<$BlogRSDURL$>

sábado, dezembro 01, 2007

Encontros Imediatos faz 30 anos em estilo 




A magia das edições em DVD é que permitem não só reavivar a memória de filmes que marcaram uma época, como redescobri-los ou mesmo descobri-los, para quem nunca os tinha visto. Isso mesmo acontece com a preciosa e completa edição especial do 30.º aniversário do filme Encontros Imediatos do 3.º Grau (Close Encounters of the Third Kind (1977)).



São três discos que reflectem a experiência do filme e do que está à sua volta, de maneiras diferentes - Em cada disco está o filme com uma formato distinto. No primeiro jaz a versão original, incluindo a primeira parte do Making of e o trailer original.


O segundo disco tem a edição especial do filme, a segunda parte do Making of e o trailer da edição especial. A receita tem a cereja no topo do bolo com o terceiro disco, agora com o filme em Director's Cut (a versão do filme do realizador). Inclui ainda a terceira parte do Making of - que se assume como um dos mais completos em DVD.


Existem depois dois documentários. O mais interessante é sobre Steven Spielberg (com uma bela entrevista, recente, ao próprio) e os 30 anos que passaram desde o lançamento do blockbuster mais bem sucedido em 1977. Aqui Spielberg explica: a sua obsessão por OVNIS nos anos 70 que levaram ao filme; a forma como era idealista naquela altura e como hoje teria feito um filme diferente; o espirito infantil que havia nele e no elenco principal que escolheu; o facto do filme ter inspirado outro filme, ET; como Encontros Imediatos é sobre uma criança que abre uma porta de onde vem luz, sem medo, com confiança na sua inocência; ainda como inclui cenas no Director's Cut porque a primeira versão tinha sido feita sobre enorme pressão dos estúdios. O segundo documentário (Watch the Skies) é sobre o que está na base no tema central do filme: os OVNIS. Existe ainda o trailer do 30.º aniversário.

Para além do belo desempenho de Richard Dreyfuss, que esteve seis meses a tentar convencer Spielberg a dar-lhe o papel principal, por ter sido "o melhor guião" que alguma vez leu, destaca-se ainda a presença do autor francês François Truffaut como um cientista importante no filme.

ARTIGO DN







Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?