<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, maio 26, 2006

A iniciativa 

Cópias de filmes da Columbia depositadas na Cinemateca
A Columbia Filmes Portugal vai passar a depositar na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema cópias de todas as películas que lançar no país, após o acordo hoje assinado entre as duas entidades.
O documento foi assinado em Lisboa, nas instalações da Cinemateca Portuguesa, pelo director-geral da distribuidora norte- americana de filmes em Portugal, João Cameira, e pelo presidente daquele organismo público, João Bénard da Costa, que o considerou «um acordo histórico, pela sua importância».
Até agora, todas as cópias dos filmes da Columbia lançados em Portugal para serem exibidos comercialmente eram destruídas, vendo-se a Cinemateca obrigada a pedir um exemplar à distribuidora sempre que necessitava de a apresentar num ciclo de cinema.
«Muitas vezes as cópias dos filmes não estavam disponíveis em Portugal e éramos inclusivamente obrigados a mandá-las vir do estrangeiro, com custos elevados», explicou Bénard da Costa.
Desde 1980 que a Cinemateca tem tentado negociar com as distribuidoras de filmes no país o depósito voluntário das cópias em suporte de película lançadas anualmente, «mas houve sempre resistências».
O único acordo conseguido até hoje pela entidade com uma grande distribuidora foi realizado com a FOX, através dos Filmes Castello Lopes, em 1991.
«São negociações delicadas, morosas e difíceis», comentou o presidente da Cinemateca, congratulando-se por ter chegado a um acordo com a Columbia «para acabar com uma situação aberrante».

mais in DD

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?