uma publicidade contra a pirataria, que aconselha a não se fazer downloads porque a qualidade é muito má. E se a qualidade for muito boa? Já se podem fazer downloads ilegais, ó senhor Ratatui?

quarta-feira, novembro 14, 2007

A estreia | American Gangster 



Polícia honesto vs padrinho negro
Os gangsters estão de volta ao cinema em grande estilo, numa história curiosa baseada em factos verídicos e que é já falada como produto para Óscar. A condimentar melhor a receita está um realizador experiente que volta aos filmes magnânimes (agora bem ao estilo de Martin Scorsese) e de acção como Gladiador, Ridley Scott, e dois actores oscarizados e de carisma, que ajudam a tornar a experiência de 158 minutos um deleite cinematográfico: Russel Crowe e Denzel Washington.




How Denzel Washington became an American Gangster
INTERVIEW: SIR RIDLEY SCOTT (AMERICAN GANGSTER)
Ridley Scott American Gangster Interview
Rotten Tomatoes American Gangster 79%

terça-feira, novembro 13, 2007

Frases que ficam... 

Life goes by pretty fast. If you don't stop and look around once in a while, you could miss it.
Ferris Bueller

segunda-feira, novembro 12, 2007

Mão de obra no Reino Unido para quebrar a greve? 

Will producers turn to U.K. writers?
Far from the WGA picket lines, there's a place where top-tier screenwriters are, in theory, still free to work on movies backed by the U.S. studios.
It's called the United Kingdom.
The WGA has no jurisdiction here. But the question worrying producers, agents and studio execs in London is whether local writers can (or should) work on projects involving U.S. partners.

domingo, novembro 04, 2007

Descobertas 

Jacques Tourneur, um dos antecedentes de M. Night Shyamalan, na paixão pelo cinema sobrenatural e que o levaram para outra dimensão.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?