<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Docs alimentam o espirito 

I Mostra do Documentário Português acontece este mês em Lisboa
A primeira Mostra do Documentário Português, "Panorama", a acontecer em Lisboa de 27 de Janeiro a 05 de Fevereiro, inclui uma homenagem a Manoel de Oliveira, disseram hoje os organizadores.
A mostra, que se realizará no Fórum Lisboa, apresentará cerca de 90 documentários feitos por portugueses, divididos em 11 temáticas e ainda uma secção dedicada ao realizador Manoel de Oliveira, com a apresentação de quatro documentários seus.
"Douro, faina fluvial" (1931), "O pintor e a cidade" (1956), "O pão" (1959) e "As pinturas do meu irmão Júlio" (1965) serão os documentários a exibir na sessão de abertura e na de encerramento.
Os filmes a apresentar na mostra espelham a produção portuguesa dos anos de 2004 e 2005, tanto institucional, como de independentes e de escolas, nomeadamente da Universidade Lusófona e da Universidade Católica do Porto.
"Panorama" é organizado pela Videoteca Municipal de Lisboa e pela APORDOC, Associação pelo Documentário, responsável pelo DOCLisboa, Festival Internacional do Documentário que o ano passado bateu o recorde de público com 11.000 espectadores.
Catarina Alves Costa, da APORDOC, qualificou "Panorama" como "uma aventura", mas disse esperar que o recorde atingido no DOCLisboa do ano passado "abra o apetite" para ver documentários feitos por portugueses e sobre a realidade nacional.
"Queremos saber o que se anda a filmar e como, conhecermo-nos a nós próprios e, por outro lado, alargar a cultura do documentário", disse Catarina Alves Costa.
A responsável frisou o facto "de não haver em Lisboa um espaço regular de exibição de documentários".

in Lusa

Comments: Enviar um comentário

This page is powered by Blogger. Isn't yours?