<$BlogRSDURL$>

sábado, abril 01, 2006

mais e melhor cinema...? 


[Investir na criatividade portuguesa... no cinema... esperemos!!]

Cinema/Audiovisual: PT contribui com 25 M€ em cinco anos
A PT Multimédia (PTM) contribui com 25 milhões de euros para a criação do fundo de apoio ao cinema e audiovisual, valor que disponibilizará faseado em cinco anos, no âmbito de um contrato celebrado esta sexta-feira com o Ministério da Cultura.
O acordo foi assinado no Palácio da Ajuda, em Lisboa, pela ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, e pelos administradores da PT Multimédia Zeinal Bava e Luís Miguel de Melo.
O contrato estabelece as condições de realização do investimento em termos plurianuais pela PTM no fundo de fomento e desenvolvimento das artes cinematográficas e do audiovisual, cuja criação foi anunciada pelo Ministério da Cultura no final do ano passado.
A criação do fundo, que terá um orçamento de 25 milhões de euros, é uma das principais inovações constantes na proposta de Decreto Regulamentar e no Decreto-lei de Implementação da Lei de Arte Cinematográfica e Audiovisual.
Hoje, na assinatura do contrato, a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima sublinhou que o fundo, «que vem corresponder às expectativas de apoio por parte do sector, é um novo caminho que se abre, cheio de potencialidades e desafios».
A governante considera que este instrumento financeiro permitirá a diversificação do apoio ao cinema e ao audiovisual e procurará resolver os problemas de sub-financiamento do sector.
A existência do fundo «permitirá que o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) concentre energias e meios no apoio à criação cinematográfica mais inovadora e de cariz artístico, bem como no apoio a jovens autores, curtas-metragens e documentários cinematográficos», disse. Por seu lado, o fundo «terá uma maior preocupação com efeitos estruturantes, a prazo, no próprio tecido empresarial do sector e contribuirá para o desenvolvimento do mercado, de modo a reforçar a quota das obras nacionais ou equiparadas», explicou a ministra.

mais in DD

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?