<$BlogRSDURL$>

domingo, março 26, 2006

V. 



Revolução das máscaras
V de Vingança
. Um herói culto e terrorista mascarado promete trazer liberdade a uma Grã Bretanha liderada por um governo fascista. Hugo Weaving e Natalie Portman protagonizam a nova aventura, arrojada e inventiva dos criadores de Matrix. Lembrem-se, lembrem-se do 5 de Novembro.

João Tomé





Como é que um homem cuja cara nunca vemos, consegue ser personagem central, importante e decisiva num filme? A resposta está em V, um britânico super-herói, terrorista, encantador e culto, ao mesmo tempo que brutal e violenta, que procura vingar-se e libertar o povo britânico das “garras” de um governo controlador e fascista.
Os irmãos Wachowski produziram e escreveram o argumento, dando ao seu amigo James McTeigue a estreia na realização. Juntos ergueram um filme com uma intensidade semelhante a Matrix, misturando entretenimento com uma história cativante cheia de conotações políticas. A película é baseada na obra de BD com o mesmo nome de Alan Moore – autor da Liga de Cavalheiros Extraordinários e Hell – e, depois do sucesso de Sin City, esta é mais uma transposição para o cinema bem sucedida.

Entramos na história quando V salva a jovem filha de pais vítimas do fascismo repressor, Evey (Natalie Portman), de uma situação de vida ou morte. A partir daí desenvolve-se uma amizade estranha entre o eloquente homem da máscara, cheio de filosofias sobre a vida, e Evey. V, interpretado pelo agente Smith de Matrix e o Elrond de Senhor dos Anéis, Hugo Weaving, é um homem complexo. Apenas sabemos que foi utilizado para testes cruéis em humanos, ficou com uma força sobrenatural e totalmente queimado, e acabou por fugir jurando vingar-se do sistema vigente.

É nesse plano final de vingança e de derrube do governo que assistimos, onde ele irá matar, incitar o povo a reagir e procurar destruir o mítico edifício do parlamento inglês. Mas a partir do momento em que conhece Evey ele adquire nova razão para viver. V sente-se inspirado pela história de Guy Fawkes (activista inglês) e instaura a vingança para o dia da morte de Fawkes, 5 de Novembro, mantendo viva a esperança de que os homens são movidos por ideias e que os homens podem morrer, mas as ideias subsistem. Esta é uma obra criativa e intelectualmente brilhante, com moral política, polémica e actual, legitimando, em certa medida, o terrorismo.


V for Vendetta
Estados Unidos - 2005
132 min - Thriller
12 anos
James McTeigue (Realização)
Stephen Rea (Actor / Actriz)
Natalie Portman (Actor / Actriz)
Hugo Weaving (Actor / Actriz)
Larry Wachowski (Argumento)
Andy Wachowski (Argumento)
http://vforvendetta.warnerbros.com
Ver o trailer







Comments:
peguei o filme um pouco depois,mas me prendeu,foi uns dos melhores filmes inteligentes que eu assisti,pretendo ver novamente, eu não esqueço.
 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?