<$BlogRSDURL$>

sábado, fevereiro 18, 2006

Berlim 


site do NY Times sobre os acontecimentos de Grbavica

Filme bósnio «Grbavica» ganha Festival de Berlim
O filme «Grbavica», da realizadora bósnia Jasmila Zbanic, que retrata o sofrimento de uma mulher violada durante a Guerra nos Balcãs, ganhou o Urso de Ouro do Festival Internacional de Cinema de Berlim.
A decisão anunciada pelo júri presidido pela actriz britânica Charlotte Rampling foi acolhida com muitos aplausos hoje à noite na gala de encerramento do terceiro maior festival do mundo, no Berlinale Palasta da capital alemã.
Os Ursos de Prata para os melhores actores foram para os alemães Sandra Hueller e Moritz Bleibtreu, pelos seus papéis em «Elementarteilchen (Partículas Elementares)», de Oskar Roehler, e Requiem, também de um cineasta alemão, Hans-Christian Schmid.
O filme de Oskar Roehler, baseado num controverso romance do escritor francês Michael Houellebecq, começa com uma cena de violação de 10 minutos e dividiu a crítica e o público em Berlim.
«Requiem», que foi um dos filmes mais bem acolhidos no festival, conta a história trágica de uma jovem alemã oriunda de uma família profundamente católica, que se sente perseguida por demónios, e é baseado numa história real.
O Urso de Prata para a melhor realização foi para os britânicos Michael Winterbottom e Mat Whitecross, pelo seu documentário «The Road to Guantanamo», sobre três jovens ingleses de origem paquistanesa que estiveram detidos vários meses na prisão norte-americana em território cubano.
O filme chinês «Isabella» e o compositor Peter Kam ganharam o Urso de Prata para a melhor banda sonora.
O filme «El Custodio», do argentino Rodrigo Moreno, recebeu o Prémio Anfre Bauer, por ter sido considerado um filme «que abre novas perspectivas à arte cinematográfica».
O Grande Prémio do Júri, outro Urso de Prata, foi atribuído ex-aqueo à comédia iraniana «Offside», de Jafar Panahi, e à comédia melancólica dinamarquesa «En Soap», de Pernille Fischer, que ganhou também o prémio de melhor realizador estreante.
Na Berlinale deste ano foram exibidos cerca de 360 filmes de mais de 50 países, mas Portugal não esteve representado em nenhuma das secções do festival, que atraiu a Berlim mais de 18 mil profissionais do cinema e quase quatro mil jornalistas.
A Berlinale, cuja cerimónia de abertura e gala de encerramento foram pela primeira vez transmitidas em directo pela televisão, termina no domingo com outra novidade, a exibição para o grande público de um filme em estreia mundial, «La Tigre e la Neve», do italiano Roberto Benigni.

in Lusa

GRBAVICA a Film by Jasmila Zbanic


Imagem do filme Grbavica

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?