sexta-feira, fevereiro 10, 2006
Primeiro de Berlim
Snow Cake opens Berlin festival
The Berlin Film Festival opens on Thursday with a gala screening of Snow Cake, starring Sigourney Weaver and Alan Rickman.
Snow Cake, um filme menor, abriu ontem o Festival de Berlim
Sigourney Weaver esteve na cerimónia de abertura. Competição começa hoje
Sob o signo da neve que pontua o filme de abertura Snow Cake e que começou a cair sobre a cidade a meio da tarde, Berlim é, desde ontem à noite, a capital mundial do cinema.
A Marlene Dietrich Platz, parte do moderníssimo Quartier DaimlerChrysler, tornou-se um enclave internacional com o inglês como língua franca, frequentada por jornalistas dos quatro cantos do mundo que se deslocam apressadamente entre o hotel Grand Hyatt, quartel-general da imprensa acreditada, e os complexos CineStar at Sony Center e CinemaxX, onde decorrem a maior parte das projecções.
Este enclave tecnológico e cosmopolita da capital alemã é o centro nevrálgico da 56.ª edição da Berlinale - Festival Internacional de Cinema de Berlim, que ontem fervilhava com jornalistas, relações públicas, seguranças, condutores profissionais, câmaras de televisão, gente atarefada no vaivém que os grandes festivais de cinema sempre criam. Mesmo que, como é o caso, o festival só arranque hoje com as primeiras obras a concurso (En Soap, da dinamarquesa Pernille Christensen, e Slumming, do alemão Michael Glawogger). Ontem, as atenções estavam concentradas na cerimónia de abertura.
Os carros de exteriores estacionados no exterior do Theater am Potsdamer Platz, reconvertido em Berlinale Palast (sala principal) para efeitos da Berlinale, estavam desde quarta-feira a postos para o momento em que a actriz americana Sigourney Weaver e o actor inglês Alan Rickman pisassem a passadeira vermelha para a abertura do festival com Snow Cake (Grã-Bretanha/Canadá), dirigido pelo realizador galês Marc Evans.
A imprensa nunca perdoou ao director do festival, Dieter Kosslick, a ausência do elenco de Cold Mountain, de Anthony Minghella, na abertura da edição de 2004, e caiu-lhe em cima quando a inauguração em 2005 coube ao muito criticado filme europeu Man to Man, de Régis Wargnier. Os actores Joseph Fiennes e Kristin Scott Thomas estiveram presentes e a má língua garante que foi só mesmo por isso, e pelo desejo de Kosslick não voltar a falhar no coeficiente de glamour, que o filme abriu Berlim.
mais in Publico, por Jorge Mourinha
Fotos: Lusa
Comments:
Enviar um comentário