sexta-feira, fevereiro 10, 2006
Berlim
A dureza do mundo vai marcar o Festival de Berlim
Com Sigourney Weaver a fazer de autista, em Snow Cake, arranca hoje a 56ª edição do Festival de Cinema de Berlim, que vai decorrer até dia 19. A concurso, e extracompetição, passarão as obras mais recentes de realizadores como Robert Altman, Claude Chabrol ou o recluso Terrence Malick, mas também dois filmes-chave da corrida aos Óscares deste ano, Syriana e Capote.
Sigourney Weaver será a primeira estrela a subir a passadeira vermelha do Berlinale Palast na 56ª edição do Festival de Berlim. A actriz americana de Alien interpreta uma mãe autista sofrendo com a morte da filha num acidente de automóvel em Snow Cake, do galês Marc Evans, que marca, esta noite, o arranque do terceiro festival mundial de cinema (a seguir a Cannes e Veneza) na capital alemã com uma programação considerada das mais fortes mas também das mais "escuras" tematicamente dos últimos anos, reflectida nas palavras do director Dieter Kosslick: "Temos muitos filmes que mostram um mundo duro como ele realmente é".
Robert Altman e Claude Chabrol estão na corrida para o Leão de Ouro, a ser votado por um júri liderado pela actriz Charlotte Rampling; Michel Gondry, Terrence Malick e Chen Kaige mostram os seus novos filmes fora de competição; dois dos filmes-chave dos Óscares deste ano, Syriana e Capote, iniciam as suas carreiras europeias em Berlim; e está prometida a presença no festival de vedetas como George Clooney, Philip Seymour Hoffman, Heath Ledger, Meryl Streep, Isabelle Huppert e Isabella Rossellini. A conjugação do glamour hollywoodiano e da atenção ao cinema de arte e ensaio de todo o Mundo é, aliás, para Kosslick, a chave de Berlim, que define como um festival "diferente, com garra. Não somos apenas um festival mainstream". A crítica anui - citada pela Reuters, a jornalista alemã Verena Luecken diz que, "no papel, a selecção parece muito forte".
mais in Público, Jorge Mourinha
--
Estrelas de sonho dos anos 50
A 56ª edição de Berlim marca o 20º aniversário do pioneiro prémio Teddy, atribuído anualmente a filmes de temática GLBT (gay, lésbico, bissexual e transgénero) apresentados nas várias secções do festival. Para marcar o 20º aniversário do Teddy, a organização propõe este ano uma retrospectiva de curtas, médias e longas-metragens apresentadas em Berlim nos últimos 20 anos vencedoras do prémio, sob a designação Teddy Twenty; entre elas contam-se A Lei do Desejo, de Almodóvar; Veneno, de Todd Haynes; ou Wittgenstein, de Derek Jarman; mais o "bombom" Conversa de Travesseiro, de Michael Gordon, com a dupla Doris Day/Rock Hudson.
Berlim desdobra-se numa série de secções paralelas e retrospectivas, das quais a mais interessante preenche por si só três salas berlinenses: Mulheres de Sonho, Estrelas do Cinema dos Anos 1950 propõe meia centena de filmes interpretados por algumas das maiores e mais populares actrizes daquela década de ouro. Se Audrey Hepburn, Barbara Stanwyck, Elizabeth Taylor, Lana Turner, Grace Kelly ou Joan Crawford seriam incontornáveis, o programa alarga-se também a actrizes europeias e nipónicas - Anna Magnani, Ingrid Bergman, Hildegard Knef, Harriet Andersson, Brigitte Bardot, Sophia Loren, Maria Schell, Setsuro Hara ou Hideko Takamine fazem também parte do ciclo.
Na secção Forum, retoma-se a tradição da Sessão da Meia-Noite com a apresentação de nove filmes do mestre japonês do cinema de género Nobuo Nakagawa, realizados nas décadas de 1940 a 1960 e representativos do seu estatuto dentro da altamente codificada produção de género dos grandes estúdios nipónicos.
A selecção da secção Panorama, dedicada às produções independentes, segundo a indicação da organização, procura conciliar uma visão artística com potencial comercial. Stay, de Marc Forster (realizador de Monster"s Ball e À Procura da Terra do Nunca), com Ewan McGregor e Naomi Watts; Breakfast on Pluto, o mais recente filme do irlandês Neil Jordan (Entrevista com o Vampiro, Jogo de Lágrimas); The Proposition, o western do australiano John Hillcoat com argumento de Nick Cave, ou o brasileiro Casa de Areia, de Andrucha Waddington, com Fernanda Torres e o cantor Seu Jorge, são alguns dos filmes escalados.
mais in Público
Comments:
Enviar um comentário