<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, junho 12, 2006

The New World 


Um mundo novo de amor
Novo Mundo. Nem só de feitos decisivos e grandiosos vivem os filmes sobre a descoberta no novo mundo (América). Aliás, os primeiros colonos sofreram e transmitiram doenças aos índios, vivendo-se combates mas também amores entre os dois povos, durante a imposição europeia na América.
O realizador e argumentista Terrence Malick (autor de A Barreira Invisível), faz poucos filmes, mas existe sempre grande expectativa quando quer contar uma história, pelo modo subtil e estético que incute no seu cinema. Aqui, ilustra com encanto e cor a história do Capitão John Smith (interpretado pelo “duro” Colin Farrell) e a sua paixão por uma adolescente da tribo índia Powhatan, de nome Pocahontas (os mais jovens farão a reminiscência imediata para a animação, mas trata-se de uma figura muito retratada).

Numa viagem britânica para encontrar novos tesouros na América, a tripulação de Smith estabelece colónia na Virgínia. Durante uma expedição de um grupo da colónia para encontrar alimentos, Smith é o único sobrevivente após um ataque dos índios, mas fica seu prisioneiro durante alguns meses. De prisioneiro a curiso daquele novo modo de vida vai um pequeno passo. De curioso à atracção e paixão pela jovem e bela Pocahontas (Q’orianka Kilcher) outro pequeno passo, perigoso.
Após um regresso à miséria de doenças e desentendimentos do quartel britânico (cada vez menos povoado), desencadeia-se uma série de peripécias que nos fazem reflectir sobre o amor entre pessoas com culturas distintas e também no poder que tinha, na altura, o desejo de descoberta dos homens. O desejo e ir mais além e ficar na história - não é por acaso de que até se fala nas descobertas que os portugueses estavam a desenvolver na altura.
O amor entre os dois vai trazê-la para o mundo ocidental onde se dão vários desencontros com Smith e entra em cena John Rolfe (Christian Bale). Desde a ambição por novas descobertas, de Smith, à emoção por ter traído a sua tribo, de Pocahontas, a imaginação e cuidado estético de Mallick é surpreendente e brilhante, apesar de necessitar de um certo estado de espirito para assimilar a experiência. A uma história de amor tocante e dramática junta-se também uma relevância histórica curiosa.

Ficha IMDb

Class: 3,5/4
Realização: Terrence Malick
Com: Colin Farrel, Christopher Plummer, Christian Bale, Q’orianka Kilcher
Site Oficial: The New World
Género: Aventura/Drama/Histórico
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12
EUA, 2005
135 min.
Estreia em Portugal: 4 de Maio 2006



Comments:
Filme fantástico.

Cumps.

Roberto F. A. Simões
CINEROAD
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?