<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, abril 21, 2006

indie de volta 



www.indielisboa.com


Este ano, o IndieLisboa homenageia 4 realizadores: Edgar Pêra, Michael Glawogger, Jay Rosenblatt e Nobuhiro Suwa. Hoje tem início a abertura dos programas dedicados ao austríaco Glawogger, com a exibição do seu aclamado documentário WORKINGMAN’S DEATH, e também ao realizador americano Jay Rosenblatt, de quem serão mostrados os filmes DOUBT, BLOOD TEST, PARIS X2, e BRAIN IN THE DESERT

calendário das sessões está disponível aqui.

Organização do IndieLisboa promove filmes portugueses junto de festivais
A associação cultural Zero em Comportamento e o Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia (ICAM) vão promover durante o fim-de-semana exibições de filmes portugueses para programadores de festivais internacionais.
De acordo com uma fonte da associação, responsável pela organização do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente, a iniciativa, designada por Lisbon Screenings, "visa contribuir para o aumento da visibilidade dos filmes portugueses" no estrangeiro.
Trata-se de uma acção inédita da associação, que será levada a cabo no âmbito do festival IndieLisboa, inaugurado quinta-feira e que decorre até 30 de Abril nos cinemas Fórum Lisboa, King e Londres.
A Zero em Comportamento e o ICAM pretendem que estas exibições se passem a realizar regularmente para facilitar aos produtores um contacto mais célere e eficaz com os compradores de direitos internacionais dos filmes e programadores de festivais de cinema.
As sessões terão lugar na sala de visionamento do ICAM e serão exclusivas para profissionais convidados, nomeadamente programadores dos festivais de Toronto, Locarno, Roterdão, Fórum de Berlim, Sundance, Melbourne e Adelaide.
A terceira edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema Independente vai exibir 282 filmes, entre eles 48 portugueses (seis longas e 42 curtas-metragens).
Na secção de Heróis Independentes pela primeira vez será homenageado um realizador português, Edgar Pêra, que apresentará o seu mais recente filme, "Movimentos Perpétuos - Tributo a Carlos Paredes", em ante estreia neste festival, no sábado, às 21:30, no Fórum Lisboa.
O evento, que inclui um ciclo dedicado ao cinema sueco, intitulado "90 anos de Curtas-Metragens", encerra a 29 de Abril, também no Fórum Lisboa, com a exibição de "Twelve and Holding", de Michael Cuesta, mas a 30 serão ainda exibidos os filmes vencedores.

in Lusa

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?