<$BlogRSDURL$>

sábado, junho 17, 2006

Mean Machine - Vinnie Jones 



O nome Vinnie Jones não é familiar para todos. O próprio nome: Vinnie, não inspira grande confiança, faz lembrar alguma personagem feita por Danny DeVito. No entanto, foi um futebolista inglês de relativo sucesso na Grã Bretanha, tendo actuado em clubes que não eram, na altura, de topo: Wimbledon, Leeds United, Sheffield United, Chelsea and Queens Park Rangers (agora o Chelsea está bem diferente). Representou a selecção galesa, por ter avós do País de Gales. No futebol notabilizou-se por ser um jogador duro, do estilo Petit com mistura de, por exemplo, Gravesen, já que tem um imponente porte físico com 1m88. Por irónico que pareça, destacou-se dos demais futebolistas através de uma foto em que agarra os testículos de Paul Gascoigne que se celebrizou. Depois disso fez um video televisivo, que foi condenado pela Federação inglesa, em que mostrava como ser um jogador "duro", em que mostrou apetência e à vontade para estar à frente das câmaras [Soccer's Hard Men (1992)]. No futebol detém um recorde que lhe assenta que nem uma luva, foi o jogador, até ao momento, a ver mais depressa um cartão amarelo num jogo de futebol profissional, logo aos 3 segundos!



Apesar desta sua faceta de duro, na sua vida conseguia ser ambivalente, entre o afável e pouco dado a loucuras de noitadas - é casado desde 1994 com a mesma mulher e tem dois filhos - e o provocador de brigas. Está proibido de viajar em aviões da Virgin Atlantic depois de ter causado uma briga num voo para Tóquio.

Agora poderão-me perguntar, com legitimidade: O QUE É QUE TUDO ISTO TEM QUE VER COM O CINEMA?

A resposta: TUDO!

É que Vinnie Jones tornou-se num actor de cinema convincente, com méritos e muito requisitado. Sim, nos Estados Unidos é frequente desportistas e humoristas tornarem-se estrelas de cinema (nem sempre com grandes méritos, especialmente nos desportistas), mas na Europa, nomeadamente nos dominíos do futebol é algo único e curioso, especialmente quando foi um jogador que nunca foi, nem de perto nem de longe, de topo. Jones começou a entrar no cinema em 1998, quando tinha 33 anos e ainda estava no futebol (como jogador e, brevemente, como treinador), em Lock, Stock and Two Smoking Barrels (1998), de Guy Ritchie (um thriller inglês divertido).

Desde dessa altura, tem tido muito que fazer e conta já com 27 filmes e várias inúmeras participações em séries televisivas, incluindo o mais recente projecto do brilhante Ricky Gervais, "Extras", e programas televisivos. Pode-se dizer que Guy Ritchie deu-lhe a projecção no cinema para triunfar, primeiro, porque deu-lhe um primeiro papel num filme com alguma importância em 1998, depois, porque após ter participado no blockbuster Gone in Sixty Seconds (2000), Richie voltou a apostar nele em Snatch. (2000) - um papel bem indicado ao seu estilo (foi Bullet Tooth Tony). Logo a seguir esteve ao lado de várias estrelas em Swordfish (2001) e no mesmo ano, protagonizou o seu primeiro filme relacionado com futebol, Mean Machine (2001).

Foi com Mean Machine (2001), que vi a noite passada na SIC, que me lembrei de o comentar aqui.

O QUE TEM VINNIE?
Para já, dada a sua expressão carismática e dura, e a sua estatura elevada, é perfeito para papéis de durão, "bully" ou outros dentro do género. Mas safa-se muito bem apenas como protagonista carismático, como acontece em Mean Machine, um filme bem curioso e que já foi alvo de remake pelos norte-americanos o ano passado, em The Longest Yard (2005) - dedicado ao futebol americano e protagonizado pelos divertidos Adam Sandler e Chris Rock. O que é mais curioso é que Mean Machine (2001), para mim, é bem melhor do que The Longest Yard (2005), embora tenha um elenco quase todo desconhecido. Parece-me que Vinnie tem muito para dar e, em poucos anos, tem feito imensos filmes... E, se já participou em vários filmes com impacto, como se pode constatar aqui, e é exemplo, recentemente, Garfield: A Tail of Two Kitties (2006) (voice) e X-Men: The Last Stand (2006), o futuro reserva-se interessante. Nos filmes norte-americanos tem aparecido como secundário e mero durão, nos britânicos é várias vezes protagonista, como acontecerá em The Riddle (2007).
Os outros projectos são 7-10 Split (2006); The Filthy War (2007) [onde se aproveita o seu aspecto do leste europeu]; Carry on London (2007) .


FRASES:
"I've always felt that people put me down, and I'd fight back. I played football 15 years, and nobody gave me any credit, and they never will do."

"[The critics] say that about every film - that it will be my last one. My next one, in Australia, will be my 30th"

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?