<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, fevereiro 16, 2006



Anel de fogo de Johnny e June
Walk the Line. Johnny Cash entrou tarde na música, mas encantou o country dos Estados Unidos a partir dos anos 60, com um estilo próprio. Assistimos à sua ascensão e queda, aos traumas e ao amor com June. Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon, juntos, fazem "faísca" no grande ecrã.


Uma história de sucessos e música, droga e desilusões, mas acima de tudo de amor. Nas primeiras cenas estamos na vida e ascensão musical de Johnny Cash, o cantor country norte-americano mais sombrio, mas depressa entramos na história de amor difícil entre Johnny e June Carter – que também era artista, e vinha de uma família de artistas.
Pode não ser a história de amor perfeita, mas o amor entre os dois parece perfeito, já as interpretações de Joaquim Phoenix e Reese Witherspoon, como as nomeações para os Óscares o comprovam, são repletas de intensidade e entrega, dando às personagens um espírito autêntico. As diferenças mais visíveis no filme, entre o verdadeiro Cash e o trabalho de Joaquin Phoenix era difíceis de disfarçar. Cash tinha 1m83, enquanto Phoenix tem 1m69. Outra é a cicatriz de Phoenix, no lábio, que não é impossível não reparar.
Quem é John R. Cash? É um músico inesquecível nos Estados Unidos que foi inovador na junção de géneros e viveu e cantou no meio das maiores estrelas do rock como Elvis Presley e Jerry Lee Lewis. Foi um homem de mistérios, problemas sérios e algo pessimista, traumatizado pela morte do irmão, com letras nem sempre animadas. É depois de se tornar importante na música norte-americana que começa a autodestruir-se devido às drogas. Para contrabalançar o seu espírito mais sombrio, com o qual a roupa preta condizia, apaixonou-se pela bela, positiva e animada June Carter, isto quando ambos eram casados e tinham filhos.
Desta história difícil, mas bonita nasce um filme para celebrar os dois e a sua música que mostra também como o amor deu força a Cash. Á primeira parece um filme pouco deslumbrante para uma audiência europeia, portuguesa. Especialmente porque é sobre um cantor popular norte-americano, muito country. No entanto, a história é forte o suficiente para dar um filme intenso. A música de Cash e Carter é cantada com uma pouco provável perfeição pelos actores, Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon. Uma das curiosidades é ver as músicas constantes sobre prisão, que fizeram Cash, já depois do boom da sua carreira, ir gravar à prisão de Folsom um álbum ao vivo. Estes pormenores do próprio Cash dão força ao filme como um todo e tornam a experiência muito agradável.




Banda sonora especial
A principal curiosidade da banda sonora do filme Walk the Line é mesmo o facto das músicas de Johnny Cash e June Carter serem interpretadas pelos actores, Joaquin Phoenix e June Carter. Phoenix aprendeu mesmo a tocar guitarra para o filme, já que era a companheira de Cash no palco. A banda sonora inclui ainda vídeos inéditos das gravações dos actores. É de realçar que ambos os actores cantam com brio, suscitando mesmo suspeita para o facto de serem eles mesmo, mas o auxílio das tecnologias também terá ajudado. As músicas country melodiosas entram facilmente no ouvido.
Sãocinco as nomeações, mas as interpretações de Phoenix e Witherspoon são as que se distinguem. Os Globos de Ouro premiou ambos, mas Witherspoon parece ter mais hipóteses nos Óscares, especialmente pela concorrência de Phillip Seymour Hoffman, em Capote.

De: James Mangold
Com: Joaquin Phoenix, Reese Whitherspoon, Ginnifer Goodwin, Robert Patrick
Site Oficial:
Walk the Line
Género: Biográfico/Musical
Distribuição: Castello Lopes
EUA, 2005
135 min
www.walkthelinethemovie.com


Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?