<$BlogRSDURL$>

terça-feira, fevereiro 20, 2007

Em DVD... Angel-A 

Angel-A (2005) é um filme francês original e delicioso. Realizado e escrito por Luc Besson é, claramente, um dos melhores trabalhos do responsável por Léon (1994) e The Fifth Element (1997). Entre a fantasia e o peculiar estão duas personagens fascinantes e com diálogos brilhantes, que interagem com uma energia e química fantástico - isto quando não podiam estar em estereótipos mais opostos. Se a personagem de André é interpretada por um actor conhecido (Jamel Debbouze, o Lucien de Amélie), já a personagem de Angel-A, fascinante e muitíssimo bem interpretada (surpreendente mesmo) por Rie Rasmussen, nem por isso. Desenvolve-se entre Andre e Angel-A uma relação improvável mas que consegue ser divertida mas também interessante e que dá ânimo ao filme (que é pequeno), dando-lhe ritmo. Outra curiosidade é que o filme é integralmente a preto e branco, o que só abona em seu favor. Dá-lhe um certo encanto e até pureza, especialmente à personagem de Angel-A. Existem ainda planos e imagens muito bem conseguidas de uma Paris a preto e branco, numa simbiose com a história e as personagens brilhante.

O filme está disponível em DVD, em Portugal, há duas semanas.







Rie Rasmussen não poderia ser mais fascinante e interessante, embora o estereótipo a que está associada não seja típico de alguém interessante. Ela é dinamarquesa, tem 31 anos (feito a 14 deste mês - dia dos namorados), 1,78 de altura, como medidas 34-24-34 (é muito magra) e fez carreira como modelo. Foi lançada na alta roda da moda no Victoria's Secret Lingerie Fashion Show em 2001. Já foi a "cara" da Gucci sob a batuta de Tom Ford. Sempre adorou cinema e acabou por ter a sua oportunidade em 2002 (embora sem grande brio de interpretação dado o papel), no thriller erótico de Brian De Palma, Femme Fatale (2002), onde contracenou com a sua grande amiga Rebecca Romijn. Está há algum tempo a estudar cinema e quer ser, para além de actriz, realizadora. O que é curioso é que nasceu na Dinamarca, trabalhou essencialmente nos Estados Unidos e fala um francês perfeito, como se vê no filme Angel-A. Não só o filme deixa a entender que se trata de uma pessoa bem mais interessante do que a aparência deixa perceber, como lendo o que diz percebe-se melhor que há profundidade e espaço para evoluir numa modelo que se transformou actriz. Já realizou duas curtas-metragens, uma delas premiada e, por este filme, parece ter futuro na 7ª arte.

Rie Rasmussen
Actor profile with photos
Rie Rasmussen - Wikipedia
Sundance Interview: Luc Besson and Rie Rasmussen
The long goodbye Interviews Guardian
BBC - Film Network - Luc Besson On Angel-A
BBC - collective - angel-a review, audio interview with luc besson

Citações pessoais de Rie Rasmussen
"I spent two months on the set with Brian De Palma. I watched everything. Even then I didn't have any scenes I'd hang around just to be able to breathe the air. I loved acting and performing. I desired to make the most of the experience. It was amazing.

Well you see, movies are our generation's folklore. It's our pop culture, our reference point. I don't want it to sound arrogant but I felt that my passion and love for the movies gave me enough guidance as to how I would present a character by mixing elements of different actresses and performances that inspired me. It's actresses like Sigourney Weaver who was so strong and amazing in Alien and at the same time so feminine and fragile in something like The Year Of Living Dangerously. It's Faye Dunaway, who is so completely a woman in her films. Her eyes are so...she has very sorrowful eyes. The things you learn from her face in Chinatown!"

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?