<$BlogRSDURL$>

segunda-feira, março 13, 2006

Boa nova 


Criada comissão para seduzir produção internacional a filmar em Lisboa
Lisboa vai ter uma comissão para apoiar e incentivar a produção internacional de cinema a filmar na capital, a Lisbon Film Comission, anunciou hoje o vereador da Cultura da autarquia lisboeta.
"A semelhança do que acontece noutras cidades europeias e noutros continentes, estamos a trabalhar na criação da Lisbon Film Comission", afirmou o vereador com a pasta da Cultura na Câmara Municipal de Lisboa, José Amaral Lopes, durante a apresentação do programa cultural para o próximo ano.
"O processo de estudo da análise de propostas (para a criação daquela entidade) está quase concluído", afirmou o vereador, acrescentando que uma equipa técnica vai até "Santa Mónica para aprender a melhor forma de adaptar este tipo de organismos à realidade da cidade de Lisboa".
De acordo com aquele responsável, o objectivo da comissão é promover a produção nacional e agilizar e desburocratizar as complexidades inerentes à realização de conteúdos cinematográficos e audiovisuais.
A Lisbon Film Comission terá ainda a seu cargo a responsabilidade de "apoiar e incentivar a produção internacional para que venha filmar em Lisboa", disse.
Promover e captar investimentos para a realização de obras cinematográficas é outro dos objectivos desta instituição que, através da congregação de esforços, deverá responder "às necessidades sem ser mais um organismo público sem agilidade", afirmou o vereador.


José Amaral Lopes acredita que a comissão vai permitir a "competitividade do sector e o desenvolvimento de áreas adjacentes no âmbito da cultura e do turismo".
Durante a apresentação da programação cultural para os dois próximos anos, José Lopes anunciou ainda uma clara aposta da autarquia na realização de festivais de cinema, com um novo evento: o Lisbon Village Festival, dedicado exclusivamente às novas tecnologias.
A primeira edição europeia do Festival Internacional de Cinema Digital vai decorrer entre 21 e 25 de Junho nas salas do S.Jorge que este ano retomam a tradição de acolher festivais de cinema.
Encerrado há mais de um ano, o mítico cinema da Avenida da Liberdade "vai ser o local de eleição para a realização de festivais", anunciou Amaral Lopes. Depois de uma primeira edição realizada no ano passado em Tóquio, o Lisbon Village Festival pretende impulsionar a distribuição e exibição digital, estando já agendadas competições internacionais de longas e curtas-metragens e uma competição para as produções de língua portuguesa.
No âmbito deste evento, a Empresa municipal de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural (EGEAC) "promoverá ainda a realização de um filme sobre Lisboa realizado pelo cineasta italiano Torino Guerra". Depois da "rápida intervenção de requalificação" que está a decorrer há mais de um ano, o S.Jorge acolhe ainda o Festival Doc Lisboa e o Festival de Cinema Gay e Lésbico.

O vereador lamentou hoje que os apoios financeiros ao ciclo de cinema Gay e Lésbico tenham sofrido alguns contratempos, mas que foi agora assumido o compromisso de apoiar o evento durante os próximos três anos.
As salas do Fórum Lisboa, Cinema King e Cinema Londres foram as escolhidas para apresentar o Indie Lisboa 2006, o terceiro festival Internacional de Cinema Independente que vai decorrer entre 20 e 30 de Abril.
Entre 17 e 33 de Maio, o Fórum Lisboa apresenta a 6ª Mostra de Cinema de Animação de Lisboa que este ano apresenta um programa único, abordando a história, estética, intervenção e o vanguardismo dos melhores realizadores da arte de animação polaca.
O IV Festival Internacional de Cinema Documental de Lisboa, o DocLisboa 2006, realiza-se entre 20 e 29 de Outubro na Culturgest e este ano apresenta uma novidade: a atribuição do Grande Prémio Cidade de Lisboa, no valor de sete mil euros.
Dedicado à vanguarda do filme e imagem, música e vídeo, o Festival Número volta a realizar-se este ano no Teatro Taborda, a Fonoteca Municipal, Videoteca Municipal, Fundação Calouste Gulbenkian.

in Lusa

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?