<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, junho 15, 2006

Murderball 

Os triunfos mentais da competição
Murderball - Espírito de Combate. O mundo da competição desportiva vai para além daqueles que têm todas as capacidades físicas. Este é um documentário (que foi nomeado nos Oscares deste ano) intenso e com suspense, que reflecte a rivalidade dura entre duas equipas de râguebi de quadriplégicos, Estados Unidos e Canadá.
Na sua própria versão do desporto de full-contact, eles atiram-se de frente uns contra os outros, em cadeiras de rodas feitas à sua medida, como se fossem gladiadores. E não, não têm capacete.
Dos ginásios do interior da América à arena olímpica de Atenas, na Grécia, "MURDERBALL – Espírito de Combate" conta-nos a história de um grupo de atletas de classe mundial como nenhum outro que já se viu na tela. Além de mostrar como dão cabo dos seus adversários, o filme dá cabo também de todo e qualquer estereótipo sobre “paralíticos” e “aleijadinhos”.

O protagonista é um luso-americano sedento por vingar-se dos Estados Unidos. Fala-se de família, vingança, honra, sexo (sim, os tetraplégicos também têm sexo... de formas inventivas) e como o jogo de râguebi, disputado a um ritmo impressionante é um alimento para serem mais fortes. Aprende-se a ficar de pé, mesmo quando o corpo foi vergado.

--
Class: 4/5
Realização: Henry-Alex Rubin e Dana Adam Shapiro
Site Oficial: Murderball
Género: Documentário
Distribuição: Vitória Filme
Classificação: M/12
EUA, 2005
85 min
Estreia em Portugal: 8 de Junho

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?