<$BlogRSDURL$>

terça-feira, abril 25, 2006

Lisboetas 



A integração dos novos portugueses
Lisboetas. Os novos portugueses são imigrantes de culturas distintas e realidades intensas. O documentário do luso-brasileiro-francês, Sérgio Tréfaut, é um retrato emocionante e repleto de esperança, passado em Lisboa, sobre uma sociedade em transformação.

por João Tomé - in Destak

Brasileiros, africanos – de países lusófonos, África do Sul e Nigéria –, imigrantes do leste europeu (Ucrânia, Rússia, Moldávia, Roménia), muçulmanos (paquistaneses), indianos, chineses, entre outros. Estas são algumas das culturas que são referidas no filme do luso-francês, de origem brasileira Sérgio Tréfaut. Em toda esta multiplicidade étnica e de culturas existem situações decadentes mas também muitas histórias felizes e de esperança. Num dos documentários portugueses mais tocantes, aqui, os portugueses são personagem quase sempre ausente. Consegue-se ilustrar a realidade imigrante com exemplos emocionantes, afectivos e energéticos, de que os portugueses em geral não têm conhecimento, tendo como moral «as pessoas novas que chegaram transformaram a cidade e muitas fazem já parte dela», afirmou Tréfaut ao Destak. Sem a presença de um narrador, as imagens e as pessoas falam por si.

Da chegada ao nascimento
O documentário constitui uma autêntica viagem. Se o início mostra situações mais precárias – começa com o registo dos imigrantes no SEF –, a parte final do documentário é de esperança, integração e nascimento. Acompanhamos as dificuldades de legalização, o trabalho precário e ilegal oferecido por portugueses, por exemplo, no Campo Grande. Assistimos também às saudades de casa e aos sonhos que já não englobam um regresso a casa. «O paraíso tem de ser construído onde vivemos», diz um imigrante algures no documentário, que também refere que pensava que os «portugueses fossem mais ricos». Das crianças, ouvem-se sinais de integração e esperança: «quero ser polícia e ficar em Portugal». Por fim, o filme termina com um misto de felicidade e extrema emoção com o nascimento, in loco, de um português de pais ucranianos.


Class.: 4/5

Realização: Sérgio Tréfaut
Site oficial:
Lisboetas
Género: Documentário
Distribuição: Atalanta Filmes
Classificação: M/12
Portugal, 2004
100 min

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?