<$BlogRSDURL$>

sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Experiências :: Auster 

Paul Auster © Jerry Bauer


Quem é Paul Auster?
As respostas mais comuns diriam, um escritor norte-americano, um dos mais bem sucedidos e reconhecidos dos últimos anos. Eu direi, agora, é o homem que estive a ouvir até há cerca de 39 minutos. Como este é um espaço de partilha para mim próprio, e para quem queira ver, faço uma muito pequena síntese da experiência. (foto: DN)

Paul Auster filma em Portugal
É isso mesmo. Maravilhou muitas audiências e jornalistas há uns meses, quando esteve em Portugal. Paul Auster tem um novo projecto para um filme e, graças à "miséria em que está o cinema norte-americano" veio para Portugal para filmá-lo na integra. Foi exactamente há 9 meses, quando esteve em Portugal, que Paulo Branco e Paul Auster apalavraram este projecto, The Inner Life of Martin Frost.

Quem é Paul Auster. O homem que vi esta tarde é mais magro do que foi possível ver na televisão. Apesar de ter dinheiro, veste-se de uma forma muito casual. Sapatos bem normais e de uso prático, umas calças de ganga que lhe ficam largas, pela estrutura magra, uma camisola de lã simples, camisa e t-shirt. Tem as costas um pouco corcundas. Não é muito alto, mas também não é baixo. A cara é curiosa. Penteia o cabelo bem para trás e nota-se a idade. A cara parece ser mesmo aquilo que melhor o identifica, pelo menos na percepção que se tem dos seus livros e das suas entrevistas. Uns olhos muito "saídos", um nariz bicudo, uma testa que vai muito para trás. Tem uns olhos claramente experientes, mas também demonstram vícios, são pouco claros, algo esbatidos nas delimitações, mas sempre muito atentos e, quase, críticos com o que ouve e vê.

Quem é Paul Auster. Um dos pormenores foi a sua observação atenta de uma rapariga de televisão a colocar o microfone na mesa enquanto decorria a conferência. Ao contrário do que a maior parte das pessoas faria, Auster reparou com dedicação na rapariga a colocar o microfone, de joelhos, enquanto alguém fazia uma pergunta. Quando a rapariga algo "gordinha" vinha a sair, Auster não tirou os olhos do seu rabo arrebitado, e não deixou de esboçar um sorriso. Sem parecer ser um devaneio tarado, ele parece assim, interessado pelo pouco comum.

Quem é Paul Auster. Auster tem um à vontade impressionante. Tem o dom da palavra em público, algo pouco comum nos grandes escritores contemporâneos. Não é por acaso que já fez programas de rádio e dá palestras que fascinam. A sua voz grave, intensa e determinada ajuda ao comprovar o bom comunicador que é. Ao chegar, perguntou a todos os jornalistas, ou quase todos, de que órgãos de comunicação é que vinham. Fui o único a dizer, "free newspaper." É um homem, claramente, determinado e com posições vincadas. Como o próprio diz: "já vivi bastante e agora faço o que quero". É esse o exemplo do próprio filme anunciado, que irá ter em Auster um comandante, realizador, argumentistas, entre outros. Quando falei directamente com ele, mostrou-se sempre com pressa para ver onde as perguntas (poucas) iam dar. Tive tanta pena de não ter preparado nada... saiu-me tudo do ar...
Depois de falar comigo (fiz-lhe apenas duas perguntas, algo nervosas), Auster disse à Irene Jacob, "acho piada a estes jovens, a esforçarem-se por interessar".


O FILME
The Inner Life of Martin Frost
Na conferência desta tarde, para além de Paul Auster, estiveram presentes o produtor do filme, o português Paulo Branco, e a actriz francesa de Rouge, Irene Jacob, bem bonita, simpática e simples, por sinal. Sem tempo nem conhecimento para preparar nada, a não ser uma espreitadela rápida no IMDb, tanto o escritor deste blog, como a maior parte dos jornalistas, não iam muito bem preparados. Embora, os jornalistas mais experientes e de media mais dedicados ao cinema, tivessem preparado muito mais certos pormenores e conheçam bem a obra de Auster. Por isso, constrangido e conhecedor apenas das entrevistas fantásticas e do livro A Trilogia de Nova Iorque, lá estive.

