<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, maio 24, 2006

Vidas nas Torres Gémeas em filme 


[Estive a ouvir alguns comentários, de Oliver Stone e espectadores, e o trailer deste filme e fiquei cativado. Com Nicolas Cage e também Maria Bello, Maggie Gyllenhaal, entre outros, o sentimento de que se vivia o ataque às torres gémeas parece-me bem conseguido "Quando se está lá mesmo, não tem a ver com política, é outra coisa, é apenas aquilo", disse Stone.]

A PREMISSA: The World Saw Evil That Day. Two Men Saw Something Else.
Ficha IMDb

Vinte minutos de 'World Trade Center'
Aproveitando a projecção comemorativa dos 20 anos de Os Bravos do Pelotão, Oliver Stone mostrou, na abertura da sessão, 20 minutos do seu novo filme World Trade Center, em que Nicolas Cage interpreta um agente da Polícia Portuária de Nova Iorque que acorreu à Torre 1 do World Trade Center no dia 11 de Setembro de 2001, com uma equipa de salvamento, poucos minutos depois do embate do primeiro avião desviado pelos terroristas.
Ao contrário de United 93, do realizador inglês Paul Greengrass, que está no programa de Cannes, fora de competição, e foca o avião desviado que se despenhou na Pensilvânia no mesmo dia sem deixar sobreviventes, World Trade Center baseia-se inteiramente em testemunhos vividos do agente personificado por Cage, dos camaradas que o acompanharam e sobreviveram ao ataque terrorista. As imagens reveladas por Stone referem--se aos primeiros 20 minutos do filme e passaram em sequência. São bastantes impressionantes e dão para perceber que o realizador de JFK quis manter-se fiel à intenção expressa no pequeno discurso que fez antes da projecção: "Mostrar pessoas que viram as coisas com os seus próprios olhos", porque "a História também é feita das suas testemunhas colectivas".
World Trade Center é, juntamente com United 93, a primeira grande produção cinematográfica norte-americana a falar dos acontecimentos de 11 de Setembro. O filme deverá ficar pronto para ser apresentado no Festival de Veneza, no início de Setembro.
EB, in DN


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?