<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, julho 02, 2007

Esplanada volta a ter Cinema 

A Cinemateca volta a ter a bela iniciativa de mostrar filmes na Esplanada. Espero poder ir uma ou outra vez... O ano passado consegui ir ver o filme de Alfred Hitchcock, To Catch a Thief, com o Cary Grant e a deslumbrante Grace Kelly. Um belo filme, com um ritmo incrível. Curiosamente, este ano começam o ciclo exactamente com esse filme.



Como estive este fim-de-semana em Barcelona, reparei num restaurante/bar com uma ideia brilhante. Enquanto as pessoas estão a comer a sua refeição, está a passar numa tela razoável um filme antigo. Tudo isto num ambiente sóbrio, acolhedor e de bom gosto. Embora a comida não fosse barata, é uma mais valia apetecível. Chama-se La Reina del Raval, e fica na Rambla del Raval. Ver a ficha do restaurante aqui.



Coloco de seguida um pedaço da divulgação da Cinemateca para a iniciativa:




CINEMA NA ESPLANADA: FILMES DA PRAIA

"Chegamos a Julho e, como tem acontecido nos últimos anos, a Cinemateca aproveita as quentes noites (espera-se…) para as sessões ao ar livre, na Esplanada, que continuarão em Setembro.
Escolhemos, este ano um mote único, não necessariamente original, mas certamente apropriado à estação: a praia. Por “filmes da praia” propomos filmes que dela guardem a atmosfera de Verão. Apostamos na diversidade, reunindo um lote de títulos em que convivem Hitchcock, Bergman, Tati, Rohmer, Billy Wilder, Robert Mulligan, Jorge Silva Melo e Takeshi Kitano – para citar apenas realizadores programados em Julho, mês em que há ainda lugar para a praia assombrada pelo terror de Spielberg no TUBARÃO, para a exibição de refrescantes mergulhos de Esther Williams em SEREIA PERIGOSA ou para o primeiro 007. Do sub-género dos “Surf Movies” dos anos 70, mostramos o clássico BIG WEDNESDAY.
No primeiro fim-de-semana de Esplanada na Cinemateca em 2007, MÓNICA E O DESEJO é também a histórica sessão de encontro com a actriz Harriet Andersson.






TO CATCH A THIEF
Ladrão de Casaca de Alfred Hitchcock
com Cary Grant, Grace Kelly, Charles Vanel, Brigitte Auber, John Williams
Estados Unidos, 1955 - 97 min / legendado em espanhol
Hitchcock e Grace Kelly no seu último encontro, antes dela se tornar princesa do Mónaco. Grant é um ladrão de jóias retirado, que volta à acção quando alguém lhe usurpa o nome numa série de audaciosos roubos. TO CATCH A THIEF é também uma comédia onde sobressaem mais claramente as obsessões eróticas que habitam a obra de Hitchcock, com destaque para a cena arquetípica do fogo de artifício. O ambiente é de Verão, o cenário o da Côte d’Azur francesa, em cujas águas Kelly e Grant mergulham.
Esplanada Qui. [05] 22:30

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?