<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Syriana 


[Ainda não vi, mas quero ver. Parece ser muito bom.]

O estranho mundo do petróleo
Syriana. O cinema trouxe-nos recentemente alguns filmes que focam interesses instalados na sociedade capitalista. Depois de O Fiel Jardineiro (sobre os “podres” da indústria farmacêutica), o Senhor da Guerra, que reflecte a indústria das armas, surge agora Syriana, onde é focada a corrupção global e intrigas da indústria petrolífera global. Indissociável do filme estão George Clooney, que envelheceu, deixou crescer a barba e engordou para a personagem de um agente veterano da CIA; Chris Cooper e Matt Damon. A história gira em torno de que na sociedade capitalista tudo está ligado, e o petróleo é o grande gerador de uma teia de corrupção política. «Vivemos numa época complexa (…) não há bons nem maus, nem respostas fáceis», afirmou recentemente o realizador Stephen Gaghan, já galardoado com o Óscar de melhor argumento por Traffic (e está nomeado para a mesma categoria neste filme).


A intriga decorre num pais do Golfo produtor de petróleo onde o jovem e carismático Príncipe Nasir (Alexander Siddig) procura mudar o há muito estabelecido relacionamento com os interesses económicos americanos ao conceder os direitos de prospecção à oferta mais alta, neste caso feita por chineses. É um enorme golpe para a Connex, uma empresa texana que detinha esses mesmos direitos, bem como para os interesses americanos na região.
A Killen, uma pequena empresa petrolífera do Texas propriedade de Jimmy Pope (Chris Cooper) acabou de ganhar os direitos de prospecção numa apetecida zona do Cazaquistão, o que a torna muito atractiva para a Connex, que necessita de novos territórios para manter a sua capacidade de produção. Quando as duas companhias se fundem, o negócio em curso atrai o escrutínio do Departamento de Justiça americano.
Bob Barnes (George Clooney) é um agente veterano da CIA prestes a terminar a carreira e o seu último trabalho será o assassinato do Príncipe Nasir... A multiplicidade de interesses na indústria petrolífera fazem-no descobrir um mundo que “respira” petróleo à base da corrupção.

Realização: Stephen Gaghan
Com: George Clooney, Matt Damon, Jeffrey Wright, Chris Cooper, William Hurt,Mazhar Munir, Tim Blake Nelson, Amanda Peet, Christopher Plummer
Site Oficial:
Syriana
Género: Drama/Thriller
Distribuição: Columbia TriStar Warner
EUA, 2005
126 min




---


Vai e Vive. Esta história sobre sobrevivência e religião retrata uma acção de solidariedade promovida por Israel e os Estados Unidos que se propôe a salvar milhares de judeus etíopes, ao tirá-los da miséria em África e levá-los para uma vida melhor em Israel. Mas o desespero irá levar uma mãe cristã, declarar o filho como judeu para o salvar. Em Israel a criança negra vive numa dupla mentira, entre o judeu que não é e o órfão, que também não é, tudo pela sobrevivência. Será lá que irá conhecer muito sobre os judeus e crescer como pessoa. O realizador é romeno e o filme, não só actual mas como prometedor. Estou curioso para ver.

De: Radu Mihaileanu
Com: Yael Abecassis, Roschdy Zem
Drama
França/Bélgica/Israel/Itália, 2005;
140 minutos

Ficha IMDb

--

Photos de 'Trois enterrements'

Os Três Enterros de Um Homem.

Esta é a estreia de Tommy Lee Jones comorealizador, já premiado com a Palma de Ouro, em Cannes (melhor actor e argumento). A história, irónica, passa-se no Texas e é sobre o corpo de Melquiades Estrada, encontrado numa vala no meio do deserto. Pete Perkins (Jones), capataz de um rancho local e melhor amigode Melquiades,decide procurar o seu assassino e obriga malfeitora transportar o cadáver do amigo para a sua terra natal, no México. O drama contém humanidade e muita ironia.

De: Tommy Lee Jones
Com: Tommy Lee Jones, Barry Pepper
Drama
EUA/França, 2005
121 min.

Ficha IMDb

--


Aeon Flux. Neste thriller de ficção científica,Charlize Theron é Aeon Flux, uma operacional de topo em guerra com o regime totalitário que governa o que aparenta ser a sociedade
perfeita. Mas estará essa vida perfeita a esconder a mentira perfeita? Aeon está na linha da frente de uma rebelião que irá revelar indescritíveis segredos...



De: Karyn Kusama
Com: Charlize Theron, Marton Csokas
Acção/Ficção Científica
EUA, 2005
93 min.


--

Estreias da semana: 16 de Fevereiro 2006
Aeon Flux
Bambi 2 - O Grande Príncipe da Floresta
Os Três Enterros de Um Homem
Walk the Line
Syriana
Vai e Vive


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?