<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, novembro 03, 2006

Os falecidos 



The Departed. Classificação: 4,5/5

Heróis que partem
Um filme que nos coloca o coração aos saltos, em constante sobressalto e com uma curiosidade imensa sobre o destino das suas personagens só pode ser especial e, simplesmente, bom. Quando se junta uma história consistente, épica e forte a um elenco de actores que nos apetece ficar um dia inteiro a ver actuar, sópodemos estar perante um filme fabuloso e soberbo, o caso. O novo Scorsese tem tudo para perdurar na história.
Um filme com F grande, para quem gosta gosta de experienciar cinema no seu estado mais audaz e puro - nem por isso mais fácil de ver. É brilhante não só ver as histórias se encadeiam, como a realização minuciosa q.b., de Scorsese - em grande forma -, que traz ao filme uma emoção de cortar a respiração. Tudo isto junto a personagens em constante mutação e desenvolvimento, que não sabemos se amamos ou odiamos.
A força das personagens - graças tanto à realização como às interpretações - talvez seja um dos grandes motores da intensidade que o filme, digno de Oscares (no plural), atinge.
Jack Nicholson, Leo Di Caprio, Matt Damon, (o trio central), Mark Wahlberg, Martin Sheen, são todos peças complexas e brilhantes deste jogo de xadrês curioso que se forma. Alec Baldwin é um secundário de respeito, mas que devido ao papel de polícia burro que tem, não se destaca particularmente.
Scorsese, de ascendência italiana e que já tinha retratado essa mesma máfia em Goodfellas, vira-se agora para outra comunidade forte nos Estados Unidos, os irlandeses. O espirito irlandês determinado e mais psicológico do que o espirito mais agressivo dos italianos, está agora no centro das atenções.
Os confrontos entre personagens alternam entre a mentira, os jogos psicológicos apetecíveis e manipuladores e o reconhecimento das capacidades do outro - incluindo ocasional violência e ameaça de violência.
Aqui, todos vivem em alguma mentira e em algum disfarce. Todos escondem algo e vão mudando as suas personalidades, desejos e atitudes. Infiltrados era, aparentemente um bom nome para o filme, mas, para além de já existir um filme de Spike Lee com o mesmo nome, é preciso ver o final brutal e que parece ter vida própria para perceber o que The Departed é o único nome possível.
Matt Damon consegue na perfeição ser um manipulador, mau e odioso, com muitos poucos escrúpulos, um deleite para quem gosta de boas interpretações.


Comments:
O Jack Nicholson diz que é o melhor filme do Scorsese. Mas só aceitou entrar no filme depois de serem feitas modificações em alguns aspectos da personagem que interpreta.

Acabam-se os "auteurs", vendem-se as pipocas...

Espero que o filme seja bom, pelo menos melhor que os dois últimos. O Aviador é péssimo e o do Bob Dylan nem comento...

Mas acho que vou dar o benefício da dúvida e ver, pode ser que me surpreenda.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?