<$BlogRSDURL$>

domingo, abril 16, 2006

Inside Man 


Assalto em Alta Tensão
Infiltrado. Spike Lee surpreende num thriller intenso e pouco ao seu estilo, repleto de segredos e imprevisibilidades. Num assalto a um banco, Clive Owen, Denzel Washington e Jodie Foster confrontam-se em pólos diferentes, mas onde nada o que aparenta ser, é.

João Tomé - antevisão ao filme, já que ainda não o vi

Há filmes de assaltos a bancos de géneros diferentes e ambições distintas, desde a comédia ao drama. Na verdade, os assaltos a bancos fazem parte do cinema quase desde o seu inicio, mas tornou-se mais claro este uso, desde os westerns, onde os cowboys marginais assaltariam o banco e o xerife os tentaria prender – havia westerns onde o assaltante do banco era o herói. Um pouco para celebrar este tipo de filmes, o realizador Spike Lee, conhecido pelos seus filmes de índole racial – recentemente fez Ela Odeia-me e A Última Hora – traz agora um filme bem longe do que habituou o seu público nos últimos anos: um thriller policial com vários “twists”. À história de suspense intenso e em mudança constante que tem sido muito bem acolhida pela crítica e público norte-americanos, junta-se um elenco de luxo que tem a oportunidade de mostrar o seu talento e brilhar. O pano de fundo é a Nova Iorque e os três protagonistas têm tanto de carisma, como de teimosia.




Clive Owen é Dalton Russell, um criminoso bem preparado e inteligente que começa aquilo que ele afirma ser o assalto perfeito a um banco. Depois do assalto se transformar numa situação de reféns com a chegada da polícia, entra em cena o detective “duro” Keith Frazier (Denzel Washington) que irá negociar com o líder dos assaltantes, Russell, que aparenta sempre calma e conhecimento de tudo o que se passa. O trio fica completo com Jodie Foster, que interpreta uma consultadora política, Madeline White, que trabalha para o fundador do Conselho do Fundo de Manhattan. Ela aparece supostamente para ajudar, mas tenta manter seguro um segredo que reside no cofre. White irá intervir junto do detective Frazier e confundir o seu trabalho. Uma coisa é certa neste thriller intrigante, estes três personagens tentam manipular-se uns aos outros, fazendo com que nem tudo o que pareça, seja, de facto, a verdade, tanto para eles como para o espectador que assiste. A tensão, mistério e “twists” estão garantidos.


Realização: Spike Lee
Com: Denzel Washington, Clive Owen, Jodie Foster
Género: Crime/Thriller
Distribuição: Lusomundo
Classificação: M/12
EUA, 2006
129 min


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?