<$BlogRSDURL$>

quarta-feira, abril 19, 2006

mais documentários 


Instituto apoia associação do documentário com 270 mil euros até 2008
O Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) vai atribuir um apoio de 270 mil euros durante o triénio 2006/8 à AporDOC - Associação pelo Documentário, anunciou hoje a entidade.
De acordo com uma fonte do ICAM, o protocolo para a atribuição das verb as vai ser assinado quarta-feira entre a direcção do instituto e a AporDOC, na s ede da associação, em Lisboa.
Os 270 mil euros serão repartidos em fracções de 90 mil, a entregar anualmente em 2006, 2007 e 2008 para a associação desenvolver as suas iniciativas, ainda segundo o documento.
Criada em 1996, a AporDOC é um organismo sem fins lucrativos que tem co mo objectivos promover e divulgar a produção e distribuição de filmes documentai s e estabelecer parcerias com outras instituições nacionais e internacionais. Contactada pela Agência Lusa, Ana Isabel Strindberg, membro da direcção da associação, sublinhou a importância da assinatura deste protocolo "que vai f ornecer um apoio sustentado" às actividades da entidade.
"São verbas extremamente importantes sobretudo porque em Portugal há po ucos apoios para este género cinematográfico", comentou a responsável, acrescent ando que a associação tem defendido que "o documentário deve ter o mesmo estatut o da ficção, com mais espaço nos festivais e nas salas de cinema".
Ana Isabel Strindberg referiu que a AporDOC tem vindo também a sensibil izar o ICAM para dar incentivos às distribuidoras visando uma maior apresentação de documentários em sala, bem como às cadeias de televisão, sobretudo a RTP. A actual direcção da associação foi eleita em Julho passado e tem como presidente a realizadora Catarina Alves Costa, e, além de Ana Isabel Strindberg, programadora e responsável pelo festival DocLisboa, os elementos Graça Castanhe ira, Madalena Miranda, Caroline Barraut. O DocLisboa, único festival de documentário internacional português, va i organizar a sua quarta edição este ano, depois de em 2005 ter tido "perto de 1 9 mil espectadores, o que é significativo quando se diz que o público do cinema português é reduzido". O festival decorre este ano entre 20 a 29 de Outubro, em Lisboa.

in Lusa

www.apordoc.ubi.pt
DOCLISBOA 2005

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?