Dados:
> Paul Auster realiza e escreve o argumento do filme inspirado no seu livro, O Livro das Ilusões.
> Todo o filme será rodado em Portugal, numa localidade perto de Lisboa. Mais precisamente numa casa, já escolhida mais ainda não garantida.
> O filme é norte-americano e não terá actores portugueses. São apenas quatro actores.
> A equipa será, quase toda portuguesa, a produção é do português Paulo Branco.
> A filha de Auster, Sophie, tem 18 anos, volta a ser dirigida num filme pelo pai, depois de Lulu on the Bridge. "Adoro trabalhar com ela, é uma boa actriz e esforçada. Damo-nos muito bem em filmagens", disse Auster na conferência.
> O filme começa a ser rodado a 8 de Maio, mas Auster e os actores já estão há quatro dias em Portugal, onde se manterão, na preparação. Cinco semanas será o tempo de rodagem previsto. A estreia deverá ser dentro de um ano, como prevê Auster.
> O filme é inspirado, em um terço, no livro de Auster.
> Auster considera a escrita de um livro e de um argumento coisas totalmente diferentes.
> O escritor diz-se o pior actor de todos os tempo e nunca consideraria ser actor num dos seus filmes. Teve uma experiência pequena mas má, e dá muito valor ao que os actores fazem.

História:
Martin Frost, um escritor americano de sucesso, acaba de publicar mais um livro e vai passar algum tempo sozinho numa casa de campo nos arredores de Nova Iorque (filmado em Portugal). Ao acordar nessa casa pela primeira vez, Frost descobre supreendido um misteriosa mulher deitada ao seu lado. Fascinado com a sua beleza e inteligência, Martin apaixona-se profundamente por ela e pensa ter encontrado a musa que o leva a escrever o seu melhor trabalho... O enredo do filme parte do romance O Livro das Ilusões, com referi. Esse mesmo livro inclui uma história paralela (algo comum nos livros de Auster): um realizador que desaparece misteriosamente, depois de fazer o filme The Inner Life of Martin Frost. A ideia é transpor para o ecrã, de uma forma adaptada e alterada, o filme do romance para os ecrãs.



> Actores:

Griffin Dunne ("After Hours", de Martin Scorsese; My Girl ; "Alfred Hitchcock Presents" ) www.imdb.com/name/nm0001162/ ; griffindunne.20m.com/

Irene Jacob ("A Dupla Vida de Véronique" ; "Três Cores: Vermelho" de Krzysztof Kieslowski e Othello). www.imdb.com/name/nm0001393/ ; www.irenejacob.net

Michael Imperioli ("Os Sopranos", "Summer of Sam")

Sophie Auster ("Lulu on the Bridge") www.sophieauster.com

banda sonora: Philip Grass

Locais da internet com informação:
Paul Auster (The Definitive Website)

www.imdb.com/title/tt0479074/
The Inner Life of Martin Frost (NY Times)
The Inner Life of Martin Frost (Hollywood)
PUBLICO.PT
Inner Life of Martin Frost, The (2006)-
Philip Glass - Wikipedia, the free encyclopedia
Variety's Festivals & Markets
Irene Jacob, un autre regard - another Glance
O LIVRO
Amazon.com: The Book of Illusions
Book Review - The Book of Illusions by Paul Auster
Paul Auster
The Book of Illusions by Paul Auster
Listen to an interview with Paul Auster on "The Book of Illusions"
The Book of Illusions - Wikipedia


MAIS SOBRE O FILME... em breve. Tenho de ver as minhas notas... tudo isto foi de cabeça.

[ACTUALIZAÇÃO 25-02-2006] Artigo do DN: Paul Auster filma em Portugal 'The Inner Life of Martin Frost'


Comments:
.
There is a time for everything,
a season for every activity
under heaven. A time to be
born and a time to die. A
time to plant and a time to
harvest. A time to kill and
a time to heal. A time to
tear down and a time to
rebuild. A time to cry and
a time to laugh. A time to
grieve and a time to dance.
A time to scatter stones
and a time to gather stones.
A time to embrace and a
time to turn away. A time to
search and a time to lose.
A time to keep and a time to
throw away. A time to tear
and a time to mend. A time
to be quiet and a time to
speak up. A time to love
and a time to hate. A time
for war and a time for peace.

May this be
your time to laugh,
embrace & receive
personal peace,
Dr. Howdy

 
Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